Assim como opiniões, hábitos e costumes são transformados ao longo dos anos, o posicionamento de uma empresa perante o mercado pode ser repensado e modificado quando necessário. O reposicionamento de marca acontece quando é preciso mudar a imagem que é transmitida aos clientes. Isso porque o consumidor pode mudar suas preferências com o passar do tempo e a empresa precisa se adaptar para conquistá-lo sempre. Mas esse não é o único momento em que uma marca deve se reposicionar no mercado com estratégias de Marketing Digital. Confira neste artigo quando e como o reposicionamento pode ser realizado!
Quando fazer um reposicionamento de marca?
Como dito anteriormente, o reposicionamento de marca pode acontecer ao perceber que o comportamento de consumo do cliente mudou. Mas há outras questões que levam uma empresa a se reposicionar. A necessidade dessa mudança pode surgir por causa de fatores internos e externos. Os internos são aqueles relacionados à própria empresa e suas transformações. Já os externos, são os que não estão sob o controle da marca e que exigem mudanças perante o mercado. Veja abaixo exemplos de fatores internos e externos.
Fatores internos
- Transformação da sugestão de valor da marca;
- Alteração no segmento em que atua;
- Mudança de estratégias de divulgação de produtos e serviços;
- Investimento em novos ramos;
- União com outro empreendimento.
Fatores externos
- Mudança no comportamento do consumidor;
- Alteração nas estratégias dos concorrentes;
- Reconhecimento de novas oportunidades no mercado;
- Crises em geral;
- Transformação de demandas.
Como fazer o reposicionamento de marca?
Independente de ser por causa de fatores internos ou externos, o reposicionamento de marca deve ser realizado com estratégias assertivas e muito planejamento. Somente dessa maneira é possível ter sucesso no novo posicionamento. Confira abaixo dicas de estratégias que irão te ajudar a recolocar a sua marca no mercado com uma nova imagem.
Faça uma pesquisa de mercado
É essencial analisar o cenário do mercado. Dessa forma, é possível verificar onde sua empresa se encontra, para onde deseja ir e quais objetivos quer alcançar. Além disso, você pode observar melhor por quais motivos a sua marca está no caminho atual e o seu posicionamento não está dando certo no momento. É muito importante ter essas informações antes de planejar um reposicionamento de marca para que haja um sentido a ser seguido.
Estude seus concorrentes
Fazer um estudo das ações realizadas pelos seus concorrentes é algo fundamental. O objetivo não é copiar o trabalho alheio, mas sim analisar de que forma eles se estabelecem no mercado. Se sua marca pretende se reposicionar com valores contrários aos deles, é ainda mais interessante examinar para construir os seus conceitos. Além disso, confira o que o público-alvo dos seus concorrentes espera deles e se seus desejos são atendidos.
Atualize sua identidade visual
A identidade visual é uma das formas de se comunicar com o seu público. Quando há o planejamento de se reposicionar no mercado, é possível fazer um redesign. Assim, o conceito do reposicionamento da marca pode ser fortalecido e visualizado pelos consumidores com maior facilidade. Isso porque a identidade visual, se bem trabalhada, é algo que costuma ficar marcado na memória dos clientes.
Faça um reposicionamento de marca com a Fizzing 360º
Há muitas possibilidades e diversos objetivos a atingir com o reposicionamento de marca. Para ter clareza em todos eles e criar estratégias assertivas, é importante contar com uma agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada, como a Fizzing 360º. No mercado desde 2011, a agência tem clientes de variados segmentos e um leque de cases de sucesso de marketing digital. Com profissionais qualificados, a Fizzing 360º tem as soluções que a sua marca procura para ter uma melhor imagem perante o seu público. Entre em contato e saiba mais sobre como podemos ajudar a alavancar a sua marca!
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