Hoje em dia, os avanços tecnológicos fazem com que viver sem internet seja uma tarefa muito difícil, pois tudo está conectado. Nesse cenário, não demorou muito tempo para que as pessoas realmente aproveitassem oportunidades de negócio por meio da Internet. Afinal, o ambiente digital nos traz tantas possibilidades que fica até difícil decidir qual delas podemos aproveitar primeiro.
A forma como nos comunicamos com o mundo ao nosso redor mudou radicalmente e a velocidade com que acumulamos informações também. Afinal, a tecnologia nos providencia cada vez mais canais de comunicação. Logo, não é surpresa que a quantidade de informações que eles produzem também seja em maior escala.
O fato é que o avanço da tecnologia compôs um ambiente favorável para muitas coisas. Dentre elas, para o marketing das empresas.
Atualmente, até mesmo um negócio que tem poucos recursos pode dedicar uma parte do seu investimento ano Marketing Digital. E uma das estratégias mais eficientes para fazer isso é o chamado Marketing de Conteúdo.
Se você não conhece muito sobre essa especialidade de marketing, a seguir, poderá desenvolver uma noção geral sobre essa estratégia que vem conquistando lugar no mercado.
Como surgiu o Marketing de Conteúdo?
Você pode até achar que o Marketing de Conteúdo é um conceito recente. No entanto, não é bem assim.
O conceito de Marketing de Conteúdo existe desde a década de 80. Foi em 1985 que a John Deere, empresa norte-americana de peças industriais, começou a oferecer um conteúdo direcionado em formato de revista para os seus clientes e seus leads, ou seja, seus potenciais clientes.
Desde então, a ideia de conquistar clientes por meio da publicação de conteúdo que interesse seu público foi sendo cada vez mais difundida.
Não demorou muito tempo para que outras empresas também passassem a adotar essa estratégia para conquistar e manter o seu público-alvo. É claro que as técnicas estão sendo aperfeiçoadas com o tempo, mas o objetivo de melhorar a comunicação com o seu público continua sendo o mesmo.
Mas, afinal, o que é o Marketing de Conteúdo?
Em uma definição mais direta ao ponto, podemos dizer que o Marketing de Conteúdo nada mais é do que uma estratégia cujo principal objetivo é o de aproximar uma empresa do seu público-alvo.
Hoje em dia, muitos empresários começam os seus negócios sem uma boa estratégia de comunicação com o seu público. Por isso, eles podem contar com o Marketing de Conteúdo para aperfeiçoar ou até mesmo criar do zero as suas estratégias de comunicação.
Por conquista de público-alvo, entende-se um maior engajamento dos clientes e potenciais clientes. Assim, as chances de que esses clientes migrem para propostas da concorrência diminuem.
Conseguiu entender a importância de contar com um bom Marketing de Conteúdo?
Para criar e manter uma boa comunicação com o público-alvo, a sua empresa pode usar diferentes canais e formatos. Tais como postagens em blogs, vídeos, imagens, assessorias online, entre outras inúmeras possibilidades.
Para que serve o Marketing de Conteúdo?
A pergunta acima é uma questão que muitas pessoas leigas nesse mercado se fazem. E a resposta é muito simples.
Assim como é o objetivo de qualquer propaganda ou campanha publicitária que vise a captação de clientes, o Marketing de Conteúdo permite que você amplie a sua rede de clientes.
A diferença é que, no caso desse modelo de Marketing, a captação de clientes é feita com a produção de conteúdos que os interessem.
Trata-se de conteúdos direcionados, e não apenas a propaganda de um produto ou serviço. A propaganda, por sua vez, pode ser inserida de forma natural no conteúdo. Assim, a pessoa tem acesso ao conteúdo e será direcionada para um produto, por exemplo.
A adesão das pessoas na Internet ao produto ou serviço pode indicar se o conteúdo produzido foi realmente eficaz em seu objetivo, ou não.
Esse engajamento positivo do público-alvo que o Marketing de Conteúdo pode proporcionar para a sua empresa agrega valor à marca.
Mesmo que o lead tenha contato com o conteúdo e não tenha decidido comprar o produto no momento, se ele foi relevante o suficiente, as informações certamente ficarão na memória dele. É esse tipo de envolvimento entre empresa e cliente que o Marketing de Conteúdo possibilita.
Agora que você já conhece o Marketing de Conteúdo e sabe da sua importância, está na hora de implementá-lo na comunicação da sua empresa. Para isso, conte com a Fizzing 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada no Rio de Janeiro. Temos vasta experiência em todas as áreas do marketing, e dispomos de uma equipe altamente qualificada para entregar os melhores resultados a nossos clientes. Entre em contato conosco e saiba mais!
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