Não é mistério pra ninguém o quanto se expandiu na última década o consumo de conteúdo audiovisual, ou seja, de vídeos, principalmente com a grande expansão observada do acesso à internet banda larga e móvel, com amplos pacotes de dados. Por exemplo, praticamente todas as empresas de telecomunicações disponibilizam planos de telefonia móvel com consumo ilimitado de dados em ferramentas como Instagram, YouTube e Facebook. Neste contexto, plataformas como o YouTube e Instagram (por meio do feed, stories e da recente IGTV) vêm ganhando cada vez mais espaço. Neste período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, este consumo se ampliou ainda mais. A importância da produção deste tipo de conteúdo não pode ser ignorada, sendo indispensável a aplicação de uma sólida estratégia de marketing digital.
Inicialmente, é importante ilustrar com alguns dados o boom do consumo deste tipo de conteúdo. Segundo relatório da Tubular Labs, com dados referentes ao Brasil na semana de 16 a 22 de março, o Instagram teve no país um total de 4,5 bilhões de visualizações. Por sua vez, o YouTube (plataforma audiovisual por excelência) apresentou 1,9 bilhão e o Facebook, 3,5 bilhões. Os vídeos das categorias artes e decoração, por exemplo, apresentaram alta de 83% em relação ao período anterior ao surto. O YouTube, globalmente, informou aumento de 250% na produção de conteúdo ao vivo. Considerando que todas essas plataformas possuem sólidas estruturas de anúncios on-line e há mais pessoas consumindo tal tipo de conteúdo, contar com uma estratégica focada em resultados, com a segmentação correta diante do seu público-alvo, e a otimização das conversões, pode ser um diferencial para o seu negócio no atual estado de coisas do mundo.
Atuação institucional da Fizzing na crise
Aqui na Fizzing, por exemplo, ampliamos bastante a produção deste tipo de conteúdo, com produção de vídeos na IGTV e divulgação em todas as demais redes. Nesses vídeos, o nosso diretor de marketing, Rafael Monteiro, têm apresentado a atuação da agência, mostrado como uma estratégia de marketing digital orientada para resultados pode impulsionar negócios dos mais diversos segmentos e dado valiosas dicas para os empreendedores num momento em que muitos deles estão aflitos em meio às incertezas nas quais o mundo está mergulhado.
Com essa estratégia, tivemos um relevante aumento dos leads que recebemos, principalmente clientes interessados em desenvolver novos websites e plataformas de e-commerce. Além do alto número de potenciais clientes, o bom alcance dos vídeos também nos levou a ser chamados para conceder entrevista à BandNews TV, no quadro Empresários de Sucesso. Por meio de segmentações adequadas de acordo com o seu target (público-alvo) e com conteúdo atraente, a publicação, e impulsionamento, de conteúdos deste tipo é uma ótima estratégia para manter e expandir seus negócios no atual momento de crise, no qual aumentou exponencialmente o número de pessoas que ficam em casa.
Confira a atuação de nossos clientes
Conteúdos deste tipo servem bem tanto a uma estratégia de branding e inbound marketing, focada no posicionamento institucional da marca e na fidelização de clientes, quanto a objetivos de curto prazo e objetivamente mensuráveis, como conversões e obtenção de leads de qualidade. Neste sentido, vale apresentar alguns cases bem legais de clientes da Fizzing que estão atuando de forma sólida e consistente nas plataformas audiovisuais.
- Academia SixFit (Campinas/SP) – ampla produção de conteúdo no Instagram com foco em dicas e orientações para que os clientes se exercitem em casa enquanto as unidades seguem fechadas (vídeos na IGTV às segundas, quartas e sextas-feiras e lives às terças e quintas).
- Transformação Militar – curso preparatório para processos seletivos da Marinha segue com a produção e divulgação de vídeos em seu canal no YouTube, com ênfase em videoaulas e em informações sobre os atrativos da carreira.
- Gabriel Rezende – o coach de investimentos e economia está disponibilizando em suas redes conteúdos informativos e dicas, num contexto em que investidores encontram-se bastante preocupados – e não poderia ser diferente.
Dicas para a produção de conteúdo audiovisual
- Utilize palavras-chave escolhidas de acordo com o seu público-alvo e a as tendências de buscas observadas na internet; para tanto, existem diversas ferramentas que podem otimizar o processo, como o Google Trends, por exemplo;
- Faça um vídeo de apresentação, resumindo a sua trajetória, e/ou de seu negócio, e as experiências mais atraentes, além de apresentar com bastante clareza o que tem a oferecer com o(s) produto(s) ou serviço(s) que sua empresa oferece;
- Faça publicações com certa frequência,mas sem parecer enfadonho ou repetitivo; para isso é fundamental escolher os melhores dias e horários de acordo com o perfil do seu público-alvo;
- Capriche na edição do vídeo, tendo em vista que o público está cada vez mais exigente com este tipo de conteúdo;
- Integre a veiculação dos vídeos com as demais ferramentas adotadas, como e-mail marketing e o seu website; afinal de contas, o negócio é único e a estratégia também deve ser, adaptando-se às especificidades de cada ferramenta sem perder de vista o modelo de negócio e a cultura organizacional.
Conte com a Fizzing para elaborar a estratégia de conteúdo audiovisual e obter resultados mensuráveis!
A principal dica não poderia ser diferente: aplique uma sólida estratégia de marketing, como foi apresentado ao longo deste texto. Para isso, você pode contar com toda a expertise da Fizzing, agência de marketing digital e publicidade com escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo. Atuamos com planejamento estratégico, produção de conteúdo audiovisual e otimização de buscas via SEO (search engine optimization), entre outros diversos serviços, para aprimorar o ranqueamento de seu conteúdo e futuras conversões, como e-mail marketing, e-commerce, desenvolvimento de website, inbound marketing, publicidade off-line etc. Entre em contato e saiba como impulsionar o seu negócio!