Toda empresa que investe em marketing digital e quer vender mais precisa estar atenta ao conteúdo gerado pelo usuário, também conhecido como user generated content (UGC). Afinal, usar esse tipo de conteúdo pode ser a forma mais eficaz, barata e rápida de alcançar o seu público-alvo.
Como o próprio nome já diz, o UGC nada mais é do que o conteúdo gerado pelo próprio usuário, no caso, pelo seu próprio consumidor. Por exemplo: quando alguém faz uma avaliação da sua empresa no Google, ou compartilha um vídeo usando o seu produto no TikTok , ou faz um check-in no Insta dentro do seu estabelecimento; tudo isso é conteúdo gerado pelo usuário.
Hoje em dia, consumidores ou potenciais consumidores não recebem mais publicidade passivamente das empresas. Eles criam conteúdos através de vídeos e fotos do seu produto, dão feedbacks sobre suas experiências, fazem perguntas e compartilham seus momentos de consumo nas redes sociais. Enfim, muitas pessoas estão gerando conteúdos gratuitos sobre a sua marca na internet, os quais sua equipe de marketing, se estiver bem atenta, pode aproveitar.
A questão é: como sua empresa pode encontrar e utilizar esses conteúdos autênticos? É possível estimular esse tipo de ação nos usuários? Veja como aproveitar o UGC na sua comunicação e quais as vantagens do conteúdo gerado pelo próprio consumidor.
Quais são os tipos de conteúdos gerados pelo próprio consumidor (UGC)?
Existem vários tipos de conteúdos que os usuários podem gerar sobre sua marca no mundo virtual. Tanto para o bem, quanto para o mal. Por isso, é importante um trabalho de monitoramento atento no Google, nas redes sociais, nos canais oficiais da sua empresa, no Reclame Aqui e em sites e apps de avaliação que seu público-alvo costuma utilizar.
Aqui estão alguns dos principais tipos de conteúdos que os usuários costumam gerar sobre as marcas na internet:
1 – Avaliações
Existem diversos canais pelos quais os consumidores podem deixar avaliações sobre suas experiências com produtos e serviços. Sejam elas positivas ou negativas.
Os mais comuns são o Google e o Facebook, que permitem às pessoas darem notas para as empresas e deixarem um comentário. No entanto, há também o Reclame Aqui, assim como e-commerces e marketplaces (caso seu produto esteja sendo vendido neles).
Essas avaliações costumam ter uma grande influência na decisão de compra das pessoas, uma vez que são feitas de forma autêntica e por quem já teve alguma experiência com a sua marca. Além disso, servem como um bom termômetro para medir a satisfação dos seus clientes. Por isso, não deixe de acompanhá-las.
2 – Publicações com a sua marca
Outra forma muito comum do público gerar conteúdo é por meio de publicações nas redes sociais citando a sua marca. O consumidor pode simplesmente compartilhar uma foto ou um vídeo marcando o perfil da sua empresa, citá-la com um “@” na legenda ou usar uma hashtag que você costuma colocar nas postagens.
Normalmente, as redes sociais sempre enviam uma notificação quando alguém marca o perfil da sua empresa em um post ou story. Basta ficar sempre atento às menções, para saber o que andam falando da sua marca e usar esse conteúdo na sua comunicação. Assim como também deve haver o monitoramento das principais hashtags que são utilizadas nos seus posts.
3 – Check-ins
Redes sociais como o Instagram e Facebook também permitem adicionar a localização nas postagens ou nos stories, inclusive quando a pessoa está em algum estabelecimento.
Se você é dono de um bar, restaurante, loja ou algum negócio físico que os clientes visitam com frequência, é sempre bom ficar atento às notificações de pessoas que fazem check-in, especialmente quando a empresa estiver promovendo algum evento.
Outra forma de ver se alguém colocou o seu estabelecimento como localização no Instagram é pesquisar o nome da sua empresa na barra de busca e ir para a aba de “Locais”.
4 – Interações com a marca
O UGC também pode se manifestar em simples interações do target com a marca nas redes sociais e no seu blog, como compartilhamentos de postagens que você publicou, comentários e mensagens inbox.
Essas interações são importantes para que você possa entender os anseios e dúvidas do seu público, assim como expandir sua marca, uma vez que cada compartilhamento feito amplia ainda mais o número de pessoas para as quais sua publicação irá aparecer.
Algumas formas de aproveitar o User Generated Content (UGC) na sua comunicação
Coloque espaço para avaliações no seu e-commerce
Se sua empresa possui um e-commerce, é essencial disponibilizar uma área de comentários, já que muitos usuários buscam a opinião de outras pessoas que já usaram o produto antes de decidir comprá-lo. Especialmente em marketplaces, quando você está vendendo produtos de terceiros.
Isso trará mais credibilidade e dará uma ideia de transparência para o seu negócio, além de servir como parâmetro para que você possa julgar quais produtos devem ter maior ou menor destaque dentro da sua loja virtual.
Sem falar que o gatilho da prova social, quando a avaliação é positiva, aumenta consideravelmente as chances de venda, uma vez que se trata da opinião autêntica de uma pessoa que consumiu seu produto ou serviço, como já citamos antes.
Crie ações on-line que estimulem as pessoas a publicarem posts marcando a sua empresa
Você pode iniciar um desafio engraçado no TikTok ou alguma corrente no Instagram, por exemplo, em que o usuário precisa postar uma foto ou vídeo usando seu produto em alguma situação inusitada, para solucionar algum problema do dia a dia etc. Sempre lembrando de pedir para a pessoa marcar sua empresa ou usar uma hashtag específica para a ação, já que será necessário achar as publicações e repostá-las depois.
Para estimular as pessoas a entrarem na brincadeira, caso sua marca ainda não tenha um grande número de seguidores, você pode contratar algum influenciador que tenha relevância no seu nicho, para que ele comece a ação. Assim como oferecer prêmios para as melhores postagens ou para os primeiros que publicarem (neste caso, fique atento às regras de concursos culturais nas redes sociais).
Uma outra forma de estimular seus consumidores a subirem posts nas redes sociais citando a sua marca é criar alguma hashtag criativa que tenha relação com momentos nos quais seu produto ou serviço está sendo utilizado por eles. Um bom exemplo é a hashtag #adobe_perspective, usada por designers para mostrar trabalhos feitos com ferramentas da Adobe. Todas as postagens que usam a hashtag são compartilhadas na página da Adobe.
Invista em ações off-line também
Não é só no on que você pode estimular seus clientes a criarem publicações sobre a sua empresa. Como já ressaltamos, check-ins também são uma forma de conteúdo gerado pelo seu consumidor. Então, por que não promover ações especiais dentro do seu negócio?
Aproveite datas especiais, como Natal, Páscoa, Ano Novo, Halloween ou até mesmo o aniversário da sua marca para promover eventos, sorteios, gincanas, oferecer brindes ou, até mesmo, colocar uma decoração bem diferente no seu estabelecimento.
Se seu cliente tiver uma boa experiência, a chance dele tirar uma foto ou gravar um vídeo para subir nas redes sociais – marcando a sua empresa e colocando a localização – será ainda maior.
Explore a moda do unboxing
Um tipo de conteúdo muito comum não só entre influenciadores, como até mesmo entre pessoas comuns, é o do unboxing, que consiste basicamente em um vídeo ou boomerang do usuário abrindo a caixa de alguma encomenda que ele recebeu. Para empresas que vendem produtos on-line, essa pode ser uma ótima oportunidade.
Já imaginou o seu cliente recebendo sua encomenda em uma caixa bonita, estilizada e bem diferente do convencional? Ainda trazendo o produto em excelentes condições, com direito a alguns brindes bem especiais, como, por exemplo, relacionados ao livro que ele comprou? Nesta situação haverá uma chance bem maior de compartilhamento da experiência desse cliente nas redes sociais.
Use as interações dos usuários nas suas estratégias de conteúdo
Muitos comentários e mensagens que seus clientes deixam nos seus posts de redes sociais, no seu blog ou até mesmo no seu site podem trazer excelentes insights para sua equipe de marketing.
Por exemplo: se seus clientes costumam ter uma determinada dúvida com certa frequência, talvez valha um vídeo ou carrossel explicando a questão. Assim, sua produção de conteúdo estará em consonância com as informações que o seu público-alvo quer saber.
Estimule a interação nas suas publicações
Crie conteúdos que estimulem o usuário a marcar os amigos nos comentários ou que tenham informações relevantes para o target, de forma que ele queira compartilhá-las com seus amigos e seguidores.
Stickers interativos nos stories, como enquetes e espaços para perguntas, também estimulam que os seguidores participem da produção do conteúdo e ainda deixem informações importantíssimas para que você consiga compreender melhor a branding persona do seu negócio.
Vantagens de utilizar o UGC no marketing
- Maior credibilidade: uma pesquisa da Nielsen mostra que 92% dos usuários acreditam mais em conteúdos orgânicos, produzidos pelo próprio usuário, do que em publicidade tradicional. Mais uma prova da grande força do gatilho da prova social.
- Menos gasto de dinheiro e tempo: como se trata de conteúdo produzido pelo próprio consumidor, de graça, sua equipe de marketing terá muito mais material para trabalhar, sem precisar gastar tanto tempo e dinheiro.
- Melhor entendimento do seu público-alvo: ao analisar as avaliações, os comentários e as mensagens dos seus clientes, será possível ter um feedback não só do nível de satisfação dele com seu produto ou serviço, como também conhecer melhor suas necessidades, dúvidas e o que faz com que ele engaje.
- Conteúdos de marketing mais assertivos: conhecendo melhor o seu público, você poderá adaptar melhor sua comunicação ao perfil dele e gerar melhores resultados.
Conte com a Fizzing nesse processo
Temos uma equipe especializada na criação de canais de contato com consumidores e potenciais consumidores, assim como no desenvolvimento de um marketing de relacionamento. Com as estratégias certas, podemos aumentar o engajamento do target com a sua marca e estimular a produção de UGC por meio de ações on e off.
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