O Pinterest, objetivamente, é uma rede social de compartilhamento de fotos. Entretanto, podemos dizer que essa plataforma não deve ser comparada com o Instagram, pois possui inúmeras funcionalidades que vão além do simples compartilhamento. Ela funciona como um mural, um quadro no qual compartilhamos e gerenciamos fotos inspiradoras, ou de segmentos específicos.
O usuário, ao se cadastrar, pode compartilhar imagens e vídeos, recompartilhar imagens de outras pessoas ou empresas, e organizá-las em coleções ou quadros, os chamados boards, sendo também possível deixar comentários. O site pode ser associado ao Facebook,Twitter e Youtube, permitindo uma interação de forma mais ampla.
Vantagens de ter um perfil empresarial no Pinterest
Ter um perfil no Pinterest vai depender da estratégia de marketing digital traçada pela empresa. Além de compartilhar imagens, o que é bom para o branding da marca, a rede social pode atuar como direcionadora de tráfego para o site, networking e promover produtos de e-commerce.
- Direcionar o tráfego: os usuários podem ver imagens do seu blog e site, e, ao clicar nelas, são direcionados para o link de destino. Por isso, é bom investir em imagens interessantes e que despertem atenção.
- Networking: a plataforma permite que seja divulgada a URL do seu site, e ajuda com o relacionamento. Por intermédio de pesquisa que o Pinterest disponibiliza, é possível encontrar usuários com gostos que se enquadram com o perfil da empresa, segui-lo e ser seguido de volta.
- Promover produtos: as imagens são direcionadas para o link de destino. Assim, a imagem do produto, ao ser clicada, pode direcionar o internauta para a página de compra do seu e-commerce. É importante pensar no usuário e não utilizar a plataforma apenas para divulgar produtos.
Vantagens de registrar o Pinterest em nome da sua empresa
A princípio o Pinterest aceitava apenas perfis de pessoas físicas, mas no final de 2012 foi disponibilizada a ferramenta para o cadastro de empresas, dispensando a obrigatoriedade de preencher campos de dados como “sobrenome”, por exemplo.
Ao criar um perfil com o nome de sua empresa, é possível fazer a verificação do seu website, o que passa mais credibilidade aos usuários. Uma vez que o perfil é considerado o oficial daquela marca, os perfis falsos perdem seus seguidores, que migram para o perfil oficial.
Como empresa, a exemplo do Facebook, os administradores têm acesso a botões e widgets para gerenciar o perfil que os usuários de pessoa física não possuem. Além disso, os botões Pint It e Follow, e os widgets Profile e Board, trazem mais engajamento por parte dos usuários e maior tráfego ao seu website.
Vídeo no Youtube mostra o crescimento e importância do Pinterest
Em 2012 foi lançado um vídeo fazendo um levantamento do Pinterest como plataforma social. O Pinterest | The UltimateInfographicGuideToPinterest, que você confere aqui embaixo, faz referência à quantidade de usuários na rede, ao crescimento comparado a outras redes sociais, tipo de público que mais acessa o Pinterest, além de tempo médio gasto com navegação, e vantagens de utilização. Confira o vídeo e saiba por que o Pinterest pode ser uma boa ferramenta de marketing digital!
Por: Andrielle Bressane
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