Vivemos uma época única em nossas vidas! A saúde das pessoas de diferentes continentes tem sido pauta nos meios de comunicação nas últimas semanas e tem causado rumores de crise econômica e instabilidade em diferentes setores. Especialistas financeiros têm estudado formas de prever o quanto a pandemia pode afetar empresas.
A nebulosidade e a incerteza estão afetando diretamente a tomada de decisão de gestores, que, por receio da diminuição de receita, estão diminuindo os gastos de sua empresa em diferentes áreas, até mesmo no investimento em marketing digital e publicidade.
Qual investimento necessário em marketing digital durante tempos de recessão?
Entretanto, segundo matéria divulgada recentemente na Forbes, pesquisas de mercado indicam que reduzir o investimento em marketing digital e propaganda pode ser um caminho perigoso.
Dados analisados na crise econômica de 2008 indicam que a redução de investimento naquele período de 27% em anúncios em jornais, 22% em rádios, 18% em revistas, 11% em Mídia Off, 5% em televisão e 2% on-line não foi a melhor tomada de decisão, já que as empresas que mantiveram e, até mesmo, ampliaram o orçamento em marketing digital e propaganda tiveram aumento de vendas e maior participação de mercado durante e após a recessão.
Estratégias de publicidade e marketing digital usadas em 2008
A tecnologia foi uma área que continuou com avanços mesmo durante a crise de 2008. A Amazon inovou com produtos Kindle, o que auxiliou a aumentar sua participação no mercado, por exemplo. Além disso, após a melhora da economia, a empresa, de forma inédita no mercado, vendeu mais e-books que livros impressos. Isso fez com que a Amazon construísse uma imagem de pioneirismo oferecendo ao seu público-alvo uma alternativa de produtos de qualidade por um baixo custo.
Estratégias de publicidade e marketing digital que estão sendo usadas em 2020
Outra estratégia usada no marketing digital e propaganda é criar oportunidades de realização de bons negócios aos consumidores. Algumas empresas oferecem descontos e promoções especiais para manter, ou, até mesmo, aumentar as vendas. Além disso, oferecer apoio e organizar ações para pequenos produtores são medidas fundamentais para evitar que a economia entre em colapso.
Em conjunto com outras empresas, Chef’s Club e Ifood estão oferecendo a opção para o cliente pagar até 50% a menos em cupons para serem usados em restaurantes locais. É uma ótima estratégia para manter o consumo ativo, com vendas e relevância de mercado.
Estratégias de publicidade e marketing digital que estão sendo usadas para clientes da Fizzing 360°
Estamos sempre antenados nas melhores estratégias para nossos clientes, por isso, criamos ações para auxiliar nesse momento tão difícil e incerto pelo qual o mundo está passando. Cases de marketing digital do setor alimentício e de e-commerce, como O Galeto Grill, CompreOn e Natural Fit, são alguns exemplos. Apostamos em direcionar as vendas para delivery e compras on-line, ofertando preços atrativos aos consumidores, além de orientar o posicionamento da marca em relação à preocupação com a segurança e bem-estar coletivo.
Com isso, ajudamos no seu reposicionamento no mercado, ganhando mais espaço para um novo produto e/ou serviço. Além disso, mantemos a produção e divulgação de conteúdos relevantes, o que contribui para preservar e até aumentar o engajamento nas mídias digitais, estreitando o relacionamento com seus clientes.
Invista em marketing digital
Agora que você já sabe da importância de investir em marketing para a recuperação da sua empresa, é o momento de escolher a agência de marketing digital e comunicação integrada que vai te ajudar nesse momento difícil. A Fizzing 360° tem grande experiência em gestão online e offline de marcas, além de gerenciamento de crise. Trabalhamos com empreendedores individuais, startups e pequenas, médias e grandes empresas, auxiliando na gestão de mídias sociais, anúncios online, mídia off, entre outros serviços. Acesse nosso site, faça um orçamento e vamos juntos recuperar e alavancar sua empresa!