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Início » Blog » Otimização de Sites – SEO » Entrevista SEO – Jonathan Taioba
uai-seo

Entrevista SEO – Jonathan Taioba

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Fizzing 360°
16 de novembro de 2012
Otimização de Sites – SEO, Posts Sobre Marketing Digital

 
Entrevista sobre SEO com Jonathan Taioba

Olá, leitores do blog da Fizzing Marketing Digital! Nosso novo entrevistado é o empreendedor digital, profissional apaixonado por SEO e Mídias Sociais, Jonathan Taioba. Ele é um dos palestrantes do UaiSEO Pocket 2012, evento no qual vai falar sobre Adsense, com a apresentação Como ganhar seus primeiros 100… mil dólares. Aproveitem!

Fale um pouco sobre você e sua carreira no mercado de SEO

 

Começaria falando que eu amo o que faço. Na verdade, SEO é uma pequena parte do que eu faço diariamente. Tenho uma empresa na área de empreendimentos digitais e grande parte do meu tempo é investido na gestão da empresa. Todas as ideias de novos projetos nascem comigo, por isso eu preciso dedicar uma boa parte do meu dia identificando e analisando oportunidades de novos negócios. Sou fascinado por marketing digital e, como minha primeira experiência na área foi com SEO, esta é a técnica de marketing que eu mais domino.

Como nasceu sua paixão por SEO?

 

Em 2008 eu trabalhava como desenvolvedor em uma empresa e naquele momento estávamos trabalhando no lançamento do novo site do negócio. O layout do site foi desenvolvido por um designer externo e na hora de entregar o trabalho ele enviou um documento com algumas orientações para melhorar o posicionamento do site no Google. Eu nunca tinha ouvido falar sobre isso e aquelas dicas me chamaram a atenção. Melhorar posicionamento no Google? Tem como fazer isso? Foi nesse momento que comecei a ler sobre o assunto. Depois de um tempo eu não consegui mais trabalhar com programação. Saí da empresa e me dediquei exclusivamente ao SEO.

Quais são as dicas para quem está começando na área?

 

  • Ler muito. Hoje em dia existem centenas de sites que falam exclusivamente sobre SEO.

  • Não acreditar em tudo que lê. O sistema por trás do Google é muito complexo. Por mais que o mercado estude, nunca teremos pleno conhecimento de como as coisas funcionam por trás daquele famoso campo de busca. É preciso ter muito senso crítico para julgar o que está sendo dito, mesmo que o artigo tenha sido escrito por uma referência no assunto.

  • Faça testes. Esta dica está bem relacionada com a dica anterior. Uma das melhores maneiras de comprovar o que estão falando é fazendo seus próprios testes. Às vezes nos esquecemos que o Google trata de forma diferente os vários nichos de mercado. Isso significa que o que funciona em um site, pode não dar resultado nenhum em outro site. A única forma de saber se algo vai realmente funcionar é fazendo testes.

  • Seja ativo na comunidade. Crie uma conta no Twitter e Facebook, caso ainda não tenha, e encontre profissionais e comunidades de SEO. Comece a interagir e participar de discussões. Faça amizade com outros profissionais do mercado. Isso vai fazer toda a diferença na sua carreira e no seu sucesso profissional.

Quais são os maiores desafios do mercado no Brasil?

 

Assim como foi comigo, grande parte dos profissionais de SEO vieram da área de TI e essa bagagem pode fazer com que o profissional não enxergue toda a abrangência do trabalho de SEO. Leva tempo até a pessoa entender que SEO não é simplesmente posicionar o site nos mecanismos de busca, mas sim uma pequena parte dentro de toda uma estratégia de marketing. O mercado precisa amadurecer neste sentido e entender o que de fato representa o seu trabalho.

O mercado no Brasil é muito novo e a forma como os profissionais e agências vendem e executam seus trabalhos hoje pode mudar o rumo desse mercado nos próximos anos. Por outro lado existe um desafio muito grande relacionado às empresas que consomem o serviço. Mais de 90% das empresas em nosso país são de micro e pequeno porte e a grande maioria dos CEO’s dessas empresas nem sabe que existe SEO. Explicar o que é e mostrar o valor do seu serviço é um grande desafio para profissionais e agências de Marketing Digital.

Fale sobre o UaiSEO e sua palestra. O que o público pode esperar?

 
Logo Uai SEO Pocket 2012

Estou muito motivado para o evento e tenho certeza que esta será uma das melhores edições UaiSEO. A ideia este ano está sendo um pouco diferente dos anos anteriores e acredito que vai ser um sucesso.

Quanto à minha palestra, o próprio nome já diz muito sobre ela. Vou falar sobre Adsense, que é uma das técnicas que utilizo para monetizar grande parte dos meus empreendimentos digitais. Quando comecei a trabalhar com Adsense, eu ficava me perguntando o quanto seria possível ganhar com o programa. Hoje eu sei que dá pra ganhar muito dinheiro e vou mostrar como fazer isso. Espero que todos gostem.

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Blog oficial da Fizzing 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada com sede no Rio de Janeiro, mas que atende clientes de todo o Brasil. Fundada em 2011, temos expertise em gerenciamento de comunicação, integrando ações online e offline.

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