Ou pelo menos a internet. É o que parece com o lançamento do Audience Network, uma nova ferramenta que permite que os anúncios feitos dentro do Facebook sejam exibidos também em diversos sites parceiros, aumentando – MUITO – seu alcance.
A ferramenta esteve em testes nos Estados Unidos nas últimas semanas, mas ela já está disponível para todos os anunciantes e vai ser disponibilizada para os veículos de mídia em breve, com a intenção de aumentar muito o alcance de um trabalho de marketing digital. De acordo com estudos do próprio Facebook, o alcance de campanha é aumentado em cerca de 16%, quando se utiliza o Audience junto com o Facebook e o Instagram.
A novidade também vai melhorar a vida de quem usa o Instant Articles, monetizando a ferramenta que permite que produtores de conteúdo postem diretamente no Facebook, abrindo mão da necessidade de o visitante sair da rede social para ler um texto ou assistir a um vídeo em outro site.
Onde os meus anúncios vão parar?
Todos os sites parceiros do Facebook no Audience Network passam por um processo de análise e são monitorados regularmente, para que os anúncios não sejam associados a páginas abaixo dos Padrões da Comunidade do Facebook.
Alguns dos canais que já se encontram integrados com a ferramenta estão a Vice, o Huffington Post, a Rolling Stone, o Shazan e a Time Inc.
Mas não se preocupe, é possível impedir que o seu anúncio apareça em um ou outro site. Para isso, você pode excluir a veiculação do conteúdo em alguma das categorias preestabelecidas pelo Facebook [namoro, jogos de azar, adulto, tragédia e conflito]. Também pode fazer isso exclusivamente com um ou dois locais, precisando apenas informar a URL do app no Google Play ou na App Store que não deseja veicular no gerenciador de anúncios.
Quais são os formatos de anúncios aceitos?
Com o Audience, o seu anúncio pode aparecer de três maneiras nos sites e aplicativos parceiros, que dependem do objetivo e formato de campanha.
Por enquanto, o Audience dá suporte apenas a alguns objetivos de campanha:
- Conversões
- Vendas do catálogo de produtos
- Tráfego
- Instalações do aplicativo
- Envolvimento (somente vídeo)
- Reconhecimento da marca (somente vídeo)
- Alcance (somente vídeo)
- Visualizações do vídeo (somente vídeo)
O que vai acontecer com usuários que clicarem no anúncio também pode variar. Ele pode abrir um link em uma nova aba do navegador, pedir a instalação de um app ou abrir um app já instalado no aparelho.
Facebook continua a se expandir
Criadores de conteúdo, veículos de imprensa e desenvolvedores de aplicativo continuam a ganhar do Facebook mais oportunidades para monetização, o Audience Networking é só uma delas.
É difícil prever até onde o Facebook pode chegar, o que sabemos é que qualquer um que queira sobreviver com marketing digital, precisa pegar uma carona com ele.
Deixe um comentário