A comunicação integrada é um conjunto de estratégias que atende a uma necessidade de mudança presente atualmente em diversas empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. É bastante comum, nas corporações, que as atividades de comunicação sejam divididas em núcleos individuais.
O que também é comum, e ainda por cima bastante perigoso, é quando esses setores começam a falar linguagens diferentes entre si, apesar de lidarem com a mesma empresa. Pensar de forma diferente, pode; agir, não!
O mundo corporativo vive em permanente evolução, e para progredir, passa por constantes mudanças e adaptações. E a comunicação integrada é mais uma dessas mudanças necessárias ao bom andamento da comunicação dentro das empresas.
Se a equipe de marketing interno, responsável pelo gerenciamento de comunicação dentro da corporação, puder contar com uma agência de comunicação integrada, elimina a necessidade de contratar uma equipe de assessoria de imprensa, uma agência de publicidade e uma agência de marketing digital para atender às suas demandas, por exemplo.
A origem das agências de marketing digital
Nesse contexto, é importante entendermos um pouco sobre o papel das agências digitais, que, apesar de tratarem de marketing, vieram para lidar com algo que, até então, era totalmente novo: o ambiente digital. Sua independência do marketing tradicional foi muito importante para a exploração do seu potencial máximo. Agora, chegou a hora de andar junto ao tradicional.
Com o advento e a popularização da internet, principalmente a partir dos anos 2000, surgia a necessidade de as empresas pensarem de forma digital. Apenas ter um site e dizer que estava online não bastava, era preciso contar com profissionais capacitados e preparados para fazer uso correto das ferramentas que vinham surgindo a cada dia.
Ou seja, era preciso mão de obra especializada, capaz de entender cada caso com visão crítica, planejar uma campanha e executá-la, aproveitando ao máximo as plataformas digitais e seu potencial de gerar negócios.
Com isso, surgiram diversas agências de marketing digital e profissionais começaram a se especializar na área, voltando-se exclusivamente para o universo online. Isso foi ótimo, porém, deixa de fazer sentido para as empresas a partir do momento em que não há uma conexão com o offline, ou seja, quando a comunicação não é integrada.
A comunicação integrada na prática
Não há dúvidas que o mundo virtual é poderosíssimo: ao longo de todos esses anos, isso já foi mais do que comprovado. Porém, as suas ações trarão resultados melhores se seu trabalho for alicerçado no ambiente offline. As estratégias de implementação de marketing digital, desta forma, têm origem no marketing tradicional, adaptado para o online.
Para que as estratégias de inteligência de negócios sejam eficazes e eficientes, precisam ser pensadas de forma unificada. É preciso planejar o marketing digital, ao mesmo tempo que se prepara o offline. Mesmo porque, normalmente, a equipe que gerencia todo o trabalho é a que faz o marketing offline.
Se o objetivo do trabalho é um só, não tem por que as tarefas serem divididas entre as equipes, separadas por departamentos ou mesmo agências. Um dos grandes problemas que isso pode trazer é a falta de alinhamento na busca pelos objetivos pretendidos. A situação pode ficar ainda pior se houver conflitos de estratégias ou competição entre as equipes. Se chegar a este ponto, até que se chegue a um consenso haverá muito desgaste e tempo perdido. E o que isso significa? Prejuízo à empresa.
Com a comunicação integrada isso não acontece, visto que o offline e o online serão pensados ao mesmo tempo, uniformemente. Desta forma, a sua empresa terá um trabalho completo e integrado no que diz respeito à comunicação em geral, evitando ainda a necessidade de contratar mais de uma agência de marketing.
Por que contratar a Fizzing como sua agência de comunicação integrada?
A agência Fizzing 360° tem expertise em ações completas de marketing offline integradas ao marketing digital.
Desde sua criação, a Fizzing já atendeu a muitos clientes em diferentes segmentos de negócio. De acordo com os objetivos pretendidos por sua empresa, montamos um estudo de Business Intelligence (inteligência de negócios), capaz de atender às suas reais necessidades.
Um dos nossos grandes cases de inteligência de negócio foi com a multinacional Cezanne HR, que, quando chegou ao Brasil, precisava entender como funcionava o mercado local. A Fizzing ajudou na montagem de toda a estratégia da empresa, já estabelecendo o posicionamento digital. Intermediou, ainda, parcerias entre a companhia italiana e algumas corporações comerciais do País.
Ainda sobre Business Intelligence, a Fizzing participa ativamente da elaboração das estratégias de negócio da Skafe Cosméticos, entre outras empresas.
A comunicação integrada e as ações de branding da Fizzing
A Fizzing já realizou variadas ações de branding, sempre de acordo com os objetivos pretendidos pelo cliente, como o posicionamento ou reposicionamento da marca no mercado, tudo com a mensuração dos índices de performance, de acordo com o que foi acordado e o pretendido. Realizamos ainda pesquisa de mercado (benchmarking), criação de naming e muitas outras ações que nos fortalecem como uma agência de comunicação integrada.
Como exemplos de nossas ações de comunicação integrada podemos citar uma recente pesquisa de campo realizada para a Skafe Cosméticos, a criação do nome de uma loja de produtos eróticos (quando fomos, ainda, responsáveis pela criação de toda a identidade visual da nova empresa), entre muitas outras.
Relações públicas e assessoria de imprensa na comunicação integrada
A necessidade de integração do virtual com o offline é indispensável para se atingir ao máximo o público-alvo. É preciso pensar o online em total sintonia com o offline. Por entender que, hoje em dia, essa é a única maneira de fazer um trabalho bem-sucedido, a Fizzing divulga e promove sua marca também em veículos não digitais.
Um grande exemplo de comunicação integrada entre as ações de assessoria de imprensa, relações públicas e marketing digital realizado pela Fizzing é o caso da cantora Tainah Magalhães. A artista foi pré-indicada ao Grammy Latino em três categorias, e nossas ações offline de assessoria de imprensa fizeram com que isso fosse destaque em importantes veículos de comunicação, como O Globo, O Dia, O Fluminense etc.
E o trabalho foi além. Por tratar-se de uma artista ainda sem experiência com a imprensa, percebemos a necessidade de um aperfeiçoamento de Tainah nesse sentido, para que ela lidasse melhor com os jornalistas. Foi feito um trabalho de media training, e passamos a acompanhar a artista em entrevistas para programas de rádio.
Esse foi apenas mais um exemplo de projeto envolvendo técnicas de comunicação integrada. Tivemos ainda muitos outros trabalhos de entrevistas de clientes publicadas em importantes veículos, como Revista Malu e Business Review Brasil.
Design gráfico na comunicação integrada da Fizzing
A Fizzing realiza todo o trabalho de design gráfico, inclusive de papelaria, como folders, folhetos, cartões de visitas etc. Realizamos, ainda, a modernização da identidade visual de estabelecimentos, seja para letreiros, TVs, banners etc.
A Fizzing foi responsável pela modernização dos restaurantes Flambée, Garnizé e A Propósito Food Service, e nossos designers gráficos criaram ainda o cardápio dos estabelecimentos. Para clientes como o Grupo Mex Brasil, Axiste Materiais Cirúrgicos, Betunel e Betuseal, nós realizamos os serviços de envelopamento de carros, folders, banners, agendas e outros impressos.
Treinamento de equipes de jornalismo, marketing e comunicação
A integração entre o online e o offline pode necessitar de um treinamento ou consultoria. Isso acontece, principalmente, quando a sua empresa possui uma equipe de marketing e/ou comunicação própria ou mesmo terceirizada. A equipe da Fizzing é preparada para realizar o treinamento de integração entre o digital e o não digital, como fizemos com as equipes de comunicação da atriz Cleo Pires e do Senador Randolfe Rodrigues, e também com a assessoria de imprensa da Euro Colchões.
Ações de marketing offline da Fizzing
A Fizzing desenvolve ações de marketing offline que deram e continuam dando resultados. Prova disso são as parcerias firmadas com programas de wi-fi como o SemSenha.com e o Club Wi-Fi para a captação de e-mail de clientes e realização de ações de fidelização, voltadas aos restaurantes onde os sistemas foram implementados.
Gerenciamento de crise também é uma das especialidades da Fizzing. Seja no marketing digital ou tradicional, a solução é a comunicação integrada. Para isso, você pode contar com as nossas estratégias que integram o online ao offline, pois só assim sua empresa terá um trabalho de comunicação completo.
Solicite um orçamento e integre a comunicação de sua empresa.
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