Olá, pessoal. Criamos esta seção para dividir com nossos leitores os bate-papos que temos com personalidades da área de marketing digital. Nestas entrevistas iremos abordar assuntos relevantes sobre SEO, SEM, Mídias e Redes Sociais, além de análises de mercado, estratégias e tendências da área de marketing digital. Nosso primeiro entrevistado é Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce.
Alberto Valle avalia estratégias de SEO para e-commerce
Fizzing: Em um check list de SEO sabemos que antes do processo de link building vem a definição de keywords a serem privilegiadas e otimização do site. Como se dá o processo de definição das keywords em um site de e-commerce que trabalha com centenas ou até milhares de produtos?
Alberto: O processo começa pela determinação de prioridades. Quais são os produtos de maior saída e com melhor competitividade Definido isso, é hora de se fazer a análise da concorrência e saber como ela está se posicionando em termos de SEO. Passada essa etapa, aí sim vem a parte do trabalho nos fatores on-page e off-page. Não é essencial otimizar todos os produtos de uma só vez. Começar por palavras de long tail é uma boa estratégia.
Fizzing: Por que long tails são melhores de serem trabalhadas do que termos genéricos, mesmo que estes tenham ligação com o negócio do cliente?
Alberto: Isso é uma coisa que sempre deixo claro no nosso curso de SEO. Long tails são mais fáceis por terem um grau de competição bem menor. O segredo está em fazer uma análise muito detalhada das palavras-chave para determinar as de long tail com maior potencial de conversão. A base da questão está na competitividade entre as palavras.
“A experiência de links patrocinados deve ser passada para a equipe de SEO, pois poupa muito tempo em pesquisa”.
Fizzing: Caso o cliente já tenha um trabalho forte de Adwords, pode-se utilizar as keywords com maior CTR (click trough rate) para o processo de otimização?
Alberto: Certamente sim! O trabalho de SEO não tem nenhum tipo de incompatibilidade com links patrocinados, muito pelo contrário. São complementares. Os dois trabalham com o mesmo insumo básico, palavras-chave. A experiência de links patrocinados deve ser passada para a equipe de SEO, pois poupa muito tempo em pesquisa.
Fizzing: Com quantas palavras-chave deve-se começar o processo de otimização para ferramentas de busca? Há algum mínimo ou limite?
Alberto: Não existe um número mágico para isso. Em nossa consultoria gostamos de trabalhar uma por vez. Nem sempre isso é possível, mas acredito que quanto mais específico for, melhor.
“SEO precisa ser pensado como um conjunto”.
Fizzing: O que é mais importante em um processo de otimização de sites? Redes sociais, assessoria de imprensa online, geração de conteúdo ou comentários?
Alberto: Não existe um único fator que garanta o sucesso de uma estratégia de SEO. Costumo dizer que SEO é trabalho de “formiguinha”, muito trabalho em diversas frentes para atingir um objetivo a médio e longo prazo. Redes sociais têm sido uma ótima ferramenta para otimização off-page, já que trazem tráfego e engajamento, o que revitaliza o conteúdo, dando a ele maior relevância. Mas não podemos deixar os outros fatores de lado. SEO precisa ser pensado como um conjunto.
Fizzing: SEO ou Links Patrocinados? Qual seria a melhor estratégia?
Alberto: Os dois. Quando falamos de marketing de busca não falamos necessariamente de estratégias excludentes, e sim de ações complementares. SEO tem um foco completamente diferente de links patrocinados. É um trabalho de estrutura, voltado para o longo prazo. As ações em links patrocinados são emergenciais, pontuais e por vezes de branding. São coisas diferentes e complementares. Cada uma atinge um tipo de mercado em um determinado momento do projeto e, por isso, o ideal é trabalhar com as duas opções.
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