A cidade de Detroit, em Michigan – EUA, é conhecida como o berço da revolução automotiva. Mas, de um tempo para cá, está tomando caminhos novos. Detroit está abraçando uma causa natural com perspectivas não motorizadas, incentivando cada vez mais o uso de bicicletas pela população. A Michigan Trails e a Greenways Alliance estão facilitando essa transição, criando um sistema que interliga com trilhas e ciclovias toda a área de Detroit. Estas ciclovias estão mudando a paisagem da cidade, dando um ar mais natural e com um aspecto de uma vida mais saudável. Devido a esta mudança, os moradores da cidade precisam de um mapa mais abrangente, mostrando as ciclovias amigáveis da região.
Todd Scott, coordenador da Detroit Greenways, descobriu que podia usar o Google Map Maker, uma ferramenta gratuita do Google que permite a qualquer pessoa fazer contribuições para o Google Maps, adicionando novas informações e trajetos de ciclovias e trilhas em torno de Detroit. Com essa mudança, ele percebeu que também ajudaria as pessoas a encontrarem a rota de ciclovias pela cidade com mais facilidade. Qualquer pessoa pode aumentar as trilhas com detalhes, nomes oficiais, tipos de superfície e adequação da bicicleta para determinados percursos. Mantendo o Google Maps atualizado com as últimas informações significa que todos na cidade são capazes de encontrar e desfrutar dessa novidade. Os moradores de Detroit compartilham experiências e trilhas por meio das redes sociais, dando dicas e incentivando o uso das bicicletas.
Uso do Google Map Maker é uma iniciativa que beneficia toda a população de Detroit
A construção de um mapa mais abrangente, preciso e útil para os ciclistas locais, não é a única missão de Todd. Desde uma cidade pequena, até uma cidade em evolução contínua, como é Detroit, os mapas refletem o coração de uma comunidade. Por esta maneira de melhorar a direção e ajudar a compreensão local, mapeando uma área inteira do zero, Todd está tornando não somente sua vida mais fácil, mas também a de todos os usuários do Google Maps. Além do que, os que não tinham o hábito de usar o serviço, aderiram à ferramenta do Google devido à necessidade de deslocação. Como Todd diz: “Essa iniciativa vai além de um mapa. É uma maneira de ter de volta o seu bairro”.
By Vanessa Lima
Deixe um comentário