Muito vem sendo discutido sobre técnicas de SEO e como elas podem continuar sendo trabalhadas. As constantes atualizações do Google demandam novos testes e muito estudo para que novas estratégias sejam traçadas.
Porém, mesmo com essas mudanças constantes, podemos dizer que a qualidade do conteúdo é primordial para se obter um bom resultado em SEO. A época de links descontextualizados já passou, e agora o foco passa ser a relevância do conteúdo, privilegiando a experiência do usuário.
Construindo um site otimizado e com conteúdo relevante
Um site não deve ser idealizado e construído apenas para que os motores de busca o indexem. O código de programação deve estar alinhado a um conteúdo de qualidade, garantindo que, quando seu site seja acessado, vindo das buscas orgânicas, ele seja fácil de se navegar e que realmente tenha o conteúdo que o usuário está procurando.
Trabalhar as melhores práticas de SEO em conjunto com um conteúdo de qualidade vai criar um ambiente atraente tanto para os motores de busca, quanto para os visitantes reais (internautas) que chegam até o site.
Como já citamos, as atualizações do algoritmo do Google são constantes e por isso exigem que as técnicas de SEO sejam repensadas e aplicadas de diferentes formas. Por isso, ao criar um site, o mais importante é pensar no usuário e em como as informações vão estar distribuídas de modo que sejam encontradas rapidamente por ele.
Escrevendo o conteúdo para os usuários e os motores de busca
Existem muitas maneiras de fazer com que as estratégias de SEO e a preocupação com a experiência do usuário trabalhem juntas, com o objetivo de criar um site que tanto vai envolver o leitor com seu conteúdo, quanto vai ser bem rankeado nos resultados de pesquisas orgânicas.
Produza o conteúdo pensando no usuário E nos motores de busca:
A maioria dos webmasters com alguma compreensão de SEO sabe que o conteúdo é o principal chamariz para um site. Existem técnicas para deixar esse conteúdo formatado de maneira que, além de ser mais interessante para o usuário, vai ser extremamente relevante para os motores de busca.
Ainda assim vemos pela rede webmasters acreditando que criar parágrafos pouco contextualizados, mas com muitas palavras-chaves, é uma estratégia eficaz para alcançar o topo das páginas de buscas naturais.
“X Calçados: calçados femininos, calçados masculinos e calçados infantis. Comprar calçados é fácil com a X Calçados. Conheça nossa loja de calçados e encontre calçados de presente masculino, calçados de presente feminino e calçados de presente infantis!”.
Esse exemplo que vimos acima mostra como essa prática pode ser mal vista tanto pelo usuário quanto pelos próprios motores de busca. Portanto, não faça!
Use Sitemaps e desenvolva um site no qual a navegação do usuário seja simples, porém completa de informações
O uso de Sitemaps é muito eficaz para as estratégias de SEO. Os Sitemaps são a maneira de informar ao Google páginas existentes no site, as quais não seriam indexadas automaticamente. Um Sitemap é uma lista de páginas, incluindo as URLs que não seriam encontradas através do processo normal de rastreamento do Google.
Entretanto, o usuário também deve encontrar todas as páginas disponíveis no site de maneira rápida. Por isso, ao construir um site, leve em consideração se as informações estão sendo distribuídas de maneira objetiva, evitando que o usuário tenha que dar muitos cliques para achar o que está procurando.
Evite o uso de Flash na composição do site:
Embora os motores de buscas estejam se esforçando para reconhecer e analisar os conteúdos produzidos em Flash, eles ainda não são capazes de processar 100% das informações. Por isso, o uso de Flash pode ser substituído por outra linguagem de programação, sem que a experiência do usuário seja prejudicada.
Assim, o conteúdo vai ser scanneado pelos motores de busca e o usuário vai continuar tendo as informações dispostas com mais objetividade. Hoje em dia, os efeitos visuais criados pelo Flash não deslumbram mais o internauta, que cada vez mais quer “pular a animação”, “pular a introdução” e seguir logo para o conteúdo que estava buscando.
Usando o Marketing Digital para se tornar referência
São muitos os fatores que influenciam o posicionamento dos sites nos motores de busca. Porém, a maioria deles está diretamente ligada ao conteúdo. Ter um link em uma página qualquer não é o mesmo que ter um link em um site pertinente ao público-alvo da marca.
Além de dividir relevância, muitos cliques podem ser oriundos da página que contém seu link, aumentando também a audiência do seu site, e, o mais importante, audiência de pessoas que se interessam efetivamente pelo produto ou serviço oferecidos.
É claro que a cada dia que passa uma nova transformação acontece na esfera digital. O importante é estar atento a essas mudanças para traçar as melhores estratégias de marketing digital, com a finalidade de não só estar bem posicionado nos motores de busca natural, como também ser considerado referência no seu segmento de atuação.
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