Se você ainda não ouviu falar no termo Buzz Marketing, a partir de agora você vai entender tudo sobre esse conceito e como aplicá-lo ao seu negócio. Se pudéssemos resumir Buzz Marketing com apenas uma frase, ela seria “conjunto de estratégias capazes de colocar sua empresa na boca do povo, alavancando suas vendas e gerando engajamento”.
Quer conhecer algumas técnicas do Buzz Marketing para colocar sua marca nos assuntos mais comentados entre as pessoas? Então o texto de hoje é para você!
O que é Buzz Marketing?
Como falamos inicialmente, o Buzz Marketing tem como objetivo principal chamar a atenção das pessoas. É uma estratégia de marketing focada em gerar comentários, opiniões e barulho sobre a sua marca ou determinada campanha. A ideia é que as pessoas passem a discutir sobre o fato nas redes sociais ou no boca a boca e, indiretamente, gerem maior valor para a marca.
Geralmente, o Buzz Marketing é focado em dois tipos de público: os pioneiros e os early adopters, que são aqueles primeiros consumidores que compram um produto recém-lançado no mercado. Como esses públicos são mais propensos a dar uma chance a empresas e produtos desconhecidos, eles são os mais indicados a serem os primeiros clientes da sua marca.
Caso o retorno seja positivo, eles iniciarão a discussão com outras pessoas, espalhando comentários e gerando engajamento com a marca.
Qual a diferença entre Marketing Viral e Buzz Marketing?
Diferentemente do Marketing Viral, que é uma estratégia adotada apenas para repassar uma mensagem ou imagem de maneira espontânea, o Buzz Marketing serve para criar um diálogo com a marca ou algo relacionado a ela. À primeira vista, podem parecer semelhantes, mas muito além de atingir uma grande quantidade de pessoas, o Buzz Marketing quer que elas conversem sobre a marca.
Quais as principais estratégias de Buzz Marketing?
O que muita gente nem imagina é que existe todo um planejamento estratégico por trás dos assuntos que estão na boca do povo diariamente, sejam eles sobre o novo filme da Marvel ou a revelação bombástica da novela das 21h.
Mark Hughes, publicitário e autor do livro Buzzmarketing, descreve os seis gatilhos do Buzz:
- o tabu: ativados quando o tema se trata de assuntos tabus;
- o incomum: aquilo que foge do padrão que estamos acostumados a ver, algo revolucionário;
- o extraordinário: ativado quando vemos algo que é positivamente incrível e cuja satisfação dos clientes é nítida;
- o chocante: ativado quando algo nos choca. Pode ser considerado o gatilho mais comum. Quanto mais comentários, mais buzz sobre o tema, mais chocante é.
- o hilário: tudo que é engraçado, e nos desperta essa emoção, nos conquista;
- o segredo: é o gatilho do “burburinho” que é gerado na gente antes do lançamento de um filme, por exemplo. É aquilo que nos desperta a curiosidade e a sensação de ir atrás dos spoilers.
Uma mesma campanha pode (e deve) ativar mais de um gatilho ao mesmo tempo e, se utilizada da maneira certa, uma boa estratégia de Buzz Marketing pode trazer resultados incríveis.
Por que o Buzz Marketing é importante?
Hoje, antes de realizar qualquer compra, os consumidores querem saber informações confiáveis sobre o produto ou serviço que irão adquirir. Fazem buscas na internet, querem conhecer diferentes tipos de marcas e estão mais abertos a indicações.
E, sem dúvidas, as fontes mais confiáveis são outras pessoas. O que um amigo ou conhecido fala sobre uma empresa é um importante fator na percepção da marca e fundamental na decisão de compra.
Invista no Buzz Marketing!
Como vimos, colocar sua marca, ou uma campanha, na boca do povo, exige boas estratégias de Buzz Marketing. Na Fizzing 360º, agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, você encontra profissionais qualificados e experientes em estratégias de Buzz Marketing. Entre em contato conosco!