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Estratégias de marketing digital para lives

Como traçar estratégias de marketing digital para lives

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É live pra cá, live pra lá… Seja no YouTube, Facebook, Instagram ou outras plataformas, neste período de distanciamento social as transmissões ao vivo dispararam. Considerando que elas já vinham em alta nos últimos anos com a expansão do acesso ao tráfego de dados em vídeo e a evolução de hardware e software, trata-se de mais um espaço para você estar presente digitalmente e divulgar o seu negócio.

Como não poderia ser diferente, as lives devem estar fundamentadas em sólidas e assertivas estratégias de marketing, a fim de potencializar os resultados obtidos. Apresentaremos neste texto algumas ações de marketing digital para lives.

Alguns números do “boom das lives”

Os dados divulgados pelo Instagram ilustram bem esse boom das lives. Se antes, quando abríamos nosso feed, era comum ver no máximo duas lives ocorrendo ao mesmo tempo, agora é bastante corriqueiro, principalmente no final da tarde e à noite, estarem disponíveis diversas transmissões ao vivo, dos mais diversos segmentos.

Segundo o Instagram, o número de lives no mês de março cresceu 70%, enquanto a audiência, medida pelo número de visualizações, apresentou alta de 50%. Diante disso, a rede implementou uma série de otimizações para lives, inclusive possibilitando o upload da íntegra da transmissão na IGTV, impedindo que o conteúdo se perdesse após 24h (se o usuário assim desejar, claro).

Marketing de conteúdo para transmissões ao vivo

Pensando em uma estratégia de marketing de conteúdo para engajar o seu público-alvo e atrair audiência para as transmissões ao vivo, de modo a obter leads mais qualificados, as empresas têm elaborado diversos tipos de conteúdo para enriquecer o espaço.

Considerando que as lives propiciam mais interação que conteúdos postados por meio de vídeos gravados, o maior engajamento dos usuários é uma ótima possibilidades para você apresentar as soluções oferecidas pelo seu negócio de forma assertiva e avançar no funil de marketing.

Outro ponto de interessante das lives é a sua humanização, pois permite um contato mais direto entre representantes de determinada empresa ou organização com o seu público. Desta forma, as lives em forma de bate-papo com pautas pré-estabelecidas têm apresentado bastante impacto, com ênfase na interação com os comentários ou perguntas pré-selecionadas.

Como formas de live content, diversas empresas têm apostado em formatos como o webinar, uma espécie de seminário virtual que se assemelha bastante a uma palestra, caracterizando-se por apresentar um conteúdo (sobretudo educativo) bastante consistente para o público. Neste formato, embora possa haver espaços para interação no final, a ênfase é na apresentação dos convidados.

Seja de forma mais ou menos interativa, as lives são uma ótima oportunidade tanto para o posicionamento institucional da sua marca (em meio a estratégias de inbound marketing) quanto para gerar conversões de curto prazo e captar leads qualificados.

Case da rede de academias SixFit no portfólio da Fizzing

No portfólio da Fizzing, temos um case bastante interessante durante a quarentena: trata-se da rede de academias SixFit (Campinas/SP). O ramo de academias foi um dos mais impactados pela pandemia do novo coronavírus, sendo um dos primeiros a fechar e programado como um dos últimos a abrir completamente ao término das medidas de distanciamento social. Considerando a assiduidade de muitos de seus clientes, a perda das atividades presenciais não poderia significar o fim da interação com o seu público-alvo.

Como estratégia de marketing digital, a rede de academias tem publicado em sua página no Instagram uma série de lives periódicas, com ênfase principalmente em aulas de exercícios a serem realizados enquanto as unidades estão fechadas. São realizadas transmissões ao vivo às terças, quintas-feiras e sábados, além da publicação de vídeos na IGTV às segundas, quartas e sextas-feiras.

Case SixFit - Live
Live Academia SixFit

Algumas estratégias de marketing digital vinculadas às lives

Tendo em vista o maior engajamento dos usuários, as lives são ótimas oportunidades para, por meio de conteúdos atraentes e otimizados de acordo com o público-alvo, captar leads qualificados, a fim de formar uma rede de contatos de potenciais clientes, aos quais podem ser enviados conteúdos e ofertas segmentados (por e-mail marketing, por exemplo) de acordo com a posição daquele potencial cliente (ou já efetivamente cliente) no funil de vendas.

Além das possibilidades presentes em diversas ferramentas corporativas para transmissões ao vivo, nas principais redes sociais abertas pode-se, por exemplo, fixar um determinado link com informações sobre um produto ou com formulário para preenchimento de cadastro. Além disso, outra estratégia interessante é a elaboração de uma identidade visual para as lives, com a fixação de uma espécie de banner, que pode conter informações para contato, divulgar determinado produto ou mesmo gerar monetização por meio da divulgação de parceiros.

Por fim, também podemos citar como estratégias de marketing digital vinculadas às transmissões ao vivo a própria divulgação para o público-alvo (conjunto de leads administrados), com antecedência, do conteúdo das lives, com design de excelência e conteúdos que estimulem e engajem o (potencial) cliente para assistir à live (por exemplo, por meio de mensagens de e-mail marketing e publicações patrocinadas nas redes sociais). Ou seja, as estratégias assertivas para as lives vão desde a idealização do conteúdo e divulgação segmentada até o follow-up diante dos novos leads obtidos.

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