Como vimos no post sobre o futuro da internet, o fim do ano é a época em que as empresas aproveitam para fazer seus balanços e divulgar seus resultados.
Apesar de ser uma empresa com um conceito diferente, o Twitter não ficou de fora dessa retrospectiva. Foram divulgados os assuntos mais comentados de 2012 e, a partir desses dados, podemos refletir sobre o que foi mais discutido nas redes sociais nesse ano que se encerra.
O Twitter como complemento das grandes midias
Podemos dizer que os assuntos mais comentados do ano estão relacionados ao esporte, política e entretenimento. A ferramenta tornou-se uma plataforma na qual as pessoas publicam mensagens factuais, o que acaba potencializando o alcance dos assuntos que já estão sendo discutidos na TV, servindo como uma possibilidade de marketing digital, por exemplo.
No outro lado da moeda temos a utilização do Twitter como uma ferramenta de prestação de serviços. Durante o furacão Sandy, assim como o tsunami no Japão e outros desastres naturais, as pessoas postaram no Twitter fatos aos quais as redes de TV não tinham acesso, ajudando muita gente a chegar em casa com segurança, e atualizando a população atingida pelo furacão.
Os tópicos mais comentados em 2012
Este balanço foi feito através do Twitter americano, e as hashtags (#) em inglês foram usadas pela maioria dos usuários. O único representante brasileiro da lista foi o Rei do Futebol, Pelé. Alguns dos assuntos mais comentados foram:
- #London2012 – Olimpíadas de Londres;
- #JimCameron – Twittou uma mensagem da Fossa das Marianas no Oceano Pacífico, a 35.755 pés de profundidade;
- #Sandy – Furacão que atingiu a costa leste dos Estados Unidos;
- #SuperBowl – Competição de Futebol Americano;
- #Pele (Pelé);
- #Election2012 – Eleições americanas.
A mensagem mais rettwitada do ano foi a do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama: “Four more years” foi reproduzida 810 mil vezes.
Confira o vídeo que mostra a retrospectiva 2012 do Twitter:
By Andrielle Bressane
Deixe um comentário