Construir uma marca moderna é algo indispensável, para qualquer tipo de negócio. Assim, a partir deste investimento, empresas irão se diferenciar dos seus principais concorrentes.
Além disso, ao desenvolver uma estratégia especializada em branding, organizações podem fazer com que o consumidor associe a sua imagem apenas com características positivas, como qualidade e inovação.
Mas, isso não é o suficiente. Isto porque, a fim de obter os melhores resultados, será necessário aproximar-se ainda mais do público-alvo. A ideia é construir um relacionamento duradouro e que gere novas vendas.
Portanto, é preciso “ir além” e atuar com uma ação estratégica consistente. Desta forma, a opção ideal é criar uma estratégia de Brand Persona.
O que é Brand Persona?
De forma resumida, é o ato de personificar os valores de uma marca.
Assim, um ou mais personagens serão criados, com a função de representarem o tom, a imagem e o estilo da empresa, frente aos consumidores.
Esta atividade é muito importante porque facilitará a comunicação com o seu público, sendo um guia para a equipe de marketing. Desta forma, os profissionais saberão mais sobre o comportamento, tendências e principais dados destes consumidores.
Como resultado, o Brand Persona contribuirá para um melhor posicionamento da marca, além de aperfeiçoar o relacionamento e a interação com cada pessoa.
Como fazer para descobrir a Brand Persona de sua empresa?
Em primeiro lugar, imagine esta construção como a criação de um indivíduo real, que possui sentimentos, ideias, estilo próprio etc. Assim, ficará fácil desenvolver esta estratégia.
Além disso, existem 4 pontos que devem ser avaliados, a fim de estruturar a melhor Brand Persona para uma organização. Confira cada um abaixo:
- Pilares de uma Marca: para começar, é preciso conhecer as palavras-chave que resumem e definem a descrição de sua empresa. Uma dica é revisar todos os seus conteúdos online, observando os termos mais utilizados e que estão de acordo com o seu negócio;
- Essência da Marca: é aquilo que constrói a sua personalidade. Use de duas a três palavras para definir a essência. Veja o exemplo da Apple: liberdade e autonomia;
- Promessa da Marca: trata-se de um acordo selado entre a empresa e os seus clientes. Ele descreve (de um modo subjetivo) os principais benefícios que o consumidor receberá, ao adquirir um dos seus produtos ou serviços. Nesta etapa, é necessário fazer uma reflexão. Assim, pense e identifique os diferenciais da sua solução, frente às soluções apresentadas por cada um dos seus concorrentes;
- Declaração de Missão: será preciso criar uma declaração de propósito clara da sua marca. Como resultado, ficará muito simples orientar as ações estratégicas futuras e entender melhor a própria missão da empresa.
Dica Bônus para Construir a sua Estratégia
Outro ponto importante é definir regras que apoiem a organização na criação de uma estrutura de comunicação eficiente. Assim, será necessário ter atenção com o tom de voz, uso de gírias, formas de argumentação, citações e referências.
Conte com especialistas para desenvolver a Brand Persona do seu negócio!
Para criar um consistente projeto de branding, é preciso contar com profissionais gabaritados e que tenham um amplo conhecimento. Assim, a construção da estratégia será realizada de modo eficaz, focada no alcance das respostas esperadas.
Na Fizzing 360°, marketing digital e publicidade, atuamos com diversos cases que alcançaram um grande sucesso e demonstraram a qualidade de nossas soluções. Além disso, o nosso portfólio de serviços inclui diversas outras ações, que irão contribuir para o crescimento da sua empresa.
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