Não é à toa que o brasileiro é o criador dos melhores memes do mundo. Afinal, nosso país está em terceiro lugar no ranking global dos que passam mais tempo em mídias sociais. Com uma média diária de 3 horas e 31 minutos nas redes sociais, o Brasil perde somente para Filipinas e Colômbia. Isso de acordo com a pesquisa Global Digital Overview 2020, feita pelo site We Are Social em parceria com a Hootsuite.
Todo esse tempo no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok, por exemplo, é utilizado para acompanhar a vida de amigos, familiares e perfis que se destacam pelo grande número de seguidores. Os proprietários dessas contas populares são conhecidos como influenciadores. Isso porque desenvolvem influência no consumo dos que os seguem. Por isso, muitas empresas investem em parcerias com eles, a fim de divulgar sua marca e seus produtos, o que caracteriza o Marketing de Influência.
O que é Marketing de Influência?
Marketing de Influência é uma estratégia de marketing digital em que as marcas contratam criadores de conteúdo influentes na internet. O objetivo dessa parceria é que a empresa seja promovida entre o público engajado do influenciador. Os seguidores se identificam e confiam naquela pessoa. Por isso, ela exerce forte poder de influência perante as compras realizadas por aqueles que a seguem.
O Marketing de Influência pode ser realizado em três tipos de campanhas: awareness, branding e conversão. O primeiro tem a finalidade de proporcionar maior visibilidade à empresa, ao produto ou serviço. No segundo, há o propósito de reforçar a imagem da marca. Já no terceiro, o objetivo é converter o público à ação de compra, inscrição em um evento ou download de um aplicativo, por exemplo. Nesse caso, o call to action é essencial na publicação do influenciador.
Por que usar estratégia de Marketing de Influência?
O Marketing de Influência tem sido cada vez mais utilizado pelas marcas. Aquelas que ainda não aplicaram essa estratégia estão perdendo uma grande oportunidade. Isso porque é possível estimular a jornada do consumidor e desenvolver o funil de vendas. Mas esses não são os únicos motivos pelos quais sua empresa deve investir no Marketing de Influência. Veja abaixo outras razões!
1. Gera confiança
A identificação que os seguidores têm pelos influenciadores gera confiança em tudo o que eles indicam. É por causa dessa credibilidade que são procurados pelas marcas. Dessa maneira, há maior possibilidade de alguém comprar o seu produto por ter sido recomendado por uma pessoa em quem confie do que vendo um anúncio da própria marca.
2. Atinge o público-alvo correto
Como o influenciador já tem o seu nicho e público que tem interesse nele, a empresa não precisa ter outros gastos financeiros para encontrá-lo. Ele já está presente nas contas das redes sociais do influencer contratado. A segmentação do público é um dos maiores benefícios do Marketing de Influência.
3. Engrandece as estratégias de conteúdo
Ao fazer uma parceria, as suas estratégias de Marketing de Conteúdo serão enriquecidas por meio do material criado pelo influenciador. Poder compartilhar o conteúdo criativo dele é uma ótima vantagem que agrega valor por causa da imagem dele e preenche seu planejamento de postagens.
4. Possibilidade de fazer parceria, publipost ou campanha
Há diferentes formas de fazer um trabalho com um influenciador. É possível fazer uma parceria, enviando seus produtos para que ele experimente e conte a sua opinião nas redes sociais ou no YouTube. Nesse caso, a marca não precisa fazer pagamentos a ele, mas, também, não tem a garantia de que seu produto será bem recomendado.
Também existe a possibilidade de contratar o influenciador para fazer um publipost, quando ele é pago para divulgar a marca. Outra maneira de fechar um job com um influencer é em campanhas, onde há maior conexão entre ele e a empresa.
Como utilizar o Marketing de Influência?
Para que a estratégia de Marketing de Influência renda bons resultados, é necessário ter em mente algumas questões. Ao ignorá-las e, simplesmente, contratar qualquer influenciador, sua marca não terá benefício algum e o trabalho será feito em vão. Veja abaixo o que é importante fazer para aplicar o conceito do Marketing de Influência.
1. Defina seus objetivos
Antes de tudo, estabeleça quais são os objetivos que sua marca deseja alcançar com esse trabalho. Sua empresa quer gerar leads, divulgar um novo produto ou reforçar o branding? Direcione todas as ações de acordo com os propósitos.
2. Conheça sua persona
É fundamental saber exatamente quem é a sua persona. Além disso, para criar uma estratégia de Marketing de Influência, é necessário saber quais são os seus tipos e formatos de conteúdos digitais preferidos. Para isso, faça uma pesquisa detalhada e peça para que seus clientes a respondam. Você pode oferecer um desconto como recompensa para aqueles que participarem. Conhecendo melhor seus hábitos, será possível escolher o influenciador ideal e as melhores estratégias.
3. Busque o influenciador ideal
O influenciador perfeito para trabalhar com a sua empresa nem sempre é aquele que tem mais seguidores. Na verdade, o ideal é contratar o que tem um público semelhante ao seu, com interesse em produtos e serviços como os que a sua marca oferece. Além disso, é importante pesquisar sobre o trabalho e comportamento dele na internet. Ele deve ter credibilidade, assim como um público engajado.
4. Faça o planejamento em conjunto com o influenciador e dê liberdade em seu processo criativo
Se você entrou em contato com o influenciador e ele aceitou o trabalho, planeje o projeto junto com ele. Faça desse job uma parceria. Ouça as ideias que ele tem a oferecer e deixe-o livre para gerar o conteúdo de acordo com a sua identidade e criatividade. Não queira fazer tudo somente do seu jeito, pois ele conhece melhor o público que tem e o que pode interessá-lo.
Fizzing 360º tem as melhores estratégias de Marketing de Influência
Com o Marketing de Influência, é possível alcançar os objetivos que sua marca possui e atingir seu público-alvo de forma assertiva. Mas, para isso, é essencial que a estratégia e o planejamento sejam elaborados com todo o profissionalismo que há em uma agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada, como a Fizzing 360º. Com 9 anos no mercado, a Fizzing 360º conta com um grande leque de cases de marketing bem sucedidos, como, por exemplo: Cleo, Leandro Hassum, Murilo Rosa, Senador Romário, Senador Randolfe Rodrigues, Ago Mercedes-Benz, Euro Colchões, Colchões Ortobom, Dinamicar Pneus, entre outros. Entre em contato e saiba como podemos desenvolver estratégias de Marketing de Influência para sua marca!
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