Uma coisa é certa: Mark Zuckerberg tem a plena visão da usabilidade das suas redes sociais. Percebendo o vasto número de usuários do WhatsApp – só no Brasil são mais de 120 milhões de pessoas -, foi lançada uma versão do aplicativo para negócios, o WhatsApp Business. Através desta plataforma, é possível realizar estratégias de marketing digital
e promover o seu produto e/ou serviço. Mas como funciona esse processo de conversão?
Sabendo localizar seu público-alvo, é possível direcionar publicações e campanhas por meio de uma ação call-to-action para atendimento via WhatsApp Business. Pudemos constatar que esse tipo de estratégia de marketing digital gerou cerca de 40% de conversões a mais em campanhas que desenvolvemos para os nossos clientes.
Cases de sucesso da Fizzing com o WhatsApp
A Fizzing 360° possui centenas de cases de sucesso com marketing digital, inclusive utilizando o WhatsApp Business. Separamos alguns deles para ilustrar como funciona o processo:
Dra. Beatriz Medina, nossa cliente e cirurgiã plástica, prospectou 30 novos pacientes no mês de janeiro deste ano utilizando o botão de call-to-action linkado no story do seu perfil no Instagram.
Na Black Friday de 2019, a Dinamicar Pneus obteve mais de 700 conversas através de seus anúncios nas redes sociais que direcionavam para o WhatsApp Business.
A empresa de letreiros WJS alcançou mais de 1.400 cliques no botão de WhatsApp localizado no seu site.
Por que usar o WhatsApp Business?
Antes de enviar mensagens, divulgando produtos e serviços, é necessário estudar o público e traçar as melhores estratégias de marketing digital para que haja conversão e resultados positivos. Por isso, a importância de conhecer as funcionalidades do WhatsApp Business.
Por ser uma conta empresarial, é possível inserir algumas informações essenciais sobre seu negócio, como endereço, site, e-mail e horário de funcionamento. Essas informações auxiliam no momento de administrar pedidos de fornecedores, atendimento ao cliente e até realizar transações comerciais.
Quais as vantagens do aplicativo?
Assim como o WhatsApp pode ser acessado pelo computador, a versão Business também pode ser gerenciada pelo desktop, facilitando o controle das mensagens enviadas e recebidas. Além disso, outras vantagens podem ser listadas, como:
Comunicação eficaz – o aplicativo tem a vantagem de troca de informações quase que instantâneas. Além disso, é possível programar mensagens de envio quando estiver ausente;
Métricas – são essenciais no marketing digital, para avaliar os resultados de cada campanha. No WhatsApp Business é possível verificar alguns dados de leitura, monitorando suas atividades e otimizando seu tempo;
Tags – você pode organizar as conversas por categorias. Exemplo: “pendente”, “pagamento” e “promoção”;
Facilidade em fidelizar – pela comodidade de visualizar e responder as mensagens apenas quando necessário, os clientes sentem-se mais à vontade de procurar por informações via WhatsApp Business, diferentemente de canais telefônicos. E pela facilidade de salvar o contato do consumidor, há como criar um canal de comunicação positivo através de mensagens esporádicas e envio de promoções e novidades do negócios.
Estratégias de marketing digital com a Fizzing 360°
Cada rede social possui um tipo de usabilidade e um público diferente. Por isso, a importância de estudar o segmento do seu negócios para atingir o consumidor final. A Fizzing 360° é uma empresa especializada em marketing digital e comunicação integrada, que analisa e traça as melhores estratégias para alcançar novos clientes e conversões para o seu negócio. Em caso de dúvidas sobre como promover seu produto e/ou serviço, entre em contato conosco!