Conectados, engajados, ansiosos… Existem muitos adjetivos que são usados para definir a geração Z. Mas, seja como for, eles são os consumidores do futuro.
Nascidos entre 1995 e 2010, alguns desses jovens estão chegando na casa dos 20 anos e ingressando no mercado de trabalho. Desta forma, é essencial que sua empresa conheça os hábitos, ideais e formas de comunicação da geração mais digital de todas, para conseguir planejar estratégias de marketing que tragam resultados.
Para te ajudar nesta tarefa, preparamos 8 dicas baseadas em toda a nossa experiência em marketing digital e publicidade, além de estudos realizados por instituições renomadas desse setor.
Veja como se preparar para o futuro!
Estratégias de marketing para a geração Z
1 – Use o ecossistema
Um dos conceitos mais importantes para entender como a geração Z consome conteúdos é o de ecossistema.
Por exemplo: quando um artista famoso lança uma música, ela não será consumida apenas nos canais oficiais dele. Ela também é exibida em reacts, covers e lyric videos de fãs, paródias, vídeos de dancinhas no TikTok. Sem falar de discussões em vlogs e blogs e até mesmo compartilhamentos e debates nas redes sociais.
Enfim, o consumo desse conteúdo vai muito além dos canais oficiais da pessoa ou da empresa. E com a evolução das ferramentas de user generated content (UGC), essa tendência deve se confirmar cada vez mais.
Se bem utilizado, o ecossistema pode ser uma ótima forma de expandir ainda mais a sua marca. Algumas estratégias de marketing para conseguir isso são:
- Estimular o seu próprio target a produzir conteúdo para a sua campanha, por meio de desafios do TikTok e outras ações interativas, usando alguma hashtag bacana;
- Por meio do marketing de influenciadores. No entanto, é importante que os influencers escolhidos tenham algum tipo de sinergia com o que você vende, assim como seguidores com o perfil do seu target;
- Aproveitar trending topics e elementos da cultura pop, de forma a tornar seu conteúdo mais viral e compartilhável;
- Produzir postblogs ricos e informativos, que possam ser compartilhados em fóruns, no LinkedIn e em redes sociais;
- Compartilhar publicações de usuários marcando sua empresa ou fazendo check-in no seu estabelecimento;
- Produzir conteúdos para mostrar avaliações positivas que sua empresa recebeu no Facebook e no Google.
2 – Entenda que deixar sua marca não é mais tão fácil
O estudo “Família, Futuro e Diversão: conheça as portas de acesso para a Geração Z”, promovido pela Google em 2019, mostra que os consumidores da geração Z estão menos conectados às marcas do que as gerações anteriores.
Quando perguntaram sobre quais marcas esses jovens consomem, as respostas foram bastante pulverizadas, com diversos deles nem mesmo tendo preferência por alguma marca específica.
Isso mostra que as estratégias de marketing e branding tradicionais já não funcionam com os Z. Mais engajados, empoderados e com milhares de informações disputando sua atenção, os jovens dessa geração têm uma fidelidade cada vez menos incondicional às empresas.
Por isso, é preciso seguir sendo autêntico, verdadeiro e interessante, investindo pesado em pós-marketing e fidelização.
3 – Engaje-se em causas ambientais e sociais
Outra característica marcante na geração Z é seu engajamento cada vez maior em questões como preservação do meio ambiente, direitos LGTQIA+, identidade de gênero, combate às desigualdades sociais, entre outros.
No estudo Truth About Generation Z (Verdades Sobre a Geração Z), realizado com 2.500 jovens entre 18 e 24 anos, em 26 países, 66% dos entrevistados declararam que sua geração pode resolver problemas mundiais e 81% dos participantes brasileiros acreditam ter a responsabilidade de contribuir com o meio onde vivem.
Em um outro relatório, produzido pela First Insight em 2020, 73% dos consumidores da Geração Z pesquisados estavam dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis.
Dados de um outro estudo, da Pew Research Center, realizado entre jovens dos EUA, comprovam o maior engajamento da nova geração em questões relacionadas ao casamento entre pessoas do mesmo sexo:
E que eles estão mais naturalizados com a utilização de linguagem com gênero neutro:
Ou seja, estar por dentro dessas questões e se posicionar honestamente em relação a elas, não só nas suas estratégias de marketing, como também dentro da sua instituição, será um fator primordial para conquistar os corações da geração Z.
4 – Invista nos vídeos
O sucesso do TikTok, que foi o aplicativo mais baixado do ano por diversas vezes seguidas, e o foco cada vez maior do Instagram no Reels mostram como os conteúdos de vídeo vêm sendo uma preferência entre a geração Z na internet.
Os dados abaixo, do mesmo estudo da Pew Research que citamos anteriormente, mostram que o YouTube e o TikTok se tornaram os queridinhos dos jovens, sendo usados por, respectivamente, 95% e 67% deles nos últimos anos.
Em relação ao tempo passado nessas redes, mais uma vez as duas plataformas de vídeo
se destacam, de acordo com esse levantamento da Hootsuite:
Desta forma, a tendência é que conteúdos de social media sejam cada vez mais focados em vídeos. Se sua marca deseja se destacar nessas redes e conquistar novos clientes, é indispensável investir em publicações audiovisuais humanizadas, diretas e envolventes.
5 – Venda mais pelas redes sociais
“Nossos estudos mostram que quase 40% dos jovens, quando procuram um lugar para almoçar, não vão ao Google Maps ou à Pesquisa, eles vão para o TikTok ou Instagram”. Essa chocante declaração veio de ninguém mais, ninguém menos do que Prabhakar Raghavan, Vice-presidente Sênior do Google.
Ela mostra uma tendência cada vez maior entre os jovens da geração Z: usar as redes sociais para procurar por produtos. E conforme as ferramentas de anúncios e até mesmo de compras avançam nessas plataformas, cada vez mais pessoas irão usá-las nas suas decisões de compra.
Um outro estudo, por exemplo, mostra que 97% dos consumidores da geração Z usam mídias sociais como sua principal fonte de inspiração para decisões de compra.
Então, investir em redes sociais que convertem, por meio de anúncios segmentados e uma estratégia de marketing de conteúdo baseada em um profundo estudo de persona, faz toda a diferença na hora de sair na frente da concorrência.
6 – Investir no mobile é cada vez mais uma necessidade
Seu site e as páginas oficiais da sua empresa não são responsivos? Pois saiba que 49% dos usuários brasileiros da geração Z consideram o smartphone “seu melhor amigo”, segundo estudo da Motorola.
Se suas estratégias de marketing não contemplam mobile, melhor se adaptar para ontem. Para os novos jovens, tudo precisa estar sempre na palma da mão (literalmente).
7 – Aproveite os influenciadores digitais
Como já ressaltamos no item 1, os influenciadores digitais são um excelente meio de aumentar o ecossistema de influência da sua marca e alcançar os públicos mais jovens.
No Brasil, essa realidade é ainda mais visível: 43% da população brasileira já realizou uma compra por influência de uma celebridade ou influenciador digital, segundo estudo da plataforma Cupom Válido, com dados da Statista e HootSuite.
No entanto, é importante fazer um estudo do target e do passado do influencer, para definir se ele está alinhado com os valores defendidos pela sua empresa e se conversa com aquelas pessoas que têm alguma possibilidade de se tornarem seus consumidores.
Muitas vezes, o custo-benefício de investir em um influenciador menor, mas que converse de forma mais direta com seu nicho, pode ser bem mais satisfatório e ter um melhor custo x benefício do que optar por um mais maior e mais caro, mesmo que tenha amplo alcance.
8 – Utilize chatbots como canais de comunicação
Em uma geração acelerada e ansiosa, que conta com tecnologias de atendimento que ficam mais avançadas a cada dia, os velhos canais de comunicação por telefone já não atendem mais.
Se você deseja conquistar a nova geração de consumidores, deve entender que eles buscam agilidade sempre. E que seu tempo é curto!
Nesse contexto, chatbots integrados com tecnologias de inteligência artificial prometem oferecer o meio-termo ideal entre atendimento humanizado e rápido, sem musiquinhas de espera ou transferência para vários atendentes diferentes.
Conectadas aos chats do seu site, das suas redes sociais e ao WhatsApp da sua empresa, essas ferramentas automatizadas tornarão o relacionamento com o seu consumidor mais prático e satisfatório para ambos os lados, em todas as etapas da jornada de compra.
Conte com uma equipe que entende tudo sobre estratégias de marketing e novas tendências
A agência de marketing digital e publicidade Fizzing 360° tem uma equipe de especialistas antenada com todas as novas tendências do mercado, sendo 100% qualificada para gerar conversão entre os consumidores da geração Z.
Prepare-se para o futuro junto com a gente: https://agenciafizzing.com.br/contato/
Deixe um comentário