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5 ícones representando pessoas, sendo o do meio verde, enquanto os demais são brancos. No topo, o seguinte texto: "Lookalike: como usá-lo para melhorar seus resultados em marketing digital".

O que é lookalike no marketing digital?

A comunicação segmentada é um dos pilares do marketing digital. Produzir conteúdos específicos, para públicos específicos, é o que torna suas ações de publicidade on-line mais assertivas, trazendo melhores resultados, com menos custos. Por isso, investir em campanhas de lookalike pode ser uma ótima opção para sua empresa. 

Usados, principalmente, no Facebook Ads (valendo para o Instagram também) e no Google Ads, os públicos semelhantes (lookalike) permitem aproveitar os algoritmos das redes sociais, das ferramentas de busca e informações dos seus bancos de dados para enviar campanhas de anúncios segmentadas para o público-alvo certo. 

Conheça essa ferramenta de marketing e como ela pode trazer mais clientes para o seu negócio. 

O que é o lookalike? 

Antes de falar sobre campanhas usando lookalike, precisamos entender o que elas são. 

Lookalike significa “parecido com”, “sósia”, em inglês. Então, como o próprio nome diz, públicos lookalike são públicos com características semelhantes às dos seus clientes ou potenciais clientes. 

Por exemplo: digamos que você queira fazer um anúncio segmentado no Facebook e precisa saber o melhor público para enviá-lo. Caso tenha uma lista com dados dos clientes da sua empresa no Excel, você pode mandar para o Face, indicando que essas são pessoas que costumam comprar seus produtos ou serviços. 

O Facebook irá analisar os dados e buscar usuários que tenham um perfil semelhante. Dessa forma, seu anúncio irá impactar pessoas com características mais próximas daquelas que já compram com você, o que aumenta suas chances de conseguir novos clientes dentro desse público. 

Que tipos de campanhas você pode fazer usando públicos lookalike? 

Normalmente, campanhas com públicos lookalike, ou públicos semelhantes, ocorrem em redes sociais e no Google. Veja algumas possibilidades para segmentar sua comunicação de maneira assertiva. 

Facebook e Instagram Ads 

O Facebook Ads e o Instagram têm recursos bem interessantes de campanhas de lookalike, que vão de utilização de listas com e-mails de clientes e leads qualificados, até interações no perfil. Veja alguns! 

Google Ads 

O Google Ads também permite subir listas com informações dos seus clientes ou leads mais valiosos, para agilizar o aprendizado da ferramenta e melhorar os resultados de diversos tipos de campanhas da plataforma. Confira!

Além do upload de listas da sua própria empresa, o anunciante tem a possibilidade de usar listas de remarketing do Google como referência para o lookalike. Elas são  formadas por aqueles que já compraram no seu site, visitaram sua página, deixaram seus contatos ou executaram qualquer tipo de ação que você desejava. 

Basta criar uma lista de remarketing no Google, com todos os clientes que geraram conversões e selecionar esse público-alvo na hora de programar sua campanha de rede de pesquisa

O Google irá analisar o comportamento das pessoas que compõem a lista, verá quais são as buscas que elas fazem com mais frequência e exibirá seus anúncios nos resultados de pesquisas semelhantes. 

Digamos que você tem uma loja de roupas e criou uma lista de remarketing com internautas que clicaram no botão de “Comprar”. Então, resolveu criar um anúncio direcionado para um público lookalike, usando como referência essa lista. Se as pessoas dessa lista costumam pesquisar por “vestidos de verão”, por exemplo, o Google Ads exibirá seu anúncio entre os resultados dessa palavra-chave

A melhor parte é que o Google segue monitorando esses internautas e vai alterando sua estratégia conforme o comportamento e os tipos de buscas que eles fazem também vão mudando. 

Quer impulsionar suas vendas com o lookalike? 

Conte com a Fizzing. Somos uma agência de publicidade, marketing digital e comunicação 360° com especialistas em Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e campanhas de anúncios segmentados. 

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