Quem tem um negócio local precisa adotar estratégias de marketing para que seu empreendimento tenha maior visibilidade e atraia clientes. Para isso, existem algumas ferramentas que colaboram com o desenvolvimento e crescimento de uma empresa. Um desses recursos é o Google Meu Negócio, excelente meio para adquirir um posicionamento de destaque no âmbito digital e alavancar as vendas de um estabelecimento. Se você tem um negócio local e não conhece a ferramenta nem as vantagens que ela proporciona, continue a leitura para descobrir como ela pode ser usada para promover estratégias de marketing .
O que é e como funciona o Google Meu Negócio?
Criado em 2014, o Google Meu Negócio é uma ferramenta que possibilita uma maior exposição das empresas locais nos resultados de pesquisas do buscador e no Google Maps. Totalmente gratuito, ele é considerado um ótimo recurso de marketing digital para negócios de pequeno e médio porte. Ao cadastrar um empreendimento, é gerada uma ficha, como é nomeado o perfil de uma marca. Nela, é possível adicionar informações da organização, como: nome comercial, endereço, número de telefone, e-mail, horário de funcionamento, localização no Google Maps, formas de pagamento, links das redes sociais e do site.
Ao completar com dados todos os tópicos da plataforma, há mais chances de destaque no Google. Para melhor entendimento, imagine-se criando uma ficha da sua empresa no Google Meu Negócio e fornecendo todas as informações necessárias. Quando uma pessoa pesquisar sobre algo que tem relação com o seu negócio, ela poderá vê-lo na primeira página de resultados de buscas e conhecê-lo a partir de então. Com todas as informações disponíveis, ela só precisará entrar em contato para adquirir seu produto ou serviço. Essa facilidade em ser encontrado é o principal benefício dessa ferramenta.
Como usar o Google Meu Negócio para promover estratégias de marketing?
Mais do que apenas criar uma ficha, o Google Meu Negócio pode ser utilizado para desenvolver estratégias de marketing. A começar pela questão daqueles que não têm um site. Esse problema pode ser resolvido com a ferramenta. Com ela, é possível criar um site para o seu negócio local ter presença na web. Além disso, essa plataforma permite que uma empresa tenha um canal direto de comunicação com os clientes, que podem seguir as fichas dos empreendimentos que quiserem. Assim como uma rede social, o Google Meu Negócio possibilita postagens de fotos, ofertas e atualizações que serão enviadas para todos os seus seguidores de forma totalmente gratuita.
Como é muito importante que um empreendedor tenha conhecimento do que os clientes pensam a respeito da sua empresa, o Google Meu Negócio permite que seguidores façam avaliações e comentários nas fichas dos estabelecimentos sobre suas experiências. Esses feedbacks podem ser usados para aperfeiçoar os serviços prestados. Com isso, o consumidor percebe que foi ouvido pela marca e um melhor relacionamento é formado.
Além disso, há uma maneira do proprietário saber sobre o desenvolvimento do perfil do seu negócio através da ferramenta de análise de desempenho, que fica no próprio Google Meu Negócio. Ela fornece variadas métricas sobre o público que podem ser exploradas para otimizar a ficha, obtendo um rankeamento ainda melhor nos resultados de buscas e gerando mais leads e vendas dos produtos ou serviços prestados.
Google Meu Negócio aliado às estratégias de marketing
Ter conhecimento de como funciona o Google Meu Negócio é fundamental para todos que possuem um negócio local. No entanto, é extremamente relevante saber como utilizá-lo junto às estratégias de marketing. Para elaborar o melhor plano de marketing digital, você pode contar uma agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada, como a Fizzing 360°. Com profissionais qualificados, temos ideias criativas para que sua marca seja visualizada, atraia clientes e construa uma comunicação com seu público.