Início » Blog » Guest Post e SEO: A visão do blogueiro

Guest Post e SEO: A visão do blogueiro

 
No mundo digital, interação e relacionamento têm sido as palavras-chave para o desenvolvimento de projetos de sucesso. Quando alguém resolve desenvolver um blog, por exemplo, em muitos casos o sucesso é resultado da dedicação e da qualidade do material oferecido a seu público. Entretanto, nem todos têm disponibilidade de alimentar o seu espaço com frequência e conteúdo de qualidade. Nestes casos, nada melhor do que uma ajuda externa para solucionar essa questão. Para entender o quão valioso isto é para as partes, é importante conhecer algumas diretrizes válidas na internet atual. E, indo além, entender como pensa quem detém o espaço para publicação é fundamental para conseguir bons resultados nas negociações de um espaço como colunista convidado, o conceito mais importante na tática do guest post.

Muitas são as técnicas envolvidas em um projeto de SEO. Com as constantes atualizações do algoritmo do Google, algumas perderam força, outras elevaram seu status de funcionalidade. Mas, ao passo que uma técnica ganha força, ela é altamente explorada pelos profissionais da área, criando uma demanda de contatos entre agências, consultores, analistas, jornalistas e blogueiros. É o famoso relacionamento. O Guest Post é uma técnica que leva a este panorama.

Guest-Post-SEO

As últimas atualizações do algoritmo do Google mostram, após inúmeros testes de erros e acertos, que o que está sendo mais privilegiado são os conteúdos completos, ricos em material inédito: aqueles com muita riqueza informacional, que o usuário se sente totalmente satisfeito ao ler. A Serp do Google hoje visa rankear de forma privilegiada quem atende a esses pré-requisitos, ou seja, páginas com links naturais, conteúdos de qualidade, imagens com alt e title condizentes, heading tags que organizem bem o conteúdo da página, entre outros atributos. Não adianta mais forçar a barra, senão o Google vai te pegar!

A importância do Guest Post para o link building

Com todos esses elementos, o guest post passou a ter ainda mais importância para o Link Building, como uma das técnicas mais eficazes. Afinal, relacionamento é a premissa do SEO atual e estar linkado em uma página que tenha tudo a ver com seu site, certamente irá ajudar de uma forma muito mais ativa a torná-lo referência no assunto em que se propõe a abordar. Não adianta criar um artigo sobre moda em um site de automóveis. Esse link não será relevante para o usuário, logo, também não será para Google.

Com todos esses argumentos apresentados, como pensa o blogueiro? O que ele acha sobre a prática do guest post? Será que realmente quem está à frente de um blog sabe, de fato, qual a importância para ele próprio de abrir espaço para uma postagem de um autor convidado? Alguns sabem qual a importância de um link e qual a relevância em se produzir algo qualitativo em seu domínio. Em contrapartida, ainda há uma fatia grande da blogosfera que produz materiais muito bons, mas que ainda não conseguiu reunir informações para a identificação acerca da bilateralidade da técnica, o que, de fato, é realidade comprovada. Completar o conteúdo de seu blog com um artigo convidado que agregue valor e relevância, será bom para todos.

Fala, blogueiro!

Entender o que pensa quem está na linha de frente de blogs importantes faz toda a diferença para a criação de um ambiente de harmonia entre esses dois mundos (blogueiro e colunista convidado). Da mesma forma que passar um pouco do conhecimento técnico aos que não o possuem pode ajudar a mudar o panorama de algumas negociações, que muitas vezes emperram por falta de conhecimento de um das partes envolvidas. O fundamental é que elas coexistam como aliadas e que daqui para frente haja harmonia para o desenvolvimento da blogosfera e do marketing de busca.

O blogueiro Fox Xavier, 24 anos, criador do blog de assuntos relacionados à tecnologia Pitacos Modernos, que atualmente conta com mais de 33 mil visitas por mês, sabe da importância do guest post para a blogosfera, pois “fortalece o meio e firma relações com leitores do blog. Além disso, ajuda na construção de um Pagerank interessante”, afirma Fox, que é taxativo: “Sou totalmente favorável aos guest posts”.

Blog Pitacos Modernos

Quem também é totalmente a favor e acredita que o relacionamento é um dos fundamentos da web atual é o dono do blog Entre todas as coisas, Daniel Bovolento, 20 anos. O jovem afirma que a única restrição a um guest post é quando ele recebe abordagens equivocadas. O singelo pedido do blogueiro é para a manutenção da linha editorial do trabalho que é feito e que conta mensalmente com cerca de 100 mil visitas. “Sou a favor da prática, acho uma experiência bacana para ambos os lados”. Daniel não pede contrapartida, já que sabe da importância de conteúdos diversificados e de extrema qualidade para o fortalecimento do blog. O blogueiro também não garante retorno financeiro ao colunista. “O único retorno que posso garantir para o autor é dos backlinks, já que nem sempre é possível remunerar as contribuições recebidas”.

A importância dos backlinks, como afirmou Daniel, é sim algo importante para quem produz um guest post, da mesma forma que é bastante relevante para o dono do blog receber esse link externo apontando para um site igualmente competente no exercício do seu trabalho. Atualmente, com as diversas mudanças que desejam intervir no modo artificial como era feito o trabalho de link building, é um fato comprovado que a satisfação do leitor conta demais para fins de ranking. Quando esse artigo leva a um site que complemente ou mesmo amplie os horizontes de quem está lendo, a relevância cresce para ambos e não só para o destino final deste link. Quando o autor não tiver a certeza de que esse link será bom para ele, basta atribuir a tag rel=“nofollow”, pois assim o Googlebot não irá seguir este link, já que ele estará afirmando que não confia nele.

Por essas e outras é que o relacionamento baseado em conteúdos relevantes é a tônica das ações da internet atualmente. O SEO não é estático, devemos estar sempre atentos às mudanças e, principalmente, gerar confiança em quem ler e criar um fortalecimento do ambiente online como um espaço de conteúdos satisfatórios. Essa palavra, aliás, é um dos fundamentos do site Coxinha Nerd, que surgiu para não ser apenas mais um blog de notícias e virais. Cristiane Reis, 28 anos, proprietária do blog, afirma que o guest post é fundamental para criar um blog com visões amplas e que não repita fórmulas usadas e já cansadas. “Agregando novos modelos de pensamentos ao projeto, mais leitores se sentirão à vontade para ler, curtir, compartilhar e indicar os textos para seus conhecidos”, afirma.

Ao fazer um pedido de guest post, observe:

Crie um relacionamento com o blogueiro, não suma após a publicação de seu artigo

A blogosfera é extremamente favorável a bons conteúdos e abordagens que agreguem valor. É importante demais ser educado e objetivo. Ninguém é obrigado a aceitar algo, muito menos se a abordagem for feita de forma áspera, mesmo que seu material seja fantástico. A criatividade é levada em conta. Afinal, manter um blog ativo e com diversas visitas é tarefa que exige muita atividade criativa de quem produz, além de um tempo que a maioria não tem. Nem sempre esse ritmo é mantido, e é aí que o colunista convidado pode dar sua contribuição.

A internet não é feita de forma unilateral. Logo, sempre que se falar em sucesso na web, há nessa afirmação um universo de conteúdos criados e pessoas que o consomem, fazendo parte de um ciclo sem fim. Esteja sempre engajado e use as redes sociais para disseminar as postagens e fortalecer as relações com os leitores. Vale muito estudar, além das técnicas de SEO, um pouco de SMO (Social Media Optimization). Isso vale tanto para o dono do espaço, quanto para quem produz. O trabalho é em equipe. Sempre!

Avatar de Fizzing 360°

Comentários

Uma resposta para “Guest Post e SEO: A visão do blogueiro”

  1. Muito bom artigo, cheio de conteúdo relevante. Parabéns e estou no aguardo para mais informações valiosas como essa. Sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *