Goste ou não, o Big Brother Brasil ainda é um elemento importante da cultura pop brasileira. Por isso, deve ser visto com atenção por todo profissional de marketing, publicidade ou comunicação que queira estar antenado com o público e as últimas tendências.
Confira algumas lições de marketing que você pode aprender com o reality.
1 – Inserção de marca deve ser feita com sabedoria
A inserção de marcas ou produtos dentro de programas, séries, filmes, novelas e vídeos de terceiros pode dar certo quando ela agrega algum valor ao conteúdo que está sendo exibido, sendo colocada dentro do contexto em vez de atrapalhar a experiência dos espectadores.
O BBB sempre trouxe cases criativos de inserção de marcas e merchans – em especial na prova do líder. Além da alta visibilidade (é um dos momentos mais importantes do reality), cada prova tem uma dinâmica e regras diferentes, as quais podem ser adaptadas para reforçar o storytelling e o conceito do anunciante.
Um bom exemplo foi o da Lojas Americanas. Na prova de resistência de 2022, os participantes ficaram em um carrossel, fantasiados como produtos da rede que estavam em promoção durante a semana do consumidor. Toda vez que o carrossel parava, um dos participantes era “escaneado” (com direito a fumaça no rosto) e a oferta aparecia no telão:
https://globoplay.globo.com/v/10377917/
Outro bom exemplo recente foi a Fiat, que usou a superprova (valendo anjo e líder, ao mesmo tempo) para divulgar o SUV Pulse: novo carro da marca. Nela, os participantes deveriam construir uma estrada da casa do BBB até a “fábrica” do novo carro, em Betim:
https://globoplay.globo.com/v/10230176/
Alguns participantes também aproveitam para divulgar seus próprios negócios. O melhor case foi o da Boca Rosa, que usou o espaço do BBB 20 para mostrar sua linha de maquiagem, aplicando os produtos no dia a dia. Inclusive, as vendas bombaram quando a make da influenciadora se manteve firme e forte, mesmo após um momento de choro da sister.

2 – A importância dos influenciadores
Falando em influencers, eles foram um fator essencial para a retomada da audiência do BBB, que já estava em queda há algum tempo.
Percebendo que a velha fórmula estava ficando defasada, a Globo mudou o critério de seleção dos brothers. Em vez de chamar apenas anônimos, criou o esquema Pipocas x Camarote, misturando pessoas comuns com outras mais conhecidas, em especial influenciadores digitais.
A estratégia deu certo, uma vez que trouxe a audiência dos fãs desses artistas e produtores de conteúdo. Sem falar em toda a repercussão que o reality passou a ganhar nas redes sociais. Por isso, investir nessas novas celebridades pode ser uma ótima forma de alavancar sua marca.
3 – Os memes e trending topics como forma de impulsionar sua comunicação
O BBB mostrou como memes e assuntos do momento podem ser aproveitados na comunicação de uma marca, principalmente quando usados com bom humor e criatividade. O importante é “entrar na conversa”, surfando na onda para gerar engajamento.
Na edição do ano passado, por exemplo, a Magazine Luiza aproveitou o fato de muitas pessoas estarem curiosas pelo posicionamento da ex-mulher do Pedro Scooby, a atriz Luana Piovani:
Deixe um comentário