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Dia dos Pais: 8 estratégias de marketing imperdíveis para aumentar suas vendas | Fizzing 360º

Dia dos Pais: 8 estratégias de marketing imperdíveis para aumentar suas vendas

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Com o Dia dos Pais se aproximando, intensificam-se as buscas na internet por ideias de presentes. É neste momento, utilizando estratégias de marketing sazonal e marketing de oportunidade, que empreendedores e varejistas podem aumentar suas vendas.

Claro que para se destacar da multidão de concorrentes, as campanhas de datas comemorativas precisam de planejamento e acompanhamento estratégico. Desta forma, é possível mensurar quase que em tempo real os resultados de suas ações de marketing. 

Pensando em alavancar os resultados da sua empresa no mês de agosto, separamos 8 estratégias de marketing imperdíveis para aumentar suas vendas no Dia dos Pais. Continue lendo este artigo e utilize nossas dicas na sua campanha!

Estratégias de marketing 

Mas antes de pontuarmos as ações estratégicas, é importante compreender de forma mais aprofundada o mercado de marketing sazonal e de oportunidade. O primeiro é utilizado por empresas que desejam destacar seus produtos e/ou serviços em um período específico do ano. Por exemplo, agências de viagem utilizam muito das férias escolares para venderem pacotes de turismo com diversos serviços inclusos. 

Já no marketing de oportunidade, como o próprio nome já diz, cria-se uma campanha em cima de tendências do mercado. Ou seja, marcas podem utilizar ganchos com assuntos em alta, além das datas comemorativas, para promover seu negócio, produtos e/ou serviços. 

Além de um planejamento bem definido, ambas estratégias também precisam, agora mais do que nunca, de diversidade e gerar representatividade em todos os setores da sociedade. Para isto ser alcançado, as campanhas devem ser elaboradas por profissionais experientes do setor de comunicação, marketing ou publicidade.

Campanhas de marketing para o Dia dos Pais

Segundo o Google Trends, buscas por “presente para o dia dos pais” no ano passado alcançaram o maior nível de interesse da plataforma entre os dias 2 e 8 de agosto. Ou seja, na semana da data comemorativa, internautas disparam em pesquisas online. Este ano, as mesmas palavras-chave apresentam índice de crescimento já no final de julho. 

Aproveitando a oportunidade da celebração nacional, muitas empresas oferecem descontos para atrair consumidores. No entanto, para converter leads (clientes em potencial) não basta apenas promover pacotes promocionais, é preciso criar uma espécie de vínculo com o seu público-alvo. Para isto, apelos emocionais são utilizados como gatilhos em estratégias de marketing de conteúdo

Agora que você já sabe mais sobre o contexto e as necessidades de ações publicitárias para datas comemorativas, confira as 8 estratégias de marketing imperdíveis para aumentar suas vendas no Dia dos Pais:

  1. E-mail marketing como plataforma de fidelização

Plataformas de  e-mail marketing permitem segmentações muito assertivas e a criação de uma régua de relacionamento com foco em fidelização. Um exemplo seria criar listas de clientes que compraram determinado produto ou contrataram algum serviço no Dia dos Pais do ano anterior, estabelecendo dessa maneira uma comunicação direcionada para interesses e comportamentos específicos, facilitando assim uma nova compra.

Assim, é possível despertar o interesse por novas promoções, cupons de descontos e interação personalizada, como promover um quiz “de pai e filho” com brindes ou listar dicas de presentes que estejam disponíveis no seu e-commerce, por exemplo. 

Além do apelo emocional de uma comunicação altamente segmentada e personalizada, ao mostrar que você conhece seu público, a linguagem adequada para se aproximar de sua audiência faz toda a diferença. Memes também funcionam para atrair consumidores por meio de conteúdos leves e humanizados.

  1. Anúncios segmentados nas redes sociais

Uma pesquisa do TIC Domicílios revelou que cerca de 134 milhões de pessoas estão conectadas à internet no Brasil. Neste sentido, as redes sociais se tornam uma grande vitrine para as empresas, inclusive para vendas.

O Instagram, por exemplo, disponibiliza o recurso shop, o qual promove compras de serviços e produtos diretamente pelos perfis cadastrados na plataforma. Então, você pode usar essa ferramenta como uma vitrine da sua loja virtual! Se você tem um e-commerce de roupas e acessórios, pode até mesmo postar looks da estação e estimular que filhos presenteiem seus pais. Incrível, não?

Campanha promovida pela Fizzing 360º — promoção para o Dia dos Pais
Campanha promovida pela Fizzing 360º — promoção para o Dia dos Pais

Para ampliar seu alcance nas redes sociais, é muito importante utilizar a plataforma Facebook Ads. Por ela, você pode criar anúncios no Facebook e no Instagram com segmentações baseadas em gostos, interesses, comportamentos, geolocalização, idade, entre outras, permitindo que você se comunique com seu público-alvo de forma extremamente assertiva. 

Além das segmentações, você pode trabalhar diversos formatos e objetivos de campanhas, como vídeos e stories, por exemplo, e oferecer uma comunicação estimulante, que vai diferenciar seu conteúdo da concorrência! Assim como no e-mail marketing, nas campanhas avançadas de público personalizado no Facebook Ads você pode subir listas de e-mails de clientes e criar anúncios específicos para eles, fazendo com que sua marca seja ainda mais lembrada. 

Performance de anúncio pela Fizzing 360º — campanha Dia dos Pais
Performance de anúncio pela Fizzing 360º — campanha Dia dos Pais
  1. Campanhas publicitárias multimídia e omnichannel

Há quem acredite que campanhas publicitárias só surtem efeito nos canais de televisão. Mas, na verdade, para gerar o maior retorno possível sobre o investimento em campanhas publicitárias, é fundamental que você conheça o perfil do seu público-alvo. Que mídias ele consome? TV, rádio, internet, impressos? Onde e como ele gosta de comprar? Tendo em mãos essas informações pode fazer com que você decida por diversificar seus canais de vendas e ampliar as possibilidades de gerar mais negócios em datas comemorativas como o Dia Dos Pais!

Muitas empresas investem em produção de vídeos, por exemplo, inclusive aqueles mais humanizados, mas por que não utilizá-los, além da tradicional TV, para promover sua campanha nas redes sociais da instituição e também no YouTube?

Além do mais, a explosão do TikTok também tem atraído investimento publicitário. Empresas interessadas em se aproximar do público mais jovem estão explorando conteúdos visuais e interativos através desse novo fenômeno digital. 

  1. Marketing de influência 

Por falar em TikTok, na era da produção de conteúdo digital que estamos vivendo, os influenciadores são como um “coringa” para vendas de produtos e serviços. Isso, claro, se as estratégias forem bem elaboradas e aplicadas, selecionando figuras públicas que tenham sinergia com sua marca.  

Ações publicitárias com fotos, stories descontraídos ou promoções despertam a atenção dos internautas que acompanham influenciadores digitais e, em muitos casos, geram um ótimo retorno nas diferentes etapas da jornada de consumo, passando do reconhecimento de marca à fidelização de clientes, consideração e conversão. 

  1. Landing Pages temáticas

Através de uma landing page (página de destino de campanhas específicas), é possível promover descontos e destacar os produtos mais procurados para o Dia dos Pais, criando um ambiente temático com alto poder de convencimento promocional. E as formas de divulgação deste conteúdo são inúmeras, não podendo ser deixada de lado a busca ativa no Google por quem está procurando por presentes para o Dia dos Pais! 

Utilizando a plataforma do Google Ads, você consegue ampliar o alcance da sua página no buscador por meio de campanhas patrocinadas. A ação engloba palavras-chave, anúncios gráficos em formato Display em sites parceiros do Google pelo programa Adsense, localização do seu público-alvo, dispositivo utilizado pelo usuário e muito mais, podendo se estender daquela simples pesquisa por palavras-chave até vídeos super elaborados no YouTube para um público que pode até não conhecer sua empresa, mas pode vir a ter interesse nela, baseado em seus gostos, interesses e comportamentos. 

Além disso, o aprendizado de máquina da plataforma pode retornar com anúncios para clientes em potencial que não concluíram suas compras, o famoso remarketing baseado em abandono de carrinho ou, simplesmente, com base em um interesse prévio. Por exemplo, um consumidor está em busca de um quadro de futebol para presentear o pai e clicou em um banner de uma loja online, mas não realizou a compra. Este anúncio aparecerá mais de uma vez para o consumidor, incentivando-o a realizar a aquisição do produto.

  1. Storytelling

Literalmente, storytelling significa contar histórias. Este conjunto de técnicas narrativas é utilizado para criar vínculos emocionais com seu público-alvo e promover uma experiência singular aos consumidores.

Cada vez mais, marcas e empresas recorrem ao storytelling para contar histórias inspiradoras e que despertem atenção do público. Há casos em que a narrativa utilizada visa estimular outros tipos de emoções, como revolta ou desejo, para citar apenas dois exemplos. No Dia dos Pais, o que não falta é história pra contar, não é mesmo?

  1. Conteúdo para dispositivos móveis

Segundo uma pesquisa da consultoria App Annie, os brasileiros gastam mais de 5 horas por dia em aplicativos móveis. Ou seja, há um grande público consumindo conteúdos digitais através de celulares e tablets. 

Conteúdos em formatos de stories
Conteúdos em formatos de stories

Neste sentido, o marketing de conteúdo tem um papel fundamental para o desenvolvimento de campanhas focadas para o consumo de conteúdo através do ambiente mobile. Um recurso que é muito explorado nestes dispositivos são os stories. 

A alta adesão dos stories no SnapChat e no Instagram levou até o Google a desenvolver o Web Stories, também conhecido como AMP Stories, e o resultado foi muito positivo. Segundo relatório do buscador, cerca de 100 mil novos stories são publicados todos os dias.

O recurso é muito utilizado para contar de forma objetiva histórias fictícias ou para relatar notícias. No entanto, a ferramenta também pode ser utilizada para apresentar produtos e/ou serviços de forma sutil, incentivando o seu consumo, como, por exemplo, dando dicas de presente para o Dia dos Pais. 

Conteúdos em formato stories
Google Web Stories
  1. Concursos culturais e sorteios

Duas estratégias também muito utilizadas pelas instituições em datas comemorativas são as de concursos culturais e de sorteios. 

Ambas as ações, quando bem elaboradas, garantem um retorno positivo para as empresas. Isto porque, através do uso de hashtags, publicações de stories marcando a loja ou comentários, a marca ganha maior visibilidade entre os usuários das plataformas. 

Para o Dia dos Pais, é interessante planejar sorteios de produtos e serviços direcionados a este público, bem como concursos com fotos e vídeos criativos para presentear potenciais consumidores.

Campanha elaborada Fizzing 360º — sorteio para o Dia dos Pais
Campanha elaborada Fizzing 360º — sorteio para o Dia dos Pais

Estratégias de datas comemorativas é na Fizzing 360º

Campanhas assertivas e com alto índice de retorno sobre o investimento são desenvolvidas por profissionais qualificados e experientes no mercado. A Fizzing 360º, agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada, realiza todo planejamento e acompanhamento de ações estratégicas para o seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais!

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