Segundo a agência de notícias AFP, o legislativo francês estaria considerando uma lei que forçaria os sites de busca a pagarem por conteúdo exibido. O Google se pronunciou através de cartas enviadas para vários ministérios franceses, e ameaçou parar de indexar os sites da mídia francesa, principal apoiadora do projeto de lei, caso a proposta fosse aprovada, já que, “como consequência, seria obrigado a não mais fazer referência a sites franceses”. De acordo com o Google, pagar tais valores colocaria em risco a própria existência da ferramenta de busca.
A relevância e autoridade do Google como mecanismo de busca
A empresa divulgou que tem redirecionado, por mês, mais de 4 bilhões de cliques para as páginas da mídia francesa e afirma que suas atividades beneficiam os sites. Para o Google, “a lei será prejudicial para os usuários de internet e sites de notícias que se beneficiam de tráfego substancial”.
Já os pólos de mídia do país discordam da afirmação e apontam que o próprio Google lucra com a indexação das notícias e que, por isso, apoiam a lei que exige o pagamento para o site que gerou o conteúdo.
Projeto seria prejudicial para marketing digital das mídias francesas
O projeto de lei não leva em conta o usuário que utiliza os mecanismos de busca e se beneficia do mecanismo criado pelo Google, que dá fácil acesso a conteúdos mais relevantes com a palavra-chave digitada. As mídias, por sua vez, não estão pensando em como vão trabalhar o marketing digital sem que seus sites apareçam no maior buscador do mundo.
Por enquanto, ainda há dúvidas se a medida irá seguir adiante. Em 2011, um caso semelhante aconteceu na Bélgica, e acabou com o Google suspendendo por 3 dias a exibição de sites de notícias do país. Pelo visto, a mídia e o lesgislativo francês vão ter que rever o projeto de lei, se quiserem que a gigante das buscas ainda opere no país.
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