Anúncios no Google ainda são uma ótima forma de atrair novos clientes e gerar vendas. Apesar das discussões sobre o futuro dos motores de busca na era das inteligências artificiais, a verdade é que o Google segue sendo uma das grandes referências para as pessoas quando o assunto é buscar por informações, produtos e serviços. Dados da SemRush, por exemplo, mostram que ele manteve seu posto como o site mais acessado do Brasil, bem à frente do ChatGPT.
Por isso, ter campanhas otimizadas no Google Ads, plataforma de anúncios do Google, é essencial para conquistar resultados satisfatórios com marketing digital. Afinal, se você tem um curso de inglês, por exemplo, nada melhor do que seu site aparecer como resultado quando alguém estiver buscando por “curso de inglês no RJ”, não é mesmo?
No entanto, para uma pessoa que esteja procurando por “curso de inglês gratuito”, talvez não valha tanto a pena. Afinal, esse usuário vai entrar, ver que seu curso é pago e não irá gerar uma conversão (se matricular, entrar em contato ou deixar seus dados, para se tornar um lead).
Você deve estar se perguntando: ok, mas o que tenho a perder, mesmo que a pessoa não se torne cliente? Vai que alguns visitantes se convencem. No caso de campanhas pagas do Google, muito! E é isso que eu quero te mostrar agora.
Antes, vamos entender o que são palavras-chave no Google Ads
O conceito de palavra-chave, ou keyword, é relativamente simples. Ela é uma palavra ou frase que os usuários usam na busca do Google e que pode levar ao seu negócio.
Por exemplo, duas palavras-chave muito importantes para uma agência de marketing digital são: “tráfego pago” e “agência de tráfego pago”. Então, a Fizzing pode criar campanhas no Google Ads voltadas para pessoas que buscam por esses dois termos.
Definir palavras-chave que sejam importantes para o seu negócio é o primeiro passo para campanhas bem-sucedidas no Google. Essas keywords precisam atender a dois critérios: ter bom volume de busca e ser relacionadas ao seu negócio.
Por exemplo, olhando no Google Trends, vemos que “tráfego pago” é um termo de busca que costuma ser bastante usado no Google:
Como a Fizzing oferece esse serviço, eu posso criar uma campanha no Google Ads para que toda vez que a pessoa procure por “tráfego pago”, o site da Fizzing apareça entre os primeiros resultados.
Mais especificamente, uma página do site ou landing page que seja 100% focada em falar sobre esse assunto e que mostre os diferenciais da agência nesse serviço. Assim, vamos atender a uma necessidade que o próprio usuário já demonstrou ter.
Os anúncios programados no Google Ads aparecem no topo dos resultados das buscas, com a palavra “Patrocinado”, quando o usuário pesquisa por algum termo que você tenha definido como keyword para seu anúncio. Por exemplo, aqui estão algumas empresas que criaram anúncios para a palavra-chave “viagem para Santa Catarina”:
E por que não é vantagem aparecer em algumas buscas?
Bem, quando você programa uma campanha no Google Ads, normalmente a cobrança é feita por CPC (custo por clique). Em outras palavras, cada vez que alguém clica no link do seu anúncio, um valor é descontado da verba que você colocou na plataforma ou debitado no cartão de crédito que foi registrado na sua conta. Esse valor pode variar de acordo com diversos fatores.
Pegando o exemplo que eu dei lá no início do texto: digamos que alguém que esteja procurando por um curso de inglês gratuito veja o seu anúncio no topo das buscas e clique nele, sem ter nenhuma chance de se converter em cliente/aluno. Você desperdiçou uma parte do seu investimento desnecessariamente.
Agora, imagine que outros 100 usuários estejam buscando pela mesma coisa e que seu anúncio apareça para 50 deles. Aí, uns 25 clicam, sendo que seu CPC está em R$3. Você terá gastado R$75 do seu orçamento com um público que não tem praticamente nenhuma chance de comprar o seu curso.
Mesmo que você coloque no anúncio que seu curso é pago, se não indicar para o Google que esse tipo de busca não te interessa, o anúncio seguirá aparecendo para quem pesquisa por “curso de inglês gratuito”. Isso pode levar a outro problema bem grave.
Se seu anúncio for exibido muitas vezes e tiver poucos cliques, o Google passará a vê-lo como irrelevante para o público-alvo e aumentará o valor do CPC. Então, para não gastar dinheiro à toa, o ideal é evitar que ele seja exibido para esses usuários.
Aqui entra a negativação de palavras-chave no Google Ads
A essa altura, acho que você já entendeu a função das palavras-chave negativas, né?
Ao negativar algumas palavras ou frases, você indica para o Google Ads que não quer que o seu anúncio seja exibido entre os resultados quando elas forem usadas nas pesquisas dos usuários.
Seguindo o exemplo anterior, eu posso colocar “grátis”, “gratuito” e “de graça” como keywords negativas. A plataforma irá entender que não é para exibir o link do seu anúncio entre os resultados quando o usuário pesquisar por “curso de inglês grátis”, “curso de inglês gratuito”, “inglês grátis” ou qualquer variação de busca que tenha esses três termos no meio.
Como indicar palavras-chave negativas no Google Ads?
1 – A nível de campanha
Ao usar o Google Ads, normalmente você cria várias campanhas, cada uma para um produto ou serviço específico.
Por exemplo, a Fizzing tem diversos serviços: marketing digital, inbound marketing, gestão de tráfego, Meta Ads etc. Então, criamos várias campanhas na plataforma, cada uma com suas próprias palavras-chave e levando para uma página de serviço diferente.
A primeira forma de selecionar palavras-chave negativas é a nível de campanha. Neste caso, você escolherá um conjunto de termos dentro daquela campanha que deseja evitar.
Vamos pegar “marketing digital”. Podemos negativar: “de graça” e “gratuito”, para evitar aqueles que estão procurando por “marketing digital de graça”.
Eu também posso negativar a própria palavra-chave “marketing digital gratuito”. Só que, nesse caso, você deve usar aspas, para indicar que deseja evitar aquela frase específica. Se deixar sem aspas, o Google vai entender que outras variações dessa frase também devem ser evitadas, o que pode atrapalhar as palavras-chave positivas.
2 – A nível de conta
Você também pode definir palavras-chave que não deseja que ativem nenhuma das suas campanhas. Nesse caso, a negativação é a nível de conta.
Por exemplo, eu posso selecionar a palavra “gratuito” como keyword negativa nesse nível. Neste caso, ela será negativada em todos os anúncios programados no Google Ads da Fizzing, em todas as campanhas.
Quer entender melhor como configurar as keywords negativas no seu Google Ads? Veja o vídeo abaixo:
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