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Tendências de Marketing Digital para 2013

Tendências de Marketing Digital para 2013

Avatar de Mattheus Rocha

Para quem trabalha, estuda ou simplesmente se interessa por marketing digital, toda virada de ano rende reflexões e debates acerca do que vai mudar no ano que se inicia. Entre outros fatores, sobre os quais vamos falar nos tópicos abaixo – mobile, marketing de busca, engajamento, social e conteúdo –, a valorização do planejamento estratégico é cada vez mais importante.

Não é preciso conhecer apenas seu cliente e seu público-alvo (target). É preciso investigar o nicho no qual ele está inserido, sua concorrência e o comportamento do consumidor. É preciso estudar a forma mais eficiente de comunicar com diferentes perfis de pessoas, identificar onde essas pessoas estão na internet – que redes sociais usam, que veículos leem – e como elas buscam pelo que sua marca oferece. Ou seja, tenha total controle de suas ações e analise as métricas de suas campanhas específicas.

Tendências de Marketing Digital para 2013

A maior vantagem do digital em relação ao tradicional é a possibilidade de saber o caminho que seu target percorreu para ter seu objetivo atendido – seja ele uma compra, assinatura de newsletter ou pedido de orçamento. Interpretar dados analíticos com sabedoria, e ter a coragem de aplicar mudanças necessárias em um projeto em andamento, são qualidades que fazem a diferença em um bom profissional de marketing digital.
Boa leitura!

1. Mobile

Com o advento dos tablets e smartphones, a internet está cada vez mais móvel. E o consumo está caminhando para os dispositivos móveis também. De acordo com dados da pesquisa Mobile Mobes, dos brasileiros que usam internet em dispositivos móveis, 18% pesquisam por preços de produtos nos seus aparelhos. Ainda segundo o estudo, em 2015 mais de 100 milhões de pessoas vão acessar a internet em dispositivos mobile. Portanto, se você ainda não pensa em seus projetos para mobile, comece a fazer isso agora!

2. Marketing de Busca

De acordo com dados do Google, cerca de 30% dos internautas clicam nos links patrocinados (Adwords) ao fazer uma pesquisa na web search engine mais famosa do mundo. Os outros 70% dos internautas preferem clicar em resultados da busca natural (não paga). Só que há uma diferença importante na análise desses números, pois quando a pessoa está em “modo de compra”, a tendência natural é que ela clique nos resultados pagos.

Já para fortalecimento da marca, a busca natural é mais representativa, pois, mesmo que inconscientemente, o internauta sente que a busca não paga (natural) oferece os resultados dos sites que são referência no assunto abordado pela palavra-chave pesquisada. Muitas vezes o caminho percorrido para uma conversão em vendas, por exemplo, passa pela busca natural – conhecimento da marca – e termina nos links patrocinados – conversão. Então, por que não estar nos dois resultados? A probabilidade de sucesso é muito maior!

SEO

O trabalho de SEO já foi muito propenso à manipulação – uso exagerado de tags, compra de links, link building artificial etc. Para oferecer os melhores resultados e, consequentemente, gerar uma melhor experiência de navegação ao internauta, o Google tem alterado seu algoritmo para privilegiar os resultados naturais. Ou seja, as técnicas de SEO estão caminhando cada vez mais para estes fatores:

Quer saber mais dicas específicas para SEO? Confira meu artigo 13 Dicas de SEO para 2013.

Links Patrocinados

A importância das landing pages (páginas de destino) é fundamental para um projeto de links patrocinados ter sucesso. Se você quer vender um produto específico em uma campanha no Google Adwords, não leve o internauta à home do seu site. O leve à página que fale exatamente do produto anunciado. Se você quer vender revista, não direcione seu target para uma página que fale de jornais, e sim de revistas. Valorize a aparência e a visibilidade dos botões de conversão, como “compre aqui”, “assine aqui” etc.

Estabeleça a conexão entre palavra-chave/anúncio/página de destino. Estas três etapas do processo têm que estar conectadas, têm que falar sobre o mesmo assunto. Se você fizer campanhas segmentadas, com a plena integração entre palavras-chave compradas e landing pages, passando pelos anúncios específicos, seu índice de qualidade vai ser alto e você pode aparecer melhor que seus concorrentes, mesmo dando um lance menor no leilão.

3. Engajamento nas mídias e redes sociais

De que adianta ter muitos fãs e seguidores se eles não se relacionam com sua marca? É preciso investir em ações que estimulem engajamento nas redes sociais, como promoções, enquetes, mensagens de estímulo à participação e compartilhamento. Valorize as pessoas que estão falando sobre sua FanPage, ou que estão interagindo com sua conta no Twitter. Responda a elas, demonstre atenção e, mais do que tudo, demonstre que seus fãs e seguidores são importantes.

Os usuários de redes sociais gostam de ser tratados de forma individual e autêntica. E, em vez de valorizar a quantidade, valorize a qualidade de seu público e a porcentagem de pessoas que falam sobre sua marca. Fazendo isso, o número de fãs e seguidores aumentará naturalmente. Para complementar as ações no Facebook, invista em anúncios e configure campanhas específicas para seu target, de acordo com seus gostos, interesses e geolocalização.

Engajamento nas redes sociais: FanPage do Camarote Folia Tropical

4. Social Commerce

O e-commerce em redes sociais ainda está engatinhando no Brasil, mas nos EUA e em países da Europa, como a Inglaterra, o Social Commerce tem conquistado números expressivos de vendas. Por isso é bom abrir o olho! Aplicativos como a LikeStore, disponível para Facebook, têm baixo custo (a criação da loja virtual é gratuita) e oferecem uma boa porta de entrada para pequenas empresas investirem em negócios digitais. Segundo uma pesquisa da Booz & Co, a previsão é de que em 2015 as receitas provenientes do e-commerce em redes sociais alcance 30 bilhões de dólares no mundo, sendo 14 bilhões movimentados apenas nos EUA.

5. Valorização do conteúdo

Cada vez mais o conteúdo é fundamental. Se você quer ser referência em determinado assunto, é preciso oferecer material de qualidade, informações ricas em conteúdo, não importa a plataforma: matérias em texto, vídeos, imagens ou infográficos. Valorize seu internauta, pois ele pode ser um cliente em potencial. Ofereça conhecimento, diversão, entretenimento, debate… Estimule novas ideias, novos caminhos e horizontes. E o faça com técnica. Cada mídia tem sua própria linguagem e é preciso aproveitá-la ao máximo. Se você quiser saber dicas específicas sobre produção de conteúdo para SEO, confira meu artigo Conteúdo de qualidade faz a diferença em projetos de SEO.

Essas são minhas observações e dicas das tendências de marketing digital para 2013. Comece a planejar seu futuro agora! Espero que tenha gostado da leitura. Se quiser tirar alguma dúvida, é só entrar em contato. Até a próxima!

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