Você sabia que a taxa média de abandono de carrinho em um e-commerce é de 70,19%, segundo pesquisa do Baymard Institute em 2024? Além disso, de acordo com outras fontes confiáveis, afirma-se que a maioria dos consumidores não realiza uma compra imediatamente após acessar um site, muitas vezes abandonando o carrinho, com possibilidade de retornar ou não. E se eu lhe dissesse que existe uma maneira de trazer esses visitantes de volta e aumentar as suas chances de venda? Essa abordagem do marketing digital chama-se remarketing!
O remarketing consiste em exibir anúncios personalizados para usuários que já demonstraram interesse nos seus produtos ou serviços, mas não finalizaram a compra. O objetivo é incentivá-los a voltar ao seu site e concluir a ação desejada.
Neste post, você vai aprender o que é remarketing, como ele funciona e ainda conhecer 7 passos para aplicá-lo no marketing digital do seu negócio. Confira!
O que é remarketing no marketing digital?
Remarketing significa, literalmente, fazer marketing novamente para as mesmas pessoas. Ou seja, é enviar conteúdos, campanhas e anúncios para usuários que já tiveram contato com a sua marca antes, mas não se tornaram clientes.
Por exemplo, imagine que você entrou em um site de viagens e pesquisou por pacotes para Orlando. Depois, você saiu do site sem comprar nada e foi navegar em outros sites ou redes sociais. De repente, você começa a ver anúncios do site de viagens que você visitou, mostrando ofertas e promoções para Orlando. Isso é um exemplo de remarketing!
Vamos aos 7 passos para estruturar o remarketing no seu marketing digital!
Para executar uma estratégia de remarketing eficaz, é fundamental seguir alguns passos básicos e estratégicos. Veja abaixo os passos essenciais para aplicá-lo com sucesso em seu e-commerce.
1- Definir o seu objetivo
O primeiro passo é definir qual é o objetivo da sua campanha de remarketing dentro do marketing digital. Por exemplo, aumentar as vendas, reduzir o abandono de carrinho, gerar leads qualificados etc.
2- Criar uma lista de remarketing
O segundo passo consiste em criar uma lista de remarketing, ou seja, um grupo de usuários que você deseja impactar com os seus anúncios. Para isso, é necessário utilizar ferramentas como o pixel do Meta for Business ou o Google Analytics para rastrear os visitantes do seu site e coletar os seus dados.
É possível criar listas com base em diferentes critérios, tais como: quem visitou mais de cinco páginas do seu site ou um produto específico nele; quem deixou um comentário no seu conteúdo; quem clicou no link do seu perfil nas redes sociais; quem realizou uma compra acima de determinado valor, entre outros.
No caso do Google, também é possível fazer esse remarketing de forma automatizada, programando tags que disparam anúncios para todas as pessoas que visitam o seu site ou realizam alguma ação específica nele (deixar produtos no carrinho, acessar a página de compra etc.). Nesse caso, não é necessário subir uma lista. O próprio Google Ads já identifica que a pessoa entrou no seu site, realizou a ação desejada e dispara os anúncios programados para esse internauta em sites parceiros que disponibilizam espaços para anúncios (rede de display) e no YouTube.
3- Escolher o seu formato
Qual é o formato mais adequado para exibir a sua oferta aos usuários? Você pode utilizar texto, imagens, vídeos ou uma combinação destes elementos. Lembre-se de seguir as boas práticas de cada plataforma e de empregar cores, fontes e imagens que estejam em sintonia com a sua identidade visual.
4- Definir o seu orçamento
Quanto você vai investir em cada campanha de remarketing? Você pode definir um orçamento diário ou total para cada campanha, e também ajustar o valor do lance por clique ou por impressão. Monitore o desempenho das suas campanhas e otimize o seu orçamento conforme os resultados.
5- Escolher uma plataforma de marketing digital
O remarketing pode ser feito por meio de diferentes canais e plataformas, como:
- Google Ads: permite criar campanhas de remarketing na Rede de Display do Google, que abrange mais de 2 milhões de sites, aplicativos e vídeos parceiros. Você pode segmentar os seus anúncios por palavras-chave, tópicos, interesses e dados demográficos dos usuários.
- Meta Ads: permite criar campanhas de remarketing no Facebook e no Instagram, usando o pixel do Meta Ads, um código que você instala no seu site para rastrear as ações dos usuários. Você pode segmentar os seus anúncios por comportamento, localização, idade, gênero e interesses dos usuários.
- E-mail marketing: permite enviar e-mails personalizados para os usuários que se cadastraram na sua lista ou realizaram alguma ação no seu site, como visitar uma página, baixar um material ou abandonar um carrinho. Você pode segmentar os seus e-mails por perfil, preferências e histórico de navegação dos usuários.
- Mídia programática: a mídia programática permite comprar espaços de mídia e criar campanhas em vários sites e ferramentas diferentes, de forma automatizada, sem precisar operar cada ferramenta ou entrar em contato com os donos dessas páginas. Você pode utilizá-la para impactar seu público-alvo com anúncios de remarketing mais assertivos em diversos canais, depois que ele visitar sua webpage ou executar uma ação específica dentro dela. Assim, suas ações de remarketing serão mais centralizadas e você poderá avaliar todos os resultados em um único lugar, poupando o tempo que perderia configurando canal por canal e avaliando os resultados dos dashboards de cada um deles. Inclusive, há a Criteo, que é referência em mídia programática para ações de remarketing no marketing digital.
6- Criar os seus anúncios
O sexto passo consiste em criar os seus anúncios de remarketing, utilizando as plataformas que você escolheu. É necessário criar anúncios relevantes, criativos e persuasivos, capazes de chamar a atenção dos usuários e convencê-los a retornar ao seu site. Para isso, você pode empregar diferentes formatos de comunicação, tais como texto, imagem, vídeo ou carrossel.
7- Monitore seus resultados
O sétimo passo é monitorar os seus resultados de remarketing, usando ferramentas como o Google Analytics ou o Facebook Insights. Você deve acompanhar as métricas mais importantes para o seu objetivo, como:
- Impressões: é o número de vezes que o seu anúncio foi exibido para os usuários.
- Cliques: é o número de vezes que os usuários clicaram no seu anúncio.
- Taxa de cliques (CTR): é a porcentagem de usuários que clicaram no seu anúncio em relação ao número de impressões.
- Conversões: é o número de usuários que realizaram a ação desejada no seu site, como comprar um produto, se inscrever em uma lista ou baixar um material.
- Custo por clique (CPC): é o valor médio que você pagou por cada clique no seu anúncio.
- Custo por aquisição (CPA): é o valor médio que você pagou por cada conversão gerada pelo seu anúncio.
Escolhendo as melhores práticas de remarketing
Além dos 7 passos para começar a aplicar o remarketing de forma eficaz e aumentar as suas conversões em marketing digital, você também deve seguir algumas boas práticas, como:
- Segmentação eficaz: segmentar o público de remarketing com base em seus níveis de interesse; engajamento é crucial. Crie listas separadas para visitantes da página inicial, visitantes de páginas específicas, carrinhos abandonados e compradores. Isso possibilita anúncios personalizados e relevantes para cada grupo.
- Equilibrar a frequência: determine a frequência ideal para mostrar os anúncios de remarketing. Evite exibir os anúncios em excesso para evitar irritação e rejeição, mas também evite exibi-los muito pouco para não perder oportunidades de venda. Encontre um equilíbrio testando diferentes frequências e analisando os resultados.
- Adequar a duração: defina a duração apropriada para os anúncios de remarketing, levando em consideração o ciclo de vendas do seu produto ou serviço. Evite exibir anúncios por muito tempo para não perder relevância, mas também não os encerre cedo demais, deixando de converter clientes em potencial que ainda estão na jornada de compra.
- Valor adicional: ofereça benefícios extras aos usuários da lista de remarketing, como descontos, frete grátis e ofertas exclusivas. Isso aumenta o incentivo para concluir a compra e fortalece o relacionamento com os clientes.
Confie em uma equipe que domina o remarketing e diversas estratégias de marketing digital
O remarketing é uma estratégia de marketing digital que pode fazer a diferença nos resultados do seu e-commerce. Ao exibir anúncios personalizados para os visitantes que não converteram no seu site, você pode aumentar a taxa de conversão, o reconhecimento da marca, o relacionamento com os clientes, o custo por aquisição e o retorno sobre o investimento.
Se você quer saber mais sobre remarketing e outras estratégias de marketing digital para o seu e-commerce, entre em contato com a Fizzing. Somos uma agência de marketing digital e publicidade especializada em gerar resultados para negócios on-line. Nós podemos te ajudar a criar campanhas de remarketing eficientes e criativas para reconquistar os visitantes do seu site e aumentar ainda mais as suas vendas.
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