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Ícone azul representando uma pessoa dentro de uma mira (para ilustrar público-alvo) e o seguinte texto: Remarketing no marketing digital

7 passos para utilizar o remarketing e não perder nenhum cliente!

Você sabia que a taxa média de abandono de carrinho em um e-commerce é de 70,19%, segundo pesquisa do Baymard Institute em 2024? Além disso, de acordo com outras fontes confiáveis, afirma-se que a maioria dos consumidores não realiza uma compra imediatamente após acessar um site, muitas vezes abandonando o carrinho, com possibilidade de retornar ou não. E se eu lhe dissesse que existe uma maneira de trazer esses visitantes de volta e aumentar as suas chances de venda? Essa abordagem do marketing digital chama-se remarketing!

O remarketing consiste em exibir anúncios personalizados para usuários que já demonstraram interesse nos seus produtos ou serviços, mas não finalizaram a compra. O objetivo é  incentivá-los a voltar ao seu site e concluir a ação desejada.

Neste post, você vai aprender o que é remarketing, como ele funciona e ainda conhecer 7 passos para aplicá-lo no marketing digital do seu negócio. Confira!

O que é remarketing no marketing digital?

Remarketing significa, literalmente, fazer marketing novamente para as mesmas pessoas. Ou seja, é enviar conteúdos, campanhas e anúncios para usuários que já tiveram contato com a sua marca antes, mas não se tornaram clientes.

Por exemplo, imagine que você entrou em um site de viagens e pesquisou por pacotes para Orlando. Depois, você saiu do site sem comprar nada e foi navegar em outros sites ou redes sociais. De repente, você começa a ver anúncios do site de viagens que você visitou, mostrando ofertas e promoções para Orlando. Isso é um exemplo de remarketing!

Vamos aos 7 passos para estruturar o remarketing no seu marketing digital! 

Para executar uma estratégia de remarketing eficaz, é fundamental seguir alguns passos básicos e estratégicos. Veja abaixo os passos essenciais para aplicá-lo com sucesso em seu e-commerce.

1- Definir o seu objetivo

O primeiro passo é definir qual é o objetivo da sua campanha de remarketing dentro do marketing digital. Por exemplo, aumentar as vendas, reduzir o abandono de carrinho, gerar leads qualificados etc.

2- Criar uma lista de remarketing

O segundo passo consiste em criar uma lista de remarketing, ou seja, um grupo de usuários que você deseja impactar com os seus anúncios. Para isso, é necessário utilizar ferramentas como o pixel do Meta for Business ou o Google Analytics para rastrear os visitantes do seu site e coletar os seus dados. 

É possível criar listas com base em diferentes critérios, tais como: quem visitou mais de cinco páginas do seu site ou um produto específico nele; quem deixou um comentário no seu conteúdo; quem clicou no link do seu perfil nas redes sociais; quem realizou uma compra acima de determinado valor, entre outros.

No caso do Google, também é possível fazer esse remarketing de forma automatizada, programando tags que disparam anúncios para todas as pessoas que visitam o seu site ou realizam alguma ação específica nele (deixar produtos no carrinho, acessar a página de compra etc.). Nesse caso, não é necessário subir uma lista. O próprio Google Ads já identifica que a pessoa entrou no seu site, realizou a ação desejada e dispara os anúncios programados para esse internauta em sites parceiros que disponibilizam espaços para anúncios (rede de display) e no YouTube. 

3- Escolher o seu formato

Qual é o formato mais adequado para exibir a sua oferta aos usuários? Você pode utilizar texto, imagens, vídeos ou uma combinação destes elementos. Lembre-se de seguir as boas práticas de cada plataforma e de empregar cores, fontes e imagens que estejam em sintonia com a sua identidade visual. 

4- Definir o seu orçamento

Quanto você vai investir em cada campanha de remarketing? Você pode definir um orçamento diário ou total para cada campanha, e também ajustar o valor do lance por clique ou por impressão. Monitore o desempenho das suas campanhas e otimize o seu orçamento conforme os resultados. 

5- Escolher uma plataforma de marketing digital

O remarketing pode ser feito por meio de diferentes canais e plataformas, como:

6- Criar os seus anúncios

O sexto passo consiste em criar os seus anúncios de remarketing, utilizando as plataformas que você escolheu. É necessário criar anúncios relevantes, criativos e persuasivos, capazes de chamar a atenção dos usuários e convencê-los a retornar ao seu site. Para isso, você pode empregar diferentes formatos de comunicação, tais como texto, imagem, vídeo ou carrossel.

7- Monitore seus resultados 

O sétimo passo é monitorar os seus resultados de remarketing, usando ferramentas como o Google Analytics ou o Facebook Insights. Você deve acompanhar as métricas mais importantes para o seu objetivo, como:

Escolhendo as melhores práticas de remarketing

Além dos 7 passos para começar a aplicar o remarketing de forma eficaz e aumentar as suas conversões em marketing digital, você também deve seguir algumas boas práticas, como:

Confie em uma equipe que domina o remarketing e diversas estratégias de marketing digital

O remarketing é uma estratégia de marketing digital que pode fazer a diferença nos resultados do seu e-commerce. Ao exibir anúncios personalizados para os visitantes que não converteram no seu site, você pode aumentar a taxa de conversão, o reconhecimento da marca, o relacionamento com os clientes, o custo por aquisição e o retorno sobre o investimento.

Se você quer saber mais sobre remarketing e outras estratégias de marketing digital para o seu e-commerce, entre em contato com a Fizzing. Somos uma agência de marketing digital e publicidade especializada em gerar resultados para negócios on-line. Nós podemos te ajudar a criar campanhas de remarketing eficientes e criativas para reconquistar os visitantes do seu site e aumentar ainda mais as suas vendas. 

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