Você nem bem acertou o seu modelo de negócio, estudou a fundo seu público-alvo, vislumbrou as plataformas nas quais pode focar sua estratégia de marketing… Mas chegou a hora de algo que pode parecer simples, fácil e trivial, mas não é nada disso: dar um nome para a sua empresa.
Conceitualmente, no mundo do marketing, trata-se do processo de naming, e atrelado a ele existe uma série de estratégias passíveis de serem aplicadas. Para alguns pode até ser algo intuitivo, mas é importante estudar a fundo diversas variáveis para tomar essa decisão, dedicando um tempo para isso em meio ao desenvolvimento da personalidade da marca/
Qual a função do naming?
A importância do naming está justamente no conjunto de funções que ele desempenha no âmbito de sua estratégia de marketing e gestão de marca. Para começar, podemos citar o papel de comunicar de forma clara, original e impactante a atuação do seu negócio, considerando toda a repercussão psicológica que o nome causa em seu público-alvo.
Estando integrado a todo o processo de concepção de marca, que inclui, entre outros elementos, o próprio logotipo do seu negócio, o nome escolhido traz consigo uma sonoridade e imagem bem próprios, e diversos estudos no ramo da psicologia já comprovaram as implicações que todos os elementos têm na dimensão mental do sujeito, que tem seus desejos conscientes e inconscientes.
Sua marca deve ser conhecida e lembrada pelos consumidores!
Deste modo, uma das principais funções do naming é fazer a sua marca ser conhecida e lembrada pelos consumidores, mesmo naqueles momentos em que não tiver acesso aos gatilhos visuais com a sua marca. É claro que isso se articula com estratégias de branding e de inbound marketing, as quais se encontram em fases iniciais do funil de vendas.
Antes de gerar conversões/vendas e fidelizar seus clientes, é importante fazer sua marca ser lembrada, sempre de forma integrada no âmbito de uma assertiva estratégia de marketing. E esta estratégia inclui a própria definição do nome (naming), concepção do logotipo, diagnóstico e definição do target etc.
Dicas para escolher um nome para o seu negócio
É importante ressaltar que as técnicas de naming servem tanto para empresas quanto para eventos, serviços, nomes de determinados produtos etc. Em diversos momentos em seu negócio você vai se deparar com a necessidade de escolher um nome. Confira a seguir algumas dicas!
Estude as palavras e conceitos que fazem sentido para seu público-alvo
Uma vez definido o seu target, isto é, as segmentações do público-consumidor que terão prioridade em sua estratégia de divulgação, é importante diagnosticar o perfil e os hábitos de consumo e de sociabilidade deste grupo, por mais diverso que ele seja. Isso vai lhe ajudar a encontrar tendências sem ser repetitivo, e diversas ferramentas analíticas estão disponíveis para realizar estudos deste tipo. Enquanto algumas palavras e conceitos podem balizar seu naming, por outro lado você potencializa suas chances de conversão ao definir com clareza o perfil de seus potenciais clientes.
Seja original (evite nome dúbio)
Pesquise bem para se certificar de que não existem outras empresas, produtos ou serviços com o mesmo nome, o que pode dar a impressão de cópia mesmo se sua intenção não for a de plagiar ninguém. É super comum, com uma imensidade de negócios e num mercado tão amplo, diversas pessoas pensarem em um mesmo nome.
Invista no benchmarking
O estudo de boas práticas no mercado, em especial no seu nicho de atuação, é muito importante no mundo corporativo. Por mais criativo e original que alguém seja, isso não dispensa um estudo detalhado de empresas com estratégias de naming que se mostraram bem-sucedidas. Isso não significa copiar ninguém. Pelo contrário: um sólido benchmarking permite que você canalize os esforços e a criatividade para estratégias mais assertivas, aprendendo com o que deu certo e o que deu errado, adaptando para sua realidade.
Como escolher nomes para fanpages nas redes sociais?
Como já apresentamos anteriormente em nosso blog, o processo de criação de páginas nas redes sociais envolve uma série de procedimentos, entre eles a própria escolha do nome. Por exemplo, uma das principais dicas é não se resumir às palavras-chave mais populares do seu público-alvo.
É importante conhecê-las muito bem para balizar o processo de naming e até mesmo para definir o conceito da marca, logotipo e demais elementos, mas colocar palavras-chave sem contexto no título da página pode gerar confusão com outras marcas e até mesmo ser entendido como spam pela moderação das plataformas, como o Facebook. Acesse o texto e confira diversas dicas para criar uma fanpage de sucesso!
Conte com toda a expertise da Fizzing!
A Fizzing 360º, agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, possui sólida experiência em todas as fases do desenvolvimento da estratégia de marketing de nossos clientes, inclusive em fases iniciais da concepção da marca, como logotipo, identidade visual, aprimoramento do público-alvo etc. Entre em contato, peça um orçamento e conheça as diversas soluções para impulsionar o seu negócio!