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Início » Blog » Marketing Digital » Como usar apas mentais no marketing digital
Cérebro azul sobre um fundo preto, com a frase "Aprenda a usar o mapa mental para melhorar seu marketing digital" ao lado.

Como usar apas mentais no marketing digital

Avatar de Letícia Capella
Letícia Capella
20 de outubro de 2023
Comunicação integrada, Marketing Digital

Planejar e estruturar um bom conteúdo para sites, blogs ou redes sociais é um desafio essencial para o marketing digital. Isso envolve pesquisas de pauta, estruturação do texto, bem como a criação de copies criativas. Mas, já aconteceu de você ficar sem ideias ou inspiração para criar publicações relevantes e atraentes para o seu público? Se você respondeu ‘sim’ a essa pergunta, talvez você precise conhecer uma técnica, ou melhor ferramenta on-line e gratuita, que pode facilitar e otimizar o seu processo de criação de conteúdo: os mapas mentais.

Os mapas mentais são diagramas que representam visualmente as informações e as ideias relacionadas a um tema central. Eles permitem organizar, conectar e expandir os conceitos de forma lógica e criativa, estimulando o fluxo de pensamento e a memória. A boa notícia é que hoje, através de inteligências artificiais, criar um mapa mental de um tema específico é algo que pode ser feito em até mesmo segundos. Esse mapa pode ser usado para diversas finalidades, como brainstorming, planejamento, resumo, pautas, entre outros.

Acompanhe a gente nesse artigo e descubra como essa técnica pode te ajudar a criar conteúdo mais criativo e organizado!

Por que usar mapas mentais na produção de conteúdo?

Utilizar mapas mentais na criação de conteúdo pode ser uma boa estratégia de para melhorar sua produção e cativar sua audiência. Existem diversos benefícios envolvidos nessa prática. Um dos mais notáveis é a liberdade que você ganha para explorar diferentes perspectivas e abordagens de um tema, sem ficar preso a uma estrutura rígida e linear. 

Além disso, se você está prestes a criar conteúdo sobre um assunto que não domina completamente, os mapas mentais também podem ser seu guia para uma pesquisa eficaz, destacando os pontos mais importantes e ajudando a organizar suas ideias de forma clara e coesa.

Outra vantagem é que os mapas mentais permitem que você tenha uma visão clara e completa do seu conteúdo antes de começar a escrever ou a gravar. Isso evita que você perca tempo com longas pesquisas sobre um tema, pois você terá exatamente cada tópico equivalente a ser explorado sobre um assunto. Isso também faz com que você consiga transmitir um conteúdo de forma mais clara, objetiva e atrativa para o seu público

Quais são as ferramentas que podem te ajudar a criar mapas mentais?

Existem várias ferramentas que podem te ajudar a criar mapas mentais de forma fácil e rápida. Neste conteúdo, separamos apenas duas que consideramos mais amigáveis e fáceis de usar por qualquer usuário, mesmo sem experiência.

Mapify: antigo Chatming, é uma plataforma de mapeamento mental on-line alimentada por IA da Xmind. É uma ferramenta gratuita, embora limitada na quantidade de mapas por dia, que permite aos usuários criar e modificar mapas mentais por meio de um chatbot, semelhante ao ChatGPT.

Veja esse exemplo em que usamos o tópico ‘marketing digital’ como base para a criação do mapa mental. Verifique que ele proporciona uma chuva de ideias sobre o nicho, o que poderia ser usado facilmente como insights para novos conteúdos. 

Exemplo de mapa mental usado para buscar temas de conteúdos para marketing digital.

Além do mais, esses tópicos gerados também poderiam ser adicionados na criação de um novo mapa mental explorando ainda mais cada subtópico e suas possibilidades. Por exemplo, poderíamos escolher o ramo ‘marketing de conteúdo’ e gerar um novo mapa mental explorando apenas esse aspecto. Veja o exemplo: 

Exemplo de mapa mental usado para buscar temas de conteúdos para marketing de conteúdo.

Observe que, nesta análise mais detalhada do mapa mental, surgiram novos temas que poderiam ser explorados em um conteúdo. Esses temas estão relacionados ao tópico principal de marketing digital, mas com foco em marketing de conteúdo. Por exemplo, novos temas incluem tipos de conteúdo, estratégias, canais de distribuição e ferramentas. O resultado é uma lista de ideias de conteúdo geradas em poucos segundos.

Chat GPT: Já falamos em nosso blog sobre as principais funções do Chat GPT para o marketing digital e sua revolução nas estratégias de criação. E se eu te disser que, através dele, também é possível criar mapas mentais com insights muito bons para seus conteúdos nos canais de mídia? Sim, o chat GPT também é capaz de criar, não da forma de diagrama, ou seja, com o mesmo layout de outros criadores de mapas mentais, como o Mapify, por exemplo, mas com ideias incríveis que com certeza vão otimizar suas criações, e o melhor: 100% gratuito. Veja esse exemplo em que usamos o mesmo tópico, ‘marketing digital’: 

Exemplo de mapa digital criado pelo ChatGPT, no qual o usuário pediu dicas de temas relacionados a marketing digital.

No entanto, é importante destacar que essa inteligência artificial ainda está em desenvolvimento e que a versão 3.5, que é a gratuita, não é capaz de gerar respostas 100% únicas a cada prompt (comando ou pergunta). Em uma outra tentativa, com o mesmo prompt, por exemplo, ela não gerou o texto do mapa mental em forma de código e sim como texto normal; em uma outra tentativa, ela afirmou não ser capaz de criar mapas mentais, mas como vimos, é possível sim. Se esta situação acontecer, basta abrir uma nova aba de chat e enviar um novo prompt.

Como os mapas mentais podem ajudar na criação de campanhas de marketing digital

Além da criação de conteúdos, os mapas mentais também podem ser uma chave se você estiver precisando criar uma campanha específica para aumentar a venda de algum produto ou serviço específico de sua empresa. Veja este outro exemplo que utilizamos no Mapify (na época em que ele ainda era Chatmind), sob o prompt ‘Gerar ideias para campanha de marketing digital para venda de pneus no Rio de Janeiro’: 

Exemplo de mapa mental criado para buscar sugestões de conteúdos com intuito de vender pneus no Rio de Janeiro.

Notavelmente ele pode proporcionar bons insights, como por exemplo o público-alvo da campanha, palavras-chave, algumas estratégias e até mesmo os canais para a veiculação da campanha. 

Fizemos o mesmo teste, sob o mesmo prompt, com o Chat GPT. Veja o resultado: 

Exemplo de mapa digital criado por meio de uma consulta ao ChatGPT, para conseguir ideias de marketing digital para vender pneus no Rio de Janeiro.

Não trouxemos todo o mapa gerado, pela extensão do texto, no entanto, apenas nessa parte é possível verificar que ele traz uma série de insights para a criação de uma campanha de marketing digital para vendas de pneus no Rio de Janeiro, tais como remarketing, descontos, avaliações e até mesmo a divulgação de avaliações de outros clientes. 

Como podemos potencializar seus resultados?

Como vimos, os mapas mentais representam uma ferramenta poderosa na criação de conteúdo para o seu site, blog, redes sociais e até mesmo na criação de campanhas. Eles desempenham um papel fundamental ao permitir que você visualize, organize e estruture suas ideias de maneira criativa, resultando em economia de tempo e recursos. Além disso, a aplicação dos mapas mentais eleva a qualidade e relevância do seu conteúdo, aprimorando a comunicação e interação com o seu público.

No entanto, é importante ressaltar que os mapas mentais são apenas uma parte do que pode impulsionar verdadeiramente seus resultados. Para obter o máximo proveito dessas ferramentas, é essencial contar com uma equipe especializada que saiba como integrá-las eficazmente nas estratégias de marketing digital. Isso envolve a utilização das melhores ferramentas e técnicas para criar mapas mentais atrativos e persuasivos.

Com nossa expertise de mais de 12 anos no mercado, estamos prontos para transformar suas ideias em resultados mensuráveis. Confie em nossa equipe para conduzir seu negócio ao sucesso. Marque uma avaliação gratuita do seu marketing com o nosso time de especialistas:

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Letícia Capella
Estudante de Letras na Universidade Estácio de Sá, é redatora e revisora na agência Fizzing. Apaixonada pela escrita, está sempre em busca de novos conhecimentos sobre marketing digital e compartilha suas descobertas por meio das palavras, inspirando novas pessoas a adentrarem este universo.

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