Você sabia que, no último trimestre de 2018, o Instagram foi responsável por 70% das vendas realizadas via redes sociais no Brasil? Sim, o Instagram é a plataforma com maiores números de conversões de venda, enquanto o Facebook à época respondia por 27%.
Os dados oriundos de pesquisa da Nuvem Shop ainda mostram que, no mesmo período, 24% do total de vendas foram realizadas via redes sociais. Não há como negar a importância de alavancar sua loja no Instagram. Neste texto, trazemos algumas dicas para vender no Instagram. Confira!
Instagram: rede social que se destaca pelo engajamento dos usuários
Uma das principais características do Instagram é o engajamento dos usuários, sobretudo em comparação com o Facebook. Estudo divulgado em 2020 pela Socialbakers, com dados de 2018 e 2019, mostrou que a interação de usuários em fotos, vídeos etc. do Instagram foi três vezes maior em relação ao Facebook (escala global), ainda que esta rede ainda concentrasse 60% dos anúncios pagos.
Outro número interessante é o nível de preferência do Instagram entre os usuários. Segundo dados do Social Media Trends 2018, o Instagram era disparado a rede social favorita dos usuários brasileiros, com 47,1% (contra 29,6% do Facebook, segundo colocado).
Dicas para impulsionar vendas no instagram
Apresentamos a seguir algumas dicas importantes para potencializar as vendas de sua loja no Instagram.
Defina o perfil como conta comercial
Este é um primeiro passo muito importante, uma vez que traz consigo diversas ferramentas e possibilidades. Por exemplo, uma vez classificada como página comercial, você terá acesso a uma série de relatórios, com consolidação de insights e possibilidade de conclusões realizadas por meio da análise da massa de dados relacionados à página, como desempenho de botões de conversão, conversões oriundas de anúncios patrocinados, engajamento de usuários etc.
Sem dúvidas,no mundo do marketing não se faz nada no escuro e no achismo, de modo que é muito importante levar em consideração essas métricas para a elaboração de estratégias mais assertivas.
Anúncios patrocinados e botões call to action
Além da produção de conteúdo para os seus seguidores, com as impressões sendo realizadas para usuários que já acompanham a página, a plataforma, por meio dos serviços de Instagram Ads, permite que perfis comerciais invistam verba em anúncios patrocinados, que podem impulsionar publicações do feed, stories e a própria página. Anúncios pagos têm a legenda “patrocinado” abaixo do nome de usuário, em local em que normalmente é colocada a localização.
Com toda a sólida massa de big data relativa aos interesses e gostos dos usuários da plataforma, é possível a realização de anúncios segmentados de acordo com o seu público-alvo, a fim de que as impressões dos anúncios para perfis que não sigam a página sejam direcionadas para pessoas com maior potencial de avançar e concretizar a compra.
Outra funcionalidade bastante interessante da ferramenta de anúncios do Instagram é a possibilidade de colocação de botões call to action, que, ao serem clicados pelo usuário, levam-no para uma página de cadastro, site da loja, a própria página no instagram ou inbox da empresa, estando associados a estratégias de marketing de conteúdo para “pescar” um potencial cliente.
No jargão publicitário, os chamados CTAs são conteúdos, links ou funções que buscam atrair o usuário a realizar uma determinada ação. No caso de anúncios no Instagram, é bastante comum o uso de botões, que podem aparecer no feed do perfil, nos stories (“saiba mais”) ou em publicações, como “cadastre-se” e outras chamadas para ação. O objetivo dessa estratégia é captar leads qualificados, tendo em vista que as impressões são direcionadas para usuários segmentados.
Funcionalidade para lojas: Instagram Shopping
Apresentamos até aqui estratégias e funcionalidades que servem para perfis comerciais de diversos segmentos, mas uma das razões para o Instagram fazer tanto sucesso com lojas online é justamente a existência de ferramentas voltadas para esse nicho. Podemos citar aqui o Instagram Shopping, que permite que as lojas vendam pelo próprio app e foi lançado em 2018 no Brasil. Quando o usuário é direcionado para o site da loja, os produtos já foram previamente escolhidos dentro do próprio Instagram.
Podemos apresentar alguns exemplos bastante interessantes das ferramentas disponibilizadas pelo Instagram Shopping, entre elas:
- Definir o perfil como loja é um ótimo primeiro passo, pois permite que o usuário possa clicar em “ver loja” de cara no feed da empresa e ser redirecionado para o catálogo de produtos, ainda dentro do Instagram, além de aparecer na aba de lojas na seção “explorar” do aplicativo;
- Marcar seus produtos em publicações, fotos e stories, por meio de ícone de bolsa de compras com a mensagem “ver produtos”;
- Ao escolher o produto, com toda a praticidade de fazê-lo dentro do próprio Instagram, o usuário é por fim direcionado para a página da compra no site da empresa, a fim de que efetive a aquisição;
- E muito mais!
Cases de sucesso no portfólio da Fizzing
A Fizzing possui em seu portfólio diversos clientes lojistas, dos mais variados segmentos e nichos de atuação, tanto em modelos presenciais, por meio de lojas físicas, quanto e-commerces ou mistos. Neles, a atuação por meio de assertivas estratégias de marketing digital se dá por diversos braços, entre eles o Instagram e suas ferramentas de anúncios e vendas.
Como cliente que utiliza a ferramenta Instagram Shopping de forma integrada ao seu próprio site de e-commerce, podemos citar a Outlet Pneus, cujo catálogo de produtos pode ser ilustrado abaixo:
Este cliente, uma loja exclusivamente online especializada em pneus e artigos relacionados ao setor automotivo, apresenta crescimento exponencial nos últimos meses, nomeadamente desde o surgimento da pandemia, que fez com que fossem adotadas medidas de distanciamento social e as pessoas adotassem um padrão de consumo no qual os serviços de delivery ocupam um papel ainda mais importante.
O crescimento da receita total e do número de transações, com taxas na ordem de quatro dígitos (superiores a 1.000% de alta), já mostra resultados mensuráveis e impactantes da estratégia de marketing digital, inclusive com a atuação em redes sociais e no Instagram, especificamente.
Outro cliente que utiliza a plataforma de anúncios patrocinados do Instagram e vem tendo ótimos resultados é a Natural Fit, fabricante e distribuidora de produtos saudáveis, sem glúten, sem lactose e low carb. Desde o início da quarentena, o aumento da receita total do site de comércio eletrônico se deu na faixa de 600%. E a tendência de crescimento no faturamento se acentua ininterruptamente mês a mês desde março, sem redução após o boom inicial devido à pandemia.
O crescimento sustentável mostra que em maio o faturamento teve alta na faixa de 45% em relação a abril. Com o fechamento de diversos postos de venda dos produtos, o redirecionamento dos esforços para as vendas online trouxe resultados no curto prazo e de forma sustentável. No Instagram, a marca também utiliza a funcionalidade do Instagram Shopping, com o seu catálogo de produtos e respectivos preços disponíveis com fácil acesso para os usuários.
Conte com a Fizzing para alavancar sua loja no Instagram!
Quer explorar todas as possibilidades que o Instagram, a rede social que mais cresce no mundo, apresenta para alavancar o seu negócio? Existem diversos cases bem-sucedidos de loja no Instagram que podem ser extremamente inspiradores. Porém, mais do que inspiração e boa vontade, é fundamental a construção de uma sólida e assertiva estratégia de marketing digital para esse segmento, com definição, monitoramento e avaliação de métricas e crescimento das conversões por meio de um público-alvo criteriosamente segmentado.
Entre em contato com a Fizzing 360º, agência de publicidade, comunicação integrada e marketing digital com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo!