Olá, leitores da Fizzing Marketing Digital.
A pergunta que dá título a este artigo ainda é feita por muitos empreendedores, empresários e gestores de marketing de pequenas, médias e, inclusive, grandes empresas. Por isso as agências e consultores de marketing digital precisam estar preparados para saber demonstrar os benefícios proporcionados por campanhas bem estruturadas voltadas ao ambiente online, com o objetivo de fechar novos contratos e trabalhar em projetos desafiadores.
É natural que o ser humano tenha apego ao que já é conhecido e tradicional, o que implica em uma certa insegurança de se investir em técnicas relativamente novas e que ainda não são conhecidas do grande público, como o SEO (search engine optimization), por exemplo. Pensando nisso, vamos elencar neste artigo alguns dos motivos que fazem valer o investimento em projetos de marketing digital.
Mas, antes de tudo, é preciso pensar estrategicamente. Uma campanha – seja ela de marketing off-line ou digital – precisa ser definida em etapas, mídias e metas. Um planejamento bem definido já é metade do caminho para um projeto dar certo. Analise o cenário mercadológico no qual você está inserido, ou se inserindo, e estude o caminho que você pretende percorrer, passando a conhecê-lo como a palma de sua mão. Definir o objetivo de conversão (ou objetivos) e traçar um planejamento detalhado entre cliente/agência é fundamental para o sucesso.
Exemplos de objetivos de conversão:
- Fortalecimento de marca (branding);
- Aumento de vendas;
- Ampliação de cadastros (banco de dados);
- Geração de pedidos de orçamento (leads).
Pensando em planejamento, estratégia e conversão, vamos agora aos principais benefícios proporcionados pelo marketing digital:
Mensuração de resultados
O retorno sobre o investimento (ROI) em campanhas de marketing digital é totalmente mensurável. Por intermédio de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, podemos analisar toda a visitação ao seu site como um todo, ou a determinadas páginas de sua loja virtual, e verificar que campanha específica ofereceu mais conversões (SEO, Google Adwords, Facebook Ads etc.).
Análise do comportamento do usuário
O internauta que entra em seu site, ou se relaciona com sua marca nas redes sociais, em fóruns etc., deve ser sempre visto como um cliente em potencial. Conheça seu público alvo. Você sabe que tipos de sites o seu target acessa? Que modalidades de anúncios chamam mais sua atenção? Em quais redes sociais ele interage? Qual caminho ele percorreu até gerar uma conversão em seu site?
Analisar o comportamento do usuário que se configura como cliente em potencial de seu negócio é fundamental para aumentar conversões. Além disso, estudar o comportamento dele durante a navegação em seu site, e otimizar páginas estratégicas baseando-se nessa análise, faz a diferença. Às vezes, o simples ato de alterar a cor de um botão de call to action aumenta exponencialmente a conversão de determinada página.
A definição de seu público alvo oferece uma gama de possibilidades de segmentação inimaginável há alguns anos. No Facebook Ads, por exemplo, você pode configurar campanhas de anúncios para um grupo de pessoas com determinados interesses, níveis de instrução (escolaridade) e até status de relacionamento (solteiro, noivo, casado etc.), para citar apenas algumas das segmentações disponíveis nesta ferramenta. É possível fazer essa segmentação em jornais impressos ou na TV? #PerguntaRetórica
Investimento em mídias digitais supera crescimento da publicidade em jornais
Justamente pela pergunta retórica do tópico anterior, investir em mídias digitais já é reconhecidamente uma prática do presente, e não mais do futuro, apesar de ainda ter muito a crescer. De acordo com pesquisa da e-marketer, teremos o seguinte panorama de investimento publicitário em mídias digitais nos próximos anos:
- Até 2016, um em cada quatro dólares investidos em publicidade será utilizado em mídias digitais;
- Em 2013 devem ser investidos 118,40 bilhões de dólares em publicidade online no mundo, número que representa um crescimento de 21,7% da participação digital em relação ao orçamento destinado a marketing;
- Na América Latina, o México lidera as previsões de investimento publicitário em mídias digitais, com crescimento de 32% para 2013. A Argentina, mesmo economicamente fragilizada, mas se recuperando devido ao turismo, tem crescimento previsto de 30%. Já o Brasil figura na terceira posição, com crescimento previsto de 20%;
- Com a Copa do Mundo de 2014, a expectativa é que o crescimento do Brasil aumente para 28% no ano que vem;
- Após a Copa do Mundo, em 2015 e 2016, os índices de crescimento de investimento em publicidade online no Brasil devem se manter estáveis, entre 14 e 15%;
- Já o crescimento de publicidade em jornais brasileiros, mesmo com queda acentuada em relação a anos anteriores, ainda está no saldo positivo, com aumento previsto de 5% para 2013, segundo pesquisa da Warc.
Em comparação com o investimento em comerciais na TV ou publicidade em jornais de grande circulação, investir em publicidade online é perfeitamente acessível e com inúmeras possibilidades de variantes de serviços de marketing digital. No Brasil, a receita destinada ao ambiente online de grandes empresas ainda é baixa proporcionalmente ao off-line, mas a tendência é que o digital ganhe cada vez mais destaque.
Mercado de e-commerce está em expansão
As lojas virtuais estão crescendo cada vez mais. Além de representarem um custo operacional baixo em comparação com a administração de lojas físicas, o consumo está migrando para a internet e para o mobile. De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, após um faturamento de R$ 24 milhões no e-commerce brasileiro em 2012, o crescimento de vendas será de 35% no ano de 2013. Além disso, o mercado digital está recebendo a ascendente classe C, que já representa 21% do consumo em lojas virtuais, fenômeno semelhante ao experimentado pelo comércio tradicional há alguns anos.
O mundo está conectado. E o Brasil também!
Mais de 80 milhões de brasileiros estão conectados à internet. De acordo com pesquisa da Ibope Nielsen Online, são exatamente 83,4 milhões, uma marca recorde e histórica. Esse número é tão expressivo que, para se ter uma noção, é maior do que toda a população de países como França, Itália, Espanha e Argentina. Já no mundo, são mais de 2 bilhões de internautas, segundo a União Internacional de Telecomunicações.
Ou seja, a internet está se tornando, cada vez mais, uma ótima oportunidade de realizar negócios. Mas não basta lançar uma loja virtual e torcer para que os internautas fiquem sabendo sobre ela. É preciso investir em publicidade online & marketing digital e fazer com que sua marca seja reconhecida como referência no seu ramo de atuação. Prepare-se e conquiste seus objetivos!
Estes são os cinco tópicos que elenquei para exemplificar razões pelas quais é importante investir em campanhas de marketing digital (apesar de existirem outros). Acima de tudo, a mensagem que quero passar é: não veja o marketing digital como gasto, e sim como investimento. Espero que tenham gostado da leitura e, caso haja alguma dúvida, não hesite em entrar em contato. Até a próxima!
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