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5 dicas de link building para fazer seu site se destacar

Avatar de Giovani Resende

Cada vez mais as marcas vêm desenvolvendo técnicas de SEO para que seus sites se destaquem nos resultados das ferramentas de busca, especialmente do Google. Uma dessas técnicas é o chamado link building

Nós já falamos em outro texto do nosso blog sobre como usar o link building em assessoria de imprensa. Agora, vamos nos aprofundar no conceito de link building em si e mostrar 5 formas de atrair mais backlinks para deixar seu site em evidência. 

Confira! 

Afinal, o que é link building? 

Antes de qualquer coisa, você precisa entender o conceito de link building

Link building nada mais é que um conjunto de estratégias para atrair mais inbound links (backlinks) para seu site. Apesar do nome um tanto diferente, backlinks ou inbound links nada mais são que links de outras páginas direcionando para a sua. 

Por exemplo: digamos que alguém esteja produzindo um artigo sobre marketing digital e cite rapidamente o assunto SEO. Para oferecer um maior aprofundamento ao leitor do artigo, sem deixar o texto grande demais, o autor resolve deixar um link para um postblog que a Fizzing escreveu sobre esse tema. 

Recebemos um backlink! 

Existem dois tipos de backlinks: 

Por que o link building é importante? 

O número de backlinks direcionando para sua página é um dos fatores de ranqueamento que o Google utiliza para decidir se irá colocá-la em maior ou menor destaque nos resultados orgânicos de busca. 

Quando o link do seu site, do seu blog ou da sua página passa a ser usado em vários sites com autoridade, os algoritmos do Google interpretam que esse conteúdo vale a pena ser exibido no topo da SERP. 

Sem falar que ter seus links em páginas de outras pessoas e empresas pode ser uma ótima forma de trazer um pouco do tráfego deles para o seu site, aumentando o número de acessos e de potenciais clientes. 

No entanto, como fazer os links das suas páginas aparecerem mais vezes em outras páginas? Será que todas as linkagens são benéficas para sua marca? Veja 5 dicas para construir sua estratégia de link building

5 Dicas para impulsionar seu link building  

1 – Invista em guest posts 

Guest posts são publicações em sites e blogs feitas por redatores convidados, de blogs parceiros. Por exemplo: uma pessoa que tem um site com dicas de bem-estar pode chamar uma blogueira nutricionista para escrever um blogpost sobre dieta e alimentação. 

Ao conseguir publicar seu texto em um blog parceiro, você pode inserir alguns links levando para o seu site. Desta forma, conseguirá backlinks externos, trazendo um pouco do público e da relevância daquele site. 

Nossa dica é: pesquise por blogs que abordam assuntos que tenham alguma ligação com a sua área de atuação e faça uma proposta. Lembre-se que, em troca do espaço cedido, você ou a sua empresa deve oferecer um conteúdo relevante para o público dessa página, gerando visualizações para o blog parceiro. 

Também avalie a autoridade dele em relação a SEO (falaremos sobre esse assunto mais adiante) e sua idoneidade. 

2 – Procure por links quebrados  

Muitas vezes, pode acontecer de um produtor de conteúdo colocar um link no seu texto e, por algum motivo, ele ficar fora do ar. Quem nunca clicou em um link, enquanto lia um blogpost, e se deparou com a velha mensagem de “Erro 404”, não é mesmo? É a sua chance de oferecer o link da sua página para ser colocado no lugar, caso ele aborde o mesmo assunto.  

Digamos que você tenha um artigo falando sobre “regras de aposentadoria” e percebeu que um texto de outro site, com o assunto “dicas para viver bem na terceira idade”, em algum ponto aborda a questão da aposentadoria rapidamente e tenta linkar para outra página, que traga mais detalhes sobre o assunto. No entanto, esse link está quebrado. 

Você pode entrar em contato com o autor desse artigo ou com quem administra o site e sugerir o seu link para substituir o anterior. 

A questão é: como achar esses links quebrados? Você pode fazer isso usando a extensão para Google Chrome “Check My Link”. 

3 – Analise a autoridade dos domínios (DA) e das páginas (PA) 

Até agora, apenas citamos os benefícios de ter os links das suas páginas sendo citados em outros sites, certo? No entanto, isso também pode ser perigoso, dependendo da qualidade do site no qual seu link é inserido. 


Quando um site insere seu link, ele está compartilhando uma parte de sua própria autoridade e relevância com você. Por isso, da mesma forma que o Google olha com mais carinho para o seu conteúdo quando ele é citado em páginas de maior autoridade, ele também tira alguns pontos quando seu link surge em sites de procedência duvidosa. 

Por isso, é importante sempre analisar as métricas de autoridade do domínio (DA) e autoridade da página (PA), para saber se vale a pena estabelecer uma estratégia de guest post/links quebrados com um site específico ou colocar um link de determinada página no seu texto. Assim como para descobrir a credibilidade da sua própria página. 

Uma ferramenta muito usada para analisar métricas de DA e PA é o MozBar. Quando instalada no navegador, ela mostra a autoridade das páginas e dos sites em uma escala de 0 a 100. Apesar de não ser oficial do Google, oferece uma boa noção da relevância dos sites. 

4 – Use links internos  

Apesar de os backlinks externos trazerem mais credibilidade, os internos também contribuem bastante para aumentar o peso do seu domínio para os algoritmos do Google. 

E o melhor de tudo: como são duas páginas do seu próprio site, você não precisa convencer ninguém para adquiri-los. 

Basta saber usar esses links com sabedoria ao longo dos textos que você irá dar uma boa melhorada no seu SEO e, ainda, deixará seu conteúdo mais rico. 

5 – Invista nos textos âncora 

Você já deve ter visto (dentro deste artigo, inclusive) que os links normalmente são colocados em palavras ou frases dos textos, que ficam com uma cor diferente, em alguns casos sublinhadas. Esses são os textos âncora, importantíssimos em uma estratégia de link building

O texto âncora fornece uma indicação para o Google da página para a qual o texto irá direcionar o internauta. Sendo assim, também contribui para os algoritmos da plataforma. 

Por isso, nossa dica é, em vez de colocar o link no nome da sua empresa, deixá-lo em alguma palavra-chave forte, que esteja associada a ela. Por exemplo: em vez de linkar o nome de uma marca ainda não tão conhecida no mercado de loja de pneus, nós sempre preferimos colocar o URL no texto “loja de pneus”, que tem volume bem maior de buscas. 

Outra dica é nunca usar dois links para a mesma página, pois o Google não enxerga isso com bons olhos. Então, tente linkar páginas diferentes do seu site ao longo do texto. 

Por exemplo: se tem um autocenter, você pode colocar a frase “revisão automotiva” com um link para a página desse serviço e outro texto âncora, “autocenter no Rio de Janeiro”, levando para a home. 

Conte com uma agência especializada em link building 

A Fizzing 360º é uma agência de marketing digital, publicidade e comunicação, que tem um grupo de profissionais qualificados em SEO, produção de conteúdo e inbound marketing, capazes de criar uma estratégia de link building estruturada e eficaz. Entre em contato para saber mais: 

https://fizzing360.com.br/contato/ 

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