Início » Blog » Green marketing digital: a chave para atrair os novos consumidores
Ícone de YouTube e ilustração de um alto-falante verdes, representando o green marketing digital e offline, com o seguinte texto: Green Marketing: sustentabilidade também é um bom negócio.

Green marketing digital: a chave para atrair os novos consumidores

Você já ouviu falar sobre green marketing? Também conhecido como marketing ambiental, marketing ecológico ou ecomarketing, é um conjunto de estratégias de marketing digital e off-line que visam promover produtos, serviços ou marcas com um impacto positivo no meio ambiente, seja na produção, consumo ou disposição final.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Serasa Experian, 85% dos jovens da Geração Z afirmam que é extremamente ou muito importante que as empresas implementem programas para melhorar o meio ambiente. A mesma pesquisa também apontou que 73% dos jovens da Geração Z estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis.

Já um estudo da Bain e Company, realizado em novembro de 2023, mostra que 81% dos consumidores no Brasil estão preocupados ou extremamente preocupados com questões ambientais. Além disso, os brasileiros estão dispostos a pagar entre 15% a 20% mais por produtos sustentáveis.

Portanto, se você deseja atrair esse público, é crucial adotar uma estratégia de marketing verde. Isso implica em incorporar práticas sustentáveis em todos os aspectos do seu negócio, desde a produção até a distribuição.

Caso você não saiba como aplicá-la em seu negócio, fique conosco, pois vamos te mostrar como fazer isso com sucesso.

Os pilares do Green Marketing 

Antes de dar o primeiro passo, é essencial ter os pilares bem definidos e trilhá-los na sua estratégia de marketing digital. Aqui se inicia a caminhada rumo a uma mentalidade mais sustentável para a sua empresa. Isso envolve desbravar desde o entendimento do seu público consumidor até a reconfiguração dos processos. Explore a sua trilha em direção à sustentabilidade:

Inovação

A empresa deve centrar seus esforços no desenvolvimento constante de ações, produtos ou serviços voltados para a sustentabilidade ou atividades correlacionadas. 

Um bom exemplo disso é investir na reutilização de embalagens, garrafas e rótulos, dando vantagens para os clientes que enviarem a embalagem de volta para sua empresa, para fins de reciclagem. Assim como utilizando o sistema de refil (no caso de líquidos, alimentos e bebidas), no qual seus clientes podem repor o conteúdo da garrafa ou embalagem. 

Outras atitudes que você pode adotar são: financiar ou apoiar ONGs envolvidas com a preservação do meio ambiente; garantir o descarte adequado de lixo gerado pela sua empresa, especialmente se ela lida com muito material inorgânico (ex.: laboratórios) e escolher apenas fornecedores que sigam as regras de sustentabilidade recomendadas pelos principais órgãos ambientais.

Responsabilidade social

A responsabilidade social também deve ser incorporada à cultura empresarial. Ao estimular iniciativas de marketing comunitário ou ações voltadas para o bem-estar da sociedade, os consumidores também são beneficiados.

Além das ações que citamos no item anterior, você deve realizar treinamentos internos com as diversas equipes da sua empresa, para que elas estejam cientes das melhores práticas na hora de descartar o lixo, desenvolver os produtos, escolher os fornecedores etc.  

Postagem mostrando uma ação de green marketing que a Dover-Roll, cliente da Fizzing, fez para estimular a limpeza das praias

Criação de valor para o cliente

A utilização dos recursos da empresa deve gerar valor e propiciar a fidelização do cliente, já que iniciativas de green marketing atendem às necessidades de um consumidor atual, notavelmente mais consciente e engajado.

Além da comunicação ativa por meio do marketing digital e offline da sua empresa, divulgando as ações adotadas por ela para garantir um mundo mais sustentável, você pode buscar selos de ONGs e instituições públicas que são referências em questões ambientais, para exibir em suas peças publicitárias. Para isso, é necessário verificar as regras específicas dessas organizações. 

Como implementar o marketing sustentável?

As ferramentas e estratégias para colocar o conceito de green marketing em prática transitam pelo planejamento estratégico de marketing, reestruturação dos processos produtivos, avaliação de fornecedores, projetos sociais, economia circular e muito mais. Examinemos algumas práticas.

Fomentar o green marketing

Esta tática visa ações que promovam o meio ambiente e sustentam uma consciência ecológica. O objetivo é apresentar ao público uma imagem ecologicamente amigável, fundamentada em serviços, produtos ou iniciativas que contribuam positivamente para o meio ambiente.

Adotar o ESG

ESG, a sigla para Governança Ambiental, Social e Cooperativa em inglês, constitui não somente uma estratégia de marketing, mas um conceito de governança corporativa que transcende o aspecto financeiro. A avaliação do desempenho empresarial inclui agora considerações sociais e ambientais, embasadas em informações mensuráveis e precisas.

Redefinir o processo produtivo

No caminho para adotar essa abordagem, escolher matérias-primas sustentáveis e envolver a comunidade no processo de produção são passos cruciais. Além disso, a redução consciente do consumo de água e a incorporação de energia solar são práticas que impulsionam o marketing sustentável.

Reformular a distribuição

O impacto de uma gestão sustentável é sentido até na forma como o produto chega ao consumidor. Ao expor produtos em lojas, opte por equipamentos e iluminação de baixo consumo, como LEDs, e valorize sempre a luz natural. No caso de entregas, escolha opções de transporte alternativas com baixa emissão de carbono.

Promover divulgação consciente

A promoção de produtos ou serviços também pode ser sustentável. Aproveite o potencial do marketing digital para evitar panfletos e anúncios em papel, que geram resíduos físicos. Considere a criação de campanhas de marketing com vídeos com potencial viral que eduquem os consumidores sobre consumo consciente, buscando estabelecer um valor duradouro.

Priorizar embalagens recicláveis

Desenvolver embalagens recicláveis, que possam ser reutilizadas internamente ou como matéria-prima para outras indústrias, é uma abordagem sustentável. Materiais alternativos, como bambu, madeira de reflorestamento ou papelão podem ser considerados.

Green Marketing para pequenas empresas

Para as micro e pequenas empresas, especialmente aquelas que encontram seu espaço nas plataformas de redes sociais, o green marketing surge como uma estratégia incrivelmente atraente para chamar a atenção da Geração Z, que está totalmente imersa na cultura digital. Ao exibir suas práticas sustentáveis, produtos eco-friendly e iniciativas solidárias, essas empresas conseguem envolver os jovens de forma engajada e construir uma audiência consciente e conectada.

Além disso, o green marketing traz uma série de vantagens para a empresa. Ele não só permite que ela se destaque da concorrência, reduza custos e aprimore sua reputação, como também prepara o terreno para um futuro próximo, onde as preocupações ambientais tendem a ganhar ainda mais relevância. As empresas que já incorporam o green marketing estarão na dianteira, prontas para enfrentar as mudanças que estão por vir no cenário empresarial.

Veja mais 8 estratégias de marketing digital para Geração Z e se prepare para o futuro!

Para trilhar o Green Marketing em sua empresa, conte com quem entende do assunto!

Acreditamos que a autenticidade é a chave para o sucesso do marketing sustentável. Aqui, as estratégias são construídas com comprometimento e planejamento cuidadoso. A missão da agência é garantir que a sua marca cause um impacto efetivo, uma vez que a sinceridade é o que realmente importa. Você pode confiar na Fizzing para orientá-lo no caminho certo, pois ações autênticas têm um poder maior e contribuem para um futuro promissor para todos.

Venha para um futuro mais verde com a gente:

Avatar de Letícia Capella

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *