Uma pesquisa realizada pela Ipsos Media CT, com o apoio da Mobile Marketing Association e do IAB, mostrou que 14% dos brasileiros, equivalente a 27 milhões de pessoas, já possuem um smartphone com acesso à internet no país. Devem ser investidos em publicidade na telefonia móvel cerca de US$ 24 milhões ainda neste ano de 2012, segundo o site eMarketer.
As vendas se beneficiam da mobilidade
A pesquisa mostrou a relação dos usuários de internet móvel com os estabelecimentos físicos e a influência na conversão de vendas:
- 80% dos usuários já buscaram um serviço ou um produto pela internet móvel;
- 66% das buscas por negócios próximos levaram o consumidor a visitar o local;
- 31% chegaram a efetivar pelo menos uma compra, o que corresponde a 8 milhões de pessoas; e
- 29% das pessoas já mudaram de ideia na hora da compra por buscar informações e sugestões pela internet móvel.
O estudo reafirma a utilização dos telefones móveis para o entretenimento e solução em questões funcionais, e não só para efetuar ligações e mandar mensagens, como se fazia antigamente.
O Google e o marketing digital mobile
O Google também quer garantir sua participação neste mercado em ascensão, por isso anunciou o lançamento, até o fim de setembro, de um serviço que fará gratuitamente a conversão de sites para a versão mobile. Não foram divulgados mais detalhes sobre o funcionamento do serviço, como a possibilidade de anúncios ou até mesmo se a conversão de sites para corporações será cobrada, como acontece com outros serviços prestados pela empresa.
O interesse do Google pelo setor serve como um incentivo para o desenvolvimento de práticas de marketing e publicidade no ambiente mobile. O marketing digital deverá investir nas soluções do mercado de mobile brasileiro, e potencializar as marcas também por este canal.
Deixe um comentário