O termo “marketing de conteúdo” refere-se à criação de materiais de alta qualidade, relevantes e valiosos, destinados a atrair leads e envolver clientes. Sua função central é, em vez de inibir o público com anúncios diretos que frequentemente “ligam o botão pular”, estimular a curiosidade, atender às necessidades, estabelecer credibilidade e se comunicar de forma autêntica. Esse processo é parte essencial de uma estratégia de marketing digital mais ampla chamada de inbound marketing.
No entanto, nem sempre o marketing de conteúdo consegue alcançar o nível do marketing de relacionamento. Isso ocorre porque os usuários frequentemente se sentem sobrecarregados pelo excesso de informações e anseiam pela proximidade que costumava caracterizar os primórdios do Instagram, quando era comum ver pessoas compartilhando momentos simples como almoços e jantares.
A questão é: como equilibrar o marketing de conteúdo para não prejudicar o relacionamento com os leads? É isso que exploraremos neste postblog.
O Instagram: da socialização à aspiração no marketing digital
O Instagram começou como uma plataforma para compartilhar fotos cotidianas e manter conexões com amigos e familiares. No entanto, à medida que cresceu, incorporou novas funcionalidades que mudaram sua utilização. Hoje, de acordo com o Business Insider, uma das fontes de notícias e negócios mais respeitadas globalmente, a rede é mais um espaço para inspiração do que para socialização. Ou seja, agora, as pessoas utilizam a rede para obter informações, descobrir novos locais e até mesmo fazer compras.
Inclusive, boa parte da geração Z já substitui o Google por redes sociais como o TikTok e o Instagram na hora de fazer suas pesquisas.
Essa transformação beneficiou significativamente o marketing digital, mas é fundamental entender que o Instagram, como uma das principais plataformas de marketing, também é o lugar onde as pessoas buscam inspirações baseadas em pessoas reais, seja com amigos, influenciadores ou empresas que investem em conteúdo autêntico e próximo do público. Isso gera afinidade, identificação, um motivo adicional para o interesse.
Conteúdo estático e impessoal: uma ameaça ao seu relacionamento com o target?
Na busca por um marketing digital humanizado, a criação de conteúdo estático e impessoal no Instagram não necessariamente se torna obsoleta e muito menos é uma ameaça na sua comunicação. O único ponto que se deve ter em mente é o seguinte: não basta jogar dados e fatos na tela, você precisa criar uma conexão com quem está do outro lado. Como fazer isso? Simples: use elementos que mostrem a personalidade da sua marca, como cores, imagens, emojis e até memes. Assim, você consegue envolver o seu público de forma autêntica e divertida.
Como construir conteúdos mais humanizados para as redes sociais
O marketing digital humanizado visa estabelecer uma conexão emocional e autêntica entre a marca e o público por meio de conteúdo relevante e personalizado, baseado na emoção, empatia e ética. Estudos indicam que essa estratégia pode resultar em maior confiança, lealdade, satisfação e recomendação dos clientes, fortalecendo a imagem da marca e diferenciando-a da concorrência.
Especialmente nos tempos de hoje, em que uma parcela significativa de produtores de conteúdo para redes sociais está usando e abusando das inteligências artificiais, sem dar aquele toque humano essencial.
Leia também: As inteligências artificiais vão substituir as pessoas?
Para implementar o marketing de conteúdo humanizado, é fundamental conhecer o público-alvo, contar histórias envolventes, usar uma linguagem acessível e interagir com o público.
Marketing digital humanizado: 2 dicas para criar relacionamentos no Instagram
Deixar sua comunicação mais humanizada no Instagram não é algo de outro mundo, e você pode conseguir isso seguindo as seguintes dicas:
- Criar um personagem mascote, seja ele animado ou fantoche, que representa a personalidade e os valores da marca. Um exemplo de case nosso é o mascote Galinho, do restaurante Galeto Grill.
- Fazer parcerias com influenciadores digitais que tenham afinidade com a marca e o seu público-alvo. Um bom exemplo é nosso cliente Dover Roll, que sempre faz parcerias com diversos influencers para impulsionar o marketing digital de seus produtos.
- Mostrar alguém que fale sobre os produtos ou serviços da marca de maneira mais próxima, sincera e divertida. Essa pessoa pode ser um funcionário, um cliente ou um representante da marca, que demonstre como os produtos ou serviços podem ser utilizados no dia a dia, destacando seus benefícios, vantagens e inovações.
Ajudamos você a criar relacionamentos com seu target
Agora que você compreendeu a importância de criar conteúdo de qualidade no Instagram, focado na construção de relacionamentos com seu público-alvo, é o momento perfeito para contar com a experiência da Fizzing.
Nossa equipe de especialistas em marketing digital humanizado está pronta para colaborar com você na elaboração de uma estratégia que estabeleça conexões genuínas e envolventes entre sua marca e seu público.
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