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Como aumentar engajamento com marketing espontâneo?

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O marketing espontâneo, ou marketing de oportunidade, tem o objetivo de obter engajamento gratuito. Em estratégias de comunicação integrada, algumas ações são realizadas para que o público se torne uma parte interessada e participativa, e se sinta mobilizado por alguma causa especial e comece a compartilhar uma mensagem de efeito, por exemplo.

O marketing espontâneo utiliza o próprio público e cliente como uma peça na estratégia de marketing digital. Em uma campanha viral ou com o uso de hashtags, por exemplo, uma peça de publicidade ou a marca de uma empresa pode ganhar outra dimensão em termos de alcance e visualização.

Uma abordagem de marketing espontâneo em ambiente virtual precisa ser criada por uma agência de comunicação integrada, pois dificilmente uma empresa vai obter sucesso expressivo sem adotar os conceitos descritos a seguir em sua maneira de se comunicar com seu público. Confira alguns pontos importantes para aumentar engajamento com marketing espontâneo!

Conceitos importantes no marketing espontâneo

O marketing espontâneo só acontece se a comunicação de uma empresa com o público tiver valor em uma mensagem elaborada em determinado contexto, para ser veiculada em uma rede de contatos e em um determinado tempo. Vamos entender a importância de cada um desses itens em uma campanha de engajamento.

Valor de uma mensagem

Para o público promover uma mensagem de forma espontânea, é preciso criar uma ação que tenha valor. Para isso, uma agência de comunicação integrada pode fazer um estudo da persona do cliente e verificar, entre seu público, qual tema seria interessante para fazer uma abordagem em uma campanha de marketing espontâneo. Exemplo: valorização das mulheres, proteção do meio ambiente, consumo consciente, entre outros. É certo que publicações com apelo comercial não farão sentido para serem compartilhadas de forma espontânea.

Em qual contexto a mensagem deve ser publicada?

No marketing espontâneo, uma mensagem precisa ser preparada para ser publicada no momento certo, quando as pessoas estiverem mais propícias para o assunto. A própria agência responsável pela comunicação da empresa é capaz de estudar quando uma ação terá a capacidade de atingir melhor o seu público. Em alguns casos, é indicado esperar a ocorrência de eventos especiais, como torneios esportivos, datas comemorativas ou durante a entrada de uma nova estação do ano.

Rede de contatos do meio digital

Nesse tipo de ação, o responsável pelo engajamento de uma hashtag e pelo compartilhamento de uma mensagem é o seu público. Essa é uma vantagem em ter uma comunicação ativa nas redes sociais, um blog atualizado, um perfil no Instagram interessante e ativo ou uma fan page no Facebook, por exemplo. Nesse caso, quanto maior for a rede de contatos, maior será a possibilidade de uma estratégia de marketing espontâneo ganhar volume e se tornar até mesmo viral.

Tempo de exposição da mensagem

O tempo de validade de uma ação de marketing de oportunidade depende diretamente do tempo que a empresa deseja manter viva a mensagem, com o tema mais relevante em evidência. O objetivo é fazer com que cada vez mais pessoas se sintam interessadas no assunto e comecem a participar do engajamento.

É essencial que todo esse processo aconteça com completa naturalidade. Afinal de contas, nenhuma pessoa gostaria de se sentir “usada” em uma estratégia de comunicação, mas sim atuar como um membro integrante de uma proposta maior, que tenha um sentido mais nobre e que apresente um valor diferenciado.

A Fizzing 360º é uma agência de comunicação integrada que já realizou diversas estratégias de marketing de engajamento que obtiveram um ótimo retorno para os clientes. Entre em contato com os especialistas da agência e saiba mais!

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