![](https://fizzing360.com.br/wp-content/uploads/2020/04/header-romario.jpg)
Romário Faria
Um grande nome do futebol brasileiro e mundial decidiu se candidatar, na época a Deputado Federal, e precisava não só reposicionar a sua imagem, mas também equilibrar o seu público – que era majoritariamente masculino – e profissionalizar sua comunicação digital. Era assim que Romário Faria, se encontrava em 2010.
“Nessa época, eu comecei a trabalhar como coordenador de mídias digitais para a candidatura do Romário, quando a Fizzing ainda nem existia. A profissionalização da comunicação digital dele foi importante para que fosse o sexto candidato a Deputado Federal mais votado no Rio de Janeiro, na sua eleição de estreia.”
Mattheus Rocha
O sucesso e a confiança obtidos naquela eleição foram determinantes para ele ter escolhido a Fizzing, poucos anos depois, em 2013.
Naquela época, a Fizzing ficou responsável por criar o primeiro site oficial do Romário como político, que era moderno e com uma nova identidade visual. O design adaptável para múltiplas telas não era tão levado consideração naquela época quanto hoje, mas já estava presente naquele site.
![Mockup do site desenvolvido para Romário](https://fizzing360.com.br/wp-content/uploads/2020/04/cases-romario-devices-1024x561.png)
Nós também colaboramos na campanha rumo ao senado, que garantiu 63% dos votos. No processo de transição, demos diversas orientações sobre estratégias de aproximação aos eleitores pela internet.
E o nosso trabalho nas mídias foi fundamental para seu reposicionamento nas redes e aumento de público: entre o primeiro e o último relatório gerado pela Fizzing sobre as redes sociais do Romário, o político conseguiu um crescimento de mais de 1100% no número de fãs no Facebook.
![](https://fizzing360.com.br/wp-content/uploads/2020/04/seta-grafico-2.png)
![](https://fizzing360.com.br/wp-content/uploads/2020/04/seta-grafico-2.png)
![Layout do site em perspectiva](https://fizzing360.com.br/wp-content/uploads/2020/04/perspective-web-design-mockup.png)
![Layout do site em perspectiva](https://fizzing360.com.br/wp-content/uploads/2020/04/perspective-web-design-mockup.png)
Romário sempre queria saber do calor do seu público para com temas polêmicos e questionava pessoalmente a nossa avaliação para diversos casos, o que exigia da gente uma constante análise do público e o que ele dizia em sua maioria.
O seu interesse na opinião pública se mostrou também em um projeto importante: em 2014, Romário participou do projeto Democracia Digital no Parlamento, com a intenção de aproveitar a inclusão digital para pautar as ações do mandado baseado no voto popular, pela internet. A Fizzing desenvolveu um hotsite dentro do site romario.org para este projeto.