A comunicação está cada vez mais poderosa. No mundo integrado, as marcas podem literalmente acompanhar o seu público com estratégias feitas de maneira totalmente profissional, com foco na jornada do consumidor.
A comunicação 360° é um trabalho desenvolvido por uma agência de comunicação integrada. A jornada do consumidor é estabelecida através de um estudo detalhado, que apresenta, de forma organizada, um projeto para envolver o público através de 3 etapas. São elas:
Descoberta – Na primeira etapa, uma marca deve descobrir qual é a necessidade do seu público, saber a persona, oferecer a solução mais adequada para os potenciais clientes e estabelecer uma estratégia de atração, geralmente feita pelo marketing de conteúdo. É importante entender que, nesta fase, o cliente ainda está com dúvidas e precisando de ajuda para descobrir do que ele realmente precisa. O público demonstra interesse, mas ainda não há consolidação. É o momento certo para oferecer informações valiosas que vão inserir o consumidor no funil de vendas.
Consideração – Nesta fase, o consumidor já está bem esclarecido, e o trabalho organizado pela agência de comunicação integrada para a jornada do consumidor já está fazendo efeito. Agora, o consumidor já identificou sua necessidade e está interessado em saber como solucionar o caso. O próximo passo é direcionar o cliente para a fase de vendas, apresentando conteúdos que assegurem que sua marca oferece a solução ideal para o que ele precisa. Assim, ele vai querer conhecer mais sobre o seu trabalho.
Decisão – Este é o último passo antes de o negócio ser concretizado, ou seja, de o cliente realmente fazer a compra. Aqui, temos um cliente esclarecido e bem informado. Ele sabe que precisa do seu produto e está interessado no preço, forma de pagamento, descontos, prazo de entrega e outros benefícios que sua marca possa garantir a ele. Os seus melhores argumentos de venda precisam ser usados aqui!
Entenda a jornada do consumidor com exemplos
Um exemplo pode te ajudar a entender melhor como funciona a jornada do consumidor e qual a importância da agência de comunicação integrada. Suponhamos que, na primeira fase, na descoberta, um homem de aproximadamente 30 anos e sedentário, que começou a fazer caminhadas por conta própria, sem personal trainer ou academia, passe a pesquisar na internet sobre tênis de corrida/caminhada, justamente porque está sentindo certo desconforto por usar um tênis velho e inapropriado. Nas primeiras buscas que ele faz sobre “tênis de corrida” e “tênis para caminhada”, ele acessa o blog da sua empresa e encontra um artigo muito interessante.
De primeira, ele entende que está usando um tênis inadequado e que pode melhorar seu conforto e performance com um tênis vendido pela sua empresa. Na fase da consideração, ele ainda está pesquisando mais sobre o assunto, vendo todos os tipos de solados, variedades de tênis de acordo com os tipos de pisadas, marcas, tecnologias de amortecimento, entre outros detalhes.
Convencido e informado sobre qual tênis é ideal para seu perfil, logo avança para a fase de decisão e precisa saber quais são as vantagens que a sua empresa oferece para que ele compre o tênis de corrida.
Na comunicação 360° feita para a jornada do consumidor, as marcas podem “encontrar” seu público nos ambientes que eles frequentam. A presença constante ajuda bastante a alavancar as vendas, justamente por causa do conceito de mundo integrado.
Ainda usando o caso acima como exemplo: o cliente, que agora se tornou um apaixonado por corridas e caminhadas, também adora acompanhar os jogos de futebol do seu time de coração e é um assíduo frequentador de estádios. No mundo integrado, com o suporte de uma agência de comunicação especializada, sua marca também poderá anunciar no estádio de futebol e em outros espaços, seguindo o seu público onde ele estiver, reforçando sua presença e salientando que sua empresa está ao lado do consumidor em todos os momentos, inclusive na hora da diversão.
Todas estas campanhas de comunicação são planejadas com dados precisos, para que sua empresa tenha um excelente ROI – Retorno sobre o Investimento. A Fizzing 360° é uma agência de comunicação integrada especializada em estratégias e campanhas feitas com base na jornada do consumidor. Se tem interesse em ampliar as vendas da sua empresa ou tem dúvidas sobre estratégias feitas com base na jornada do consumidor, entre já em contato com a gente!