O Marketing 360º é um conjunto de estratégias de comunicação integrada, que visa impactar o público consumidor tanto no meio digital quanto em ações de OOH (Out of Home) e nas mídias tradicionais. As ações de marketing 360º podem transformar um negócio, fazendo com que uma marca alcance seu público-alvo com mensagens consistentes e planejadas, aproximando a empresa de seus potenciais consumidores.
Por ser uma estratégia abrangente e com várias frentes de atuação, os resultados são potencializados. Na fase de planejamento, são definidas todas as iniciativas de comunicação integrada que possam gerar um retorno positivo para a marca.
O uso das novas tecnologias é essencial no marketing 360º, a fim de promover uma comunicação eficiente e global, colocando a empresa nos canais e redes sociais onde seus clientes e público-alvo realmente estão. Saiba como funciona o Marketing 360º e entenda os benefícios dessa estratégia!
A abrangência e a efetividade dos resultados do Marketing 360º
O Marketing 360º otimiza o orçamento destinado às estratégias de comunicação e marketing de uma empresa. O planejamento desse tipo de estratégia é inteligente e bastante amplo, oferecendo a uma marca um conjunto efetivo de ações de marketing que atuam de forma integrada, ou seja, são iniciativas que se complementam e que garantem o impacto no público-alvo.
Ao invés de concentrar investimentos em ações pontuais de marketing, a campanha 360º prevê a disseminação de uma mensagem forte em multicanais nos universos online e offline. De forma articulada e integrada, a mensagem chega a um número maior de pessoas por meio dos canais de comunicação que são verdadeiramente importantes para os consumidores.
Com este tipo de investimento, a campanha de marketing é definida para acompanhar toda a jornada de compras dos clientes, gerando um efeito persuasivo que aumenta as chances de conversão, novos contatos, pedidos de orçamento e negócios.
O Marketing 360º tem diversos benefícios quando comparado a outras estratégias. Confira os principais:
- Integra empresa e consumidor de forma efetiva;
- Melhora a distribuição das mensagens e campanhas;
- Oferece impacto e resultado no meio online e offline;
- Consolida as marcas;
- Engaja audiências em multicanais;
- Aumenta a competitividade de uma empresa;
- Garante mais credibilidade;
- Fideliza clientes;
- Gera autoridade para a marca;
- Comunica de forma atraente, criativa e inteligente.
Marketing 360º para o fortalecimento de uma marca
O Marketing 360º posiciona uma marca em vários canais, fortalecendo sua identidade, cultura, valores e, claro, seus produtos e serviços. As estratégias tornam o relacionamento com os clientes mais próximo e eficaz e amplia o alcance de uma empresa, estabelecendo vínculos qualificados entre marca e consumidor.
Uma campanha multicanal pode envolver ações planejadas para atrair novos leads, gerar novas vendas e para fortalecer uma marca. As principais iniciativas do Marketing 360º incluem:
- Links Patrocinados;
- Produção de conteúdo;
- E-mail marketing;
- SEO;
- Site institucional e blog corporativo;
- Landing page;
- Gestão de redes sociais;
- Campanhas veiculadas em rádio, TV e mídia impressa;
- Comunicação visual e ações em pontos de venda;
- Mídias Out of Home, como outdoors, painéis luminosos, displays, posters, relógios, telas digitais, envelopamento de veículos, entre outros.
O objetivo do marketing 360º é promover Brand Awareness, termo em inglês que significa consciência de marca. A ideia é manter a marca na mente dos consumidores durante toda a jornada de compras, aumentando as vendas e o interesse do público pela empresa.
A escolha dos canais é realizada de forma estratégica, com o correto mapeamento do interesse dos clientes. Assim, é possível nutrir todo o funil de vendas com uma comunicação eficiente, segmentada e que influencia positivamente a decisão de compra do consumidor.
Todas as peças criadas no marketing 360º têm excelente sinergia e geram resultados que podem ser metrificados e monitorados com efetividade.
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