A pandemia do novo coronavírus forçou o surgimento de novas tendências de negócios e também acelerou processos que já estavam em andamento. Para ser bem-sucedido, o empreendedorismo pós-pandemia não pode perder de vista as mudanças no padrão de consumo das pessoas.
Essas alterações no comportamento das pessoas podem ser resumidas pelo conceito de transformação digital, que já vinha em andamento nos últimos anos e foi catalisada de forma bastante acelerada pela crise. Quantos negócios mais “conservadores”, que só atendiam presencialmente, aproveitaram o atual cenário para estabelecer ou intensificar a sua presença digital, incluindo restaurantes, lojas dos mais diversos ramos, profissionais liberais e tantos outros exemplos?
O objetivo deste texto, portanto, é apresentar algumas tendências que foram intensificadas e novas tendências, mostrando como elas impactam as estratégias de marketing digital de nossos clientes. Afinal de contas, o tão falado novo normal após a pandemia (pois ela vai passar) não será um mero retorno ao estado de coisas anterior. Pelo contrário: muita coisa veio para ficar e muitas outras hão de surgir.
Plataformas de e-commerce e serviços de delivery
Em meio à pandemia, tivemos diversos cases muito bem-sucedidos de clientes da Fizzing que obtiveram ótimos resultados em vendas virtuais, em diversos segmentos de atuação. Por exemplo: os ótimos números de vendas da loja on-line da Natural Fit, fabricante e distribuidora de produtos saudáveis, que com o fechamento dos seus pontos de distribuição redirecionou os esforços e investimentos para sua loja virtual; o desenvolvimento da loja virtual de pneus Outlet Pneus, também com ótimos números no Google Analytics, como apresentamos anteriormente em nosso blog; a loja Dinamicar Pneus, especialista em reparos e manutenção automotiva, passou a realizar um serviço de delivery no qual busca o carro na casa do cliente e depois retorna com os serviços realizados; ampliação dos serviços de delivery do restaurante O Galeto Grill (Niterói); entre muitos outros!
Aumento da produção de conteúdo audiovisual
Com a permanência por maior tempo das pessoas em casa, houve um boom na produção de conteúdo audiovisual nos mais diversos segmentos. Um exemplo bastante interessante é o da rede de academias SixFit (Campinas/SP), que teve que ser fechada devido às medidas sanitárias.
Este exemplo mostra que tal ponto de virada durante a pandemia vai muito além de lojas, restaurantes e outros estabelecimentos que envolvam a aquisição de produtos. Com as academias fechadas, a realização de lives com aulas no Instagram contribuiu bastante tanto para o reconhecimento e fortalecimento da marca quanto para a fidelização dos clientes atuais, que, impossibilitados de frequentar os estabelecimentos da rede, puderam realizar seus exercícios em casa com aulas sem custo adicional.
Novas tendências: casamento virtual
Você já imaginou a realização de casamentos virtuais, ou seja, a distância? Pois temos isso em nosso portfólio. À primeira vista poderíamos imaginar que uma casa de festas e eventos, como nosso cliente Caravelas Eventos, não teria o que fazer no atual cenário, com o fechamento compulsório de estabelecimentos deste tipo e as medidas sanitárias associadas. Mas nada disso!
Nosso cliente realizou um casamento virtual! Isso mesmo! E foi muito bem-sucedido. A pandemia traz novas tendências para estabelecimentos deste tipo, como degustação a distância de buffet, casamentos e cerimônias virtuais etc.. É claro que as festas e cerimônias voltarão, mas com diversas medidas preventivas. Além disso, é de se esperar que muitas pessoas optem por modelos virtuais de eventos. Sem dúvidas, trata-se de uma nova tendência trazida pela pandemia.
Conte com a Fizzing para identificar o perfil de consumo do seu público-alvo!
Neste cenário, sem dúvidas uma das principais medidas para as empresas é verificar, com base em métricas rigorosas e as ferramentas quantitativas consolidadas no mercado publicitário, o perfil do seu público-alvo (e de seus próprios clientes atuais, a fim de mantê-los e fidelizá-los), considerando seu novo padrão de consumo. É certo que o empreendedorismo pós-pandemia terá diversas modificações em relação ao estado de coisas anterior (já está ocorrendo durante a pandemia). Para desenvolver soluções e estratégias adequadas e assertivas, você pode contar com os capacitados e experientes profissionais da Fizzing 360º, agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Entre já em contato que estamos à sua disposição!