Antes mesmo de começar a explicar como, quando ou porque um panfleto é favorável para a sua empresa, vale a pena relembrar o que exatamente é um panfleto e como ele ainda é utilizado. Ele é uma ferramenta de marketing importante para muitos tipos de negócios, porque, além de ser a maneira favorita da maioria das pessoas divulgar produtos e serviços, tem custos relativamente menores do que outras mídias e atinge um público ainda bastante abrangente.
Fazer um panfleto diferenciado para feiras e eventos, por exemplo, pode destacar a sua empresa das demais. Além disso, nele devem conter mensagens rápidas, de fácil entendimento e com elementos que levem à ação, como “agende agora mesmo”. É necessário mais do que chamar atenção, é preciso informar e justificar por que as pessoas devem ir até a sua empresa. Mas cuidado para não exagerar, porque o excesso de fotos e informações podem deixar a pessoa confusa e gerar o efeito contrário.
Todos os detalhes devem ser cuidadosamente pensados e analisados, desde as informações até as cores do panfleto, afinal é por ali que as pessoas conhecerão ou saberão mais sobre a sua empresa/marca. Palavras afirmativas e que estimulem o leitor a ter uma atitude devem ser pontos considerados na fase de criação. Ler e reler várias vezes as informações também é um fator primordial, porque erros de ortografia e, principalmente, dados e contatos incorretos da empresa/marca podem afastar um possível cliente.
A impressão é outro ponto que pode diferenciar a sua empresa/marca da concorrência, nessa hora não dá para querer economizar. Opte por gráficas especializadas e lembre-se que o panfleto será a forma pela qual sua marca irá se comunicar com o público-alvo. Como o principal objetivo é que as pessoas leiam e assimilem a informação, prefira deixar o nome, endereço e telefone na parte inferior do panfleto, porque geralmente a última parte lida é o que fica mais presente na memória.
Um grande diferencial entre o material oferecido pela sua empresa/marca e os demais é a distribuição. Não adianta produzir um panfleto de excelente qualidade e pensado nos mínimos detalhes e, no final, entregá-lo de qualquer maneira na mão do potencial cliente. Tente explicar um pouco sobre o que está oferecendo, além, claro, de dar toda atenção e ser cordial para que a pessoa ao menos tenha interesse em ler o que acabou de receber.
POR QUE PANFLETO E NÃO REDES SOCIAIS?
Sempre que possível, vale a pena investir em todos os campos de comunicação e de divulgação, ou seja, um não precisa necessariamente anular o outro, mas sim complementar. Uma informação lida em um panfleto pode levar a pessoa até as redes sociais da empresa, ao site ou ao e-commerce, fazendo assim com que a interação entre as ferramentas também seja um fator a ser levado em consideração.
O que vale ressaltar é que, mesmo com as mídias sociais dando bastante retorno e resultado atualmente, ainda é preciso pensar que existem pessoas que não têm acesso, que não sabem utilizar ou que simplesmente não gostam desse canal de comunicação e, portanto, o bom e velho panfleto ainda garantirá bons resultados.
A PRODUÇÃO DOS PANFLETOS PODE SER DENTRO DA EMPRESA?
Como citamos ao longo do texto, o panfleto vai ser a porta de entrada da sua empresa, por isso é de suma importância que ele seja feito com excelência. Se dentro do seu próprio negócio, você possuir profissionais especializados em texto, arte, diagramação e revisão e ainda possuir equipamentos para impressão com alto padrão de qualidade, então toda produção dos panfletos pode ser realizada internamente. Caso contrário, não hesite em procurar parcerias com empresas qualificadas para tal serviço, como a Fizzing, agência de marketing digital e comunicação integrada.
A Fizzing conta com uma equipe especializada em texto, arte, diagramação e revisão para atender às suas necessidades, com planejamento personalizado e alto padrão de qualidade, além de oferecer toda assessoria da qual sua empresa precisa para se destacar tanto no mercado offline quanto no digital.
Com todos esses pontos citados ao longo do texto, é nítido como um panfleto diferenciado pode destacar sua empresa das demais, principalmente em feiras e eventos, onde a concorrência tende a ser mais direta. Vale a pena apostar nessa estratégia!