Você já notou que o Facebook não mostra no seu mural de notícias todas as postagens dos seus amigos e páginas? Então, isso acontece porque o Facebook possui um algoritmo chamado EdgeRank, que é o responsável por gerenciar as inúmeras postagens que recebemos todos os dias.
O EdgeRank funciona como um filtro, pois se recebêssemos todas as ações de todos os nossos amigos e páginas, nosso mural se tornaria um caos. Entender a maneira como o algoritmo funciona é fundamental para traçar estratégias de marketing digital dentro do Facebook, de modo a melhorar a visualização de cada postagem, e, consequentemente, alcançar um público maior.
Como funciona o EdgeRank
Cada publicação do Facebook é classificada como um objeto. Cada um desses objetos recebe um rank e é ele que vai determinar em que mural a atualização vai ser exibida. Quando o objeto recebe uma ação, isto é, é curtido, compartilhado ou comentado, seu rank aumenta, e, como consequência, a chance de aparecer no mural de mais usuários aumenta também.
Estudando o funcionamento do EdgeRank, foi possível perceber que ele utiliza três variáveis para filtrar as publicações:
- Afinidade: quando o autor da publicação e seus amigos interagem, seja visitando o perfil, deixando comentários, visualizando fotos ou curtindo o conteúdo, o EdgeRank interpreta isso como um sinal de que a afinidade entre esses usuários está aumentando. Consequentemente, as futuras publicações desses amigos terão um peso maior e podem aparecer no mural com mais frequência.
- Relevância: quando um novo objeto é publicado, primeiramente ele vai aparecer para os amigos que possuem mais afinidade. Conforme essa publicação vai sendo comentada, curtida e/ou compartilhada, o objeto é exibido para mais pessoas.
- Tempo: o EdgeRank leva em consideração há quanto tempo o objeto foi publicado. Postagens mais novas são mais relevantes do que as mais antigas, e essas tendem a sumir do mural.
O algoritmo vai calcular, a partir dessas três variáveis, as postagens que vão ser exibidas no mural de notícias. Apesar de eficaz, o EdgeRank não é perfeito, por isso uma publicação, mesmo antiga, pode aparecer novamente no mural se alguma nova ação ocorrer, como um comentário, por exemplo.
Constantes atualizações incrementam variáveis a serem consideradas
Desde que o Edgerank foi anunciado, o Facebook o atualiza constantemente, a fim de mantê-lo funcionando de uma forma interessante para o usuário e, também, para eles mesmos. Diversas variáveis que fazem diferença no número de alcance de uma publicação já foram anunciadas (e muitas outras ainda não, porém já foram percebidas por muitos). Aqui vai uma lista delas:
Se uma imagem vale por mil palavras…
Testes comprovaram que publicações com imagens são mais relevantes que textos e links. Além disso, publicar na própria página do Facebook é mais relevante que postar através de aplicativos (como, por exemplo, publicar através da integração do Instagram).
…um vídeo vale por mil imagens.
Se o Facebook dá vantagem para uma foto, ele dá muito mais prioridade a quem publica vídeos ou gifs animados. A intenção é que o usuário passe o maior tempo possível interagindo com a sua publicação (e, consequentemente, na própria rede social) e a melhor forma de fazer isso é através de vídeos. Portanto, se o seu conteúdo puder ser adicionado em um vídeo, sempre dê preferência a isso.
Aliás, é importante lembrar que não há um tempo máximo ou mínimo que garanta uma preferência pelo EdgeRank, mas tente sempre não fazer vídeos não muito extensos, que excedam 1 minuto. Estudos comprovam que a partir deste tempo, o engajamento das publicações passa a cair. E, como foi dito acima, engajamento é um fator determinante para que o Facebook interprete tal conteúdo como relevante, que é uma das variáveis da equação do EdgeRank.
Faça de tudo para não ter feedbacks negativos
Uma variável que também precisa de atenção é o número de feedbacks negativos da publicação. Tem quem diz que “a cada 1 feedback negativo, é preciso ter 100 ‘feedbacks positivos’ (ou seja, engajamentos) para compensar”. E isso é percebido na prática. Portanto, evite ao máximo conteúdos que fujam do propósito do seu negócio ou imagens fortes demais, que causem perturbação nos usuários – que possam fazer as pessoas quererem clicar em “ocultar conteúdo desta página”, o que seria um tipo de feedback negativo.
Não faça enquetes através de reações, tampouco peça para as pessoas comentarem
Em uma mudança no algoritmo no final de 2017, o Facebook determinou penalizar publicações que usem de engagement bait, que é a prática de usar iscas de engajamento. Ou seja, pedir para as pessoas votarem através das reações da publicação, encorajar as pessoas a marcar um amigo ou até mesmo a compartilhar o conteúdo. Para as votações, procure usar o recurso de enquetes, que a rede social disponibilizou quase que ao mesmo tempo que essas mudanças. Para fazer que as pessoas engajem com o seu conteúdo, utilize… bom, o jeito é criar um conteúdo de qualidade, mesmo.
Mas pode pedir para assinarem os posts da página
Apesar de tudo, tem como forçar o Facebook a entregar seus posts aos fãs mais engajados de sua página. Basta criar posts com tutoriais, incentivando os usuários a não só seguirem a página e escolher a opção “ver primeiro” no feed de notícias. Aqui mesmo na Fizzing, já criamos diversas publicações como essas aos nossos clientes, que impactaram em um crescimento no número de alcance dos posts.
Para os fãs, eles sempre irão ver suas publicações com uma estrelinha no canto superior direito do post, lembrando eles que estão vendo aquela publicação por terem cadastrado o “ver primeiro”.
Publique frequentemente…
Já foi percebido também que páginas que não costumam publicar de forma frequente, costumam ter desempenhos cada vez piores em suas publicações, quando finalmente fazem algum post. Por conta disso, é importante ter uma certa periodicidade para as suas publicações.
Por conta disso, muitos costumam se perguntar a quantidade de publicações ideais por dia, semana ou até mesmo mês. Infelizmente, o Facebook não dá nenhuma quantidade exata para a gente. Mas já se observa que quem faz muitas publicações num mesmo dia tem o alcance negativamente impactado. Por isso, se for necessário realizar mais de uma publicação por dia, que se dê um intervalo de algumas horas.
…no dia e na hora certa.
Caso o post possa esperar, deixe para fazer a publicação no dia e na hora que a maior parte do seu público estiver conectado. Dá para saber dessa informação ao analisar o Facebook Insights da sua página. Assim, tem mais chances do seu post ser visto por mais pessoas. Afinal, o tempo é uma variável importante para o Edgerank, lembra? E o seu post ainda será novo na hora em que as pessoas estiverem conectadas.
As atualizações do Facebook vão parar um dia?
Enquanto o Facebook estiver ativo e competitivo com o mercado, não. Aliás, nenhum site, aplicativo ou negócio inserido dentro do universo digital deve deixar de ser atualizado enquanto quiser ser competitivo no mercado. As atualizações constantes servem para sempre tornar o ambiente do seu produto (seja ele um site, uma rede social ou qualquer outra coisa) de acordo com as tendências do momento, com o comportamento do seu consumidor – que sempre pode mudar – e com as necessidades atuais (de segurança, tecnologia etc.). E sabemos muito bem que Mark Zuckerberg, como um bom proprietário que se preze, está sempre de olho nisso. Como você também deveria estar.
O Edgerank é uma equação que requer uma explicação mais aprofundada, além de sempre guardar uma surpresa nova. Quer saber melhor sobre como a página da sua empresa pode se adequar ao algoritmo atual e sempre ser vista pelos seus usuários? Aqui na Fizzing, a gente pode ajudar você. Somos uma agência de marketing digital e comunicação que está sempre atento às mudanças do Facebook e com soluções rápidas para você. Entre em contato, marque um encontro e tome um café com a gente. Será um prazer conversar mais sobre o assunto com você.
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