Algumas empresas de pequeno e médio porte veem as redes sociais como possíveis substitutas ao site. Inclusive, até vemos algumas fazendo isso com sucesso, entretanto, como seria se o sucesso nas redes sociais fosse potencializado com um site e/ou um blog?
Ter um website traz muitos benefícios às empresas. Ter um portal oficial passa mais credibilidade, faz a empresa deixar de ser invisível na rede, é essencial em trabalhos de rankeamento nos motores de busca (SEO), ajuda na conversão de vendas, e é um local onde é possível adquirir uma lista de e-mails de clientes, a qual poderá ser usada em estratégias de marketing digital, como o e-mail marketing.
Um site bem construído tem o poder de envolver o público e converter de acordo com o objetivo de cada empresa. Um bom site é aquele que oferece interatividade, conteúdo de qualidade e tem atrativos para que o cliente volte sempre para verificar as novidades. E é aí que entra o blog. O blog corporativo vai ser um canal de comunicação constituído para informar e permitir que o leitor veja o lado institucional da empresa, além de conteúdos de utilidade pública relacionados ao seu nicho de atuação, aproximando-a ainda mais de seu público-alvo.
Os benefícios de ter um site
A criação de um site traz benefícios que são muito úteis para pequenos e médios negócios.
- Você se torna visível: criando um site você pode ser encontrado na internet. O fenômeno ROPO (Research Online Purchase Offline) mostra a importância da presença online, pois os estudos apontam que os consumidores pesquisam na web e vão comprar nas lojas físicas. Portanto, mesmo que seu negócio não seja online, é importante ter um site que direcione os consumidores para seu negócio físico;
- Posição nos mecanismos de busca: para ser encontrado por um cliente em potencial, ou seja, aqueles que procuram o que você oferece, mas não a sua marca diretamente, é necessário primeiramente ter um site. O website otimizado vai permitir que sua marca seja encontrada nos mecanismos de busca, sempre que o internauta procurar palavras-chave relacionadas com seu negócio. Ao clicar em seu site, este internauta passa a conhecer a marca, ser um cliente em potencial e se tornar um consumidor de seus produtos ou serviços;
- Um site como ferramenta de vendas: o site é uma poderosa ferramenta de vendas, pois permite que a empresa responda às dúvidas de seus clientes, disponibiliza informações que auxiliam a tomada de decisão de compra, e os convida para ação. Além disso, nos casos de empresas que querem trabalhar com e-commerce, o site é um espaço no qual os clientes podem comprar, pesquisar e saber mais sobre os produtos oferecidos;
- A empresa constrói autoridade na rede: ter um site funcionando plenamente, com informações acessíveis, e design adequado, passa confiança aos clientes. Eles sabem que podem comprar na empresa, e, se algo não sair como planejado, vão poder recorrer também através desse canal. O cliente sabe que amanhã e depois o site vai continuar ali e que é confiável;
- A empresa constrói uma lista de e-mails: temos nos dias de hoje pessoas que ainda não navegam muito pela internet, porém quase todas essas pessoas possuem e utilizam seus e-mails frequentemente. O seu site pode fornecer um espaço para cadastro de e-mails. Com essa base de dados cadastrados a empresa pode investir em ações de e-mail marketing, disparando e-mails convidando o cliente a voltar ao site, ir à loja física, conhecer um produto novo no e-commerce, divulgar promoções e muito mais. O e-mail marketing é uma ferramenta que funciona muito bem, principalmente quando o segmento da empresa envolve prestação de serviços ou comercialização de produtos.
Principais razões para empresas terem um blog, além de um site
O blog corporativo é um agregador de conteúdo do site oficial. Na maioria das vezes o site é estático, ou seja, é desenvolvido, são adicionadas as informações básicas, e só é atualizado quando há a necessidade de inserir novas funcionalidades, ou para mudanças de layout.
O blog, agregado ao site, permite que você se comunique com o consumidor através de atualizações diárias das mais diversas naturezas. A abordagem do blog deve ir de acordo com o segmento de negócios da empresa.
Por exemplo: sua empresa vende roupas e acessórios femininos. Seu público-alvo é de mulheres, portanto seu blog pode falar sobre coisas que envolvem o universo feminino. Além de moda, falar sobre maquiagem, sapatos, dicas de cabelo, tendências, entre outros aspectos deste universo, pode ser um bom caminho.
Ao iniciar o blog, é necessário definir a abordagem, e os segmentos a serem abordados, pois o blog deve reforçar a imagem da marca.
Quando você constrói um blog, é necessário que ele passe credibilidade aos leitores. Ele está atrelado à sua marca e, portanto, deve seguir as diretrizes da empresa. Fundamental para construir uma relação com o cliente, o blog ainda é uma ótima ferramenta de SEO.
Os sites de busca, especialmente o Google, que é utilizado por mais de 90% dos usuários que usam esse tipo de ferramenta, funcionam como uma teia, percorrendo todos os links que contêm na sua página, e assim por diante. Quanto mais bem linkada sua página estiver, tanto internamente, quanto por intermédio de citações em blogs ou sites relevantes do mesmo nicho, mais o Google e os outros motores de busca terão chance de entender seu site como uma página relevante para o assunto que aborda.
Então, como vimos acima, ter um site torna uma empresa visível na internet, e o blog corporativo ajuda na manutenção da imagem e no relacionamento com os clientes atuais e em potencial. Se você é um profissional de marketing digital, sugira o blog para seu cliente, e se você é dono de algum negócio, não deixe de investir em um blog corporativo. Um abraço e até a próxima, pessoal!
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