Muitas pessoas costumam subestimar o e-mail marketing como estratégia de marketing eficaz. No entanto, nossa experiência mostra que ele continua trazendo resultados, especialmente quando utilizado dentro de uma estratégia mais ampla e enviado para os leads certos. Para isso, existe o que chamamos de régua de relacionamento.
Veja o que é a régua de relacionamento, como ela ajuda a potencializar a capacidade de conversão dos seus e-mails marketing e de que forma você pode aplicar essa ferramenta nas suas estratégias de venda.
O que é régua de relacionamento?
A régua de relacionamento nada mais é do que um fluxo de ações de marketing e vendas, normalmente automatizado, que serve para construir um relacionamento com o cliente durante toda a jornada de compra.
Para entender o que é a jornada de compra, pense no seguinte exemplo: digamos que o seu Zé está tendo problemas para vender na sua loja e não sabe que isso se deve a gaps na sua comunicação. O que ele fará? Irá pesquisar no Google como aumentar suas vendas.
É a nossa oportunidade de aparecer! Como temos uma agência de publicidade, podemos criar um postblog com o tema “5 sinais de que os seus problemas de vendas estão relacionados à comunicação”.
Se ele estiver seguindo todas as diretrizes de SEO, o texto aparecerá para o seu Zé durante a pesquisa no Google e ele irá ler.
Pronto! Agora o seu Zé sabe que seu problema está na estratégia de comunicação e vai buscar possíveis soluções. Aqui, podemos disponibilizar um formulário, no qual o visitante do blog deixa seu e-mail para receber e-books, newsletters e outros conteúdos com mais detalhes sobre o assunto.
Caso seu Zé deixe seus dados no formulário, ele se transforma em um lead, um contato da sua empresa, entrando em uma nova fase da jornada de compra. Para que ele passe para as duas últimas fases (compra e fidelização), é necessário oferecer conteúdo relevante, que o mantenha interessado. Aqui, entra a régua de relacionamento.
Como funciona a régua de relacionamento em e-mail marketing?
Normalmente, a régua de relacionamento segue algumas etapas importantes. Confira quais são!
1 – Captação dos leads
Nesta etapa, o objetivo é atrair potenciais clientes por meio de uma estratégia de inbound marketing, para que eles deixem seus contatos de forma espontânea e se transformem em leads. Assim como no exemplo do seu Zé, que falamos lá em cima.
Exemplos de conteúdos para usar nessa parte:
- Postblogs falando sobre o tema de forma introdutória, com um formulário para o visitante deixar seu e-mail e receber e-books ou newsletters com mais detalhes;
- Anúncios de Facebook Ads para captação de leads;
- Anúncios convidando os potenciais clientes a assistirem um webinar, aulão ou minicurso sobre o assunto, que só poderá ser acessado por aqueles que deixarem seus e-mails;
- Landing pages com formulários.
2 – E-mail de boas-vindas
É enviado um e-mail marketing para todos os novos leads que forem entrando, dando-lhes as boas-vindas e informando, de maneira geral, o que eles receberão da sua empresa daqui pra frente.
Exemplos de conteúdos para usar nessa parte:
- E-mail escrito de boas-vindas;
- Arte de e-mail marketing com texto de boas-vindas;
- Primeiro e-book, newsletter ou link para o vídeo (caso o lead tenha deixado seus contatos com essa promessa);
- E-mail marketing estimulando o lead a informar os assuntos que mais o interessam, para personalizar ainda mais os próximos disparos.
3 – Alimentação dos leads
Os leads que abriram o e-mail de boas-vindas e/ou baixaram o primeiro e-book que você mandou entrarão na próxima fase da régua, que é a de nutrição e educação. Aqui, o importante é enviar o material certo, para os leads certos, no momento certo.
Envie e-mails marketing com conteúdos informativos mais ricos, monitorando as ações dos leads. Assim, você saberá quais deles estão mais engajados (baixaram os e-books, abriram os e-mails etc.) e o quanto de conhecimento sobre o assunto cada um deles já adquiriu dentro da régua de relacionamento.
Para os leads mais engajados, envie conteúdos cada vez mais aprofundados, que falem sobre novidades e possibilidades do mercado e as soluções que sua empresa oferece. Desta forma, esses contatos estarão muito mais propensos a comprarem seus produtos ou serviços, já que sabem exatamente como eles funcionam.
Exemplos de conteúdos para usar nessa parte:
- E-books com diferentes níveis de profundidade no assunto;
- Newsletters cada vez mais aprofundadas;
- Notificações sobre novidades do mercado;
- E-mails falando sobre o tipo de solução que sua empresa oferece.
4 – Oportunidades de negócio
Aqueles leads que engajaram nos e-mails da etapa anterior e já sabem que o seu produto ou serviço é a melhor solução para o problema que elas enfrentam entram na nova fase da régua de relacionamento.
Esses são os chamados leads qualificados, que têm grandes chances de se tornarem clientes. Hora de vender seu negócio! Mostrar por que ele é melhor que o da concorrência.
Exemplos de conteúdos para usar nessa parte:
- E-mails marketing com os diferenciais da sua empresa e um botão para acessar o site;
- Envio de promoções, descontos e degustações, com botão chamativo direcionando para a página de compra;
- Newsletters com novidades da sua empresa;
- E-mails com depoimentos, dados e cases que comprovem a eficácia da sua empresa.
5 – Pós-venda
O relacionamento com seus clientes não acaba após a venda. É importante estabelecer estratégias pós-venda para fidelizar seus compradores, aumentando o ticket médio dos seus produtos ou serviços.
Você pode automatizar o envio de e-mails especiais na sua régua de relacionamento, voltados para aqueles que já são seus clientes ou compraram com você. O objetivo é que eles continuem engajados e consumindo na sua empresa.
Por exemplo: se você é dono de um autocenter, pode automatizar o envio de notificações por e-mail a cada 6 meses, lembrando seus atuais clientes de realizarem uma revisão automotiva.
Exemplos de conteúdos para usar nessa parte:
- E-mails marketing com novidades da sua empresa (novos produtos que tenham a ver com o perfil do cliente, novos recursos dos serviços, atualizações etc.);
- Promoções e eventos exclusivos para clientes;
- Envio de materiais exclusivos para clientes;
- Pesquisas de opinião por e-mail, para saber se seus clientes estão satisfeitos;
- Dicas de novas formas de usar seus produtos e serviços;
- Notificações e lembretes.
Importante ressaltar: a quantidade de e-mails e a duração de cada etapa da régua de relacionamento variam de acordo com o tipo de negócio. Empresas que vendem produtos e serviços mais simples, por exemplo, podem focar mais na quarta e quinta etapas, já que não há tanta necessidade de educar o target.
Já negócios com produtos ou serviços mais complexos, que nem sempre são conhecidos pelo público-alvo em geral, devem investir massivamente na terceira etapa, de forma que os leads conheçam melhor a solução.
Como criar uma régua de relacionamento?
Como você deve ter percebido, todo esse processo é impossível de ser realizado à mão. Por isso, existem ferramentas como RD Station e HubSpot, nas quais é possível inserir uma lista de leads e automatizar os envios dos e-mails marketing.
Funciona assim: o lead executa uma determinada ação e a ferramenta dispara o e-mail correspondente. Por exemplo, abre o e-mail de boas-vindas > recebe os primeiros e-mails informativos > engaja com esses primeiros e-mails > recebe outros mais aprofundados > engaja com esses também > recebe e-mails falando sobre sua empresa > clica no botão e realiza a primeira compra > entra no fluxo pós-venda.
Essa é só uma possibilidade! São centenas de recursos de automação que você pode programar usando essas ferramentas, desenvolvendo uma comunicação mais direcionada e personalizada.
Sugerimos estudar a sua persona e descobrir mais detalhes sobre sua jornada de compra, para saber a melhor régua de relacionamento para sua empresa.
Vantagens da régua de relacionamento
- Maior engajamento: com a régua de relacionamento, é possível enviar conteúdos mais direcionados, que respeitam a etapa da jornada de compra do seu target, de forma com que eles sejam impactados pelo conteúdo certo, na hora certa;
- Leads mais qualificados: para quem vende produtos ou serviços mais complexos, a régua de relacionamento é um ótimo recurso na hora de educar os potenciais clientes, mostrando como sua solução funciona e de que maneira ela pode ajudar a resolver os problemas deles. Sua equipe de vendas terá bem menos trabalho tentando explicar os detalhes do seu negócio para cada lead;
- Maior credibilidade: se você se posicionou como fonte segura e relevante de informação para seu potencial cliente durante todas as fases da jornada de compra, ele verá sua marca como uma autoridade no assunto;
- Mais facilidade para monitorar os resultados: por meio de ferramentas como o Google Analytics e as próprias plataformas de disparo de e-mails, você pode monitorar cada etapa da régua de relacionamento, da captação de leads ao pós-venda, analisando os resultados, realizando melhorias e adquirindo insights valiosos sobre o comportamento do seu público.
Conte com a Fizzing nessa tarefa
A agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada Fizzing 360º tem uma equipe de especialistas em e-mail marketing, ferramentas de automação e produção de conteúdo para estratégias de inbound marketing.
Por meio de estudos detalhados do seu público-alvo e das peculiaridades do seu negócio, hoje, desenvolve uma régua de relacionamento capaz de atrair e converter seus potenciais clientes, além de fidelizá-los.
Entre em contato para saber como podemos te ajudar: https://fizzing360.com.br/contato/
Deixe um comentário