Todas as empresas precisam atuar com uma comunicação integrada para conquistarem diferenciais competitivos e mercado frente aos seus concorrentes dentro de um segmento. O conceito de comunicação integrada já é antigo, mas ganhou uma nova dimensão com o avanço das tecnologias de informação e das ferramentas de marketing digital.
Atualmente, mais do que trabalhar com o planejamento, a integração e a gestão dos elementos que compõem a comunicação e o marketing, as empresas precisam ter condições de mensurar seus resultados, a fim de atingir seus consumidores de forma mais efetiva.
A visão global e o engajamento com diversas estratégias comunicativas e publicitárias é a forma mais eficiente de uma empresa atingir seus objetivos. Com a comunicação integrada, é possível otimizar os investimentos e direcionar esforços equilibrados para ações de Marketing Digital, Relações Públicas, Merchandising e Comunicação Institucional.
As principais técnicas da comunicação integrada
Com estratégias de comunicação integrada qualquer empresa pode crescer, se tornar relevante e vender mais. São diversas ações planejadas que podem impactar marcas e consumidores, estreitando relacionamentos, criando uma identidade forte e garantindo excelente retorno financeiro.
Dentro do universo da comunicação integrada, existem algumas iniciativas importantes e indispensáveis para empresas modernas que buscam aumentar seu poder de conversão. Confira quais são essas estratégias:
Ter um site – O site é o principal cartão de visita de uma empresa na internet. Ele precisa ter um layout profissional, navegação intuitiva, funcionalidades que facilitem o contato do cliente com a empresa, design responsivo e conteúdo institucional de qualidade. Desenvolver a versão mobile do site também é um diferencial para conquistar mais relevância no Google e em outros buscadores.
Investir em anúncios online – Os principais serviços de anúncios online são Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads, YouTube Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads, Google Shopping, Google Business e Bing Ads. Todos estes anúncios são importantes e contribuem para que as empresas ganhem visibilidade online, mas, com certeza, os links patrocinados do Google merecem um destaque especial, já que 95% de todas as buscas online feitas no Brasil utilizam este buscador.
Produzir conteúdo para blog – A produção de conteúdo para blog é uma estratégia que faz parte do Inbound Marketing e do Content Marketing. A iniciativa consiste em produzir conteúdo em texto, vídeo e imagem para postagem nos blogs, de acordo com o nicho de cada empresa e com o interesse de seu público-alvo. Esses conteúdos podem ser baseados em palavras-chave relevantes para a empresa, a fim de atrair tráfego orgânico no Google e melhorar o ranqueamento dos sites nas primeiras posições do buscador. Além de distribuir conteúdo de qualidade e exclusivo, as empresas que possuem um blog se tornam fontes de consulta na internet e viram referências em suas áreas de atuação.
Fortalecer a identidade visual – Uma identidade visual forte e marcante é indispensável para ter sucesso no mercado e tornar-se reconhecido. Para isso, as empresas precisam criar um logo atraente, desenvolver um slogan, investir na identidade visual, criar peças de design gráfico e papelaria corporativa.
Anunciar em mídias tradicionais – Mesmo com o avanço das mídias online, os veículos tradicionais, como rádio, TV, jornais e revistas impressas, continuam tendo peso e participação no planejamento de comunicação integrada e na divisão da verba destinada ao marketing. Estes veículos tradicionais têm excelente alcance e credibilidade junto ao público consumidor. Também é possível investir em Mobiliário Urbano e outros tipos de anúncios.
Fazer o planejamento de comunicação digital – O primeiro passo para qualquer iniciativa de comunicação e marketing é o planejamento. Para isso, é fundamental contar com uma equipe multidisciplinar e atualizada, com profissionais de publicidade, propaganda, desenvolvedores, jornalistas, relações públicas e designers. Este planejamento vai apontar tudo o que a empresa precisa para se destacar e crescer.
Investir em SEO – Uma das formas mais eficientes de conquistar novos clientes, vender mais e receber pedidos de orçamentos e contatos é posicionando o site de uma empresa na primeira página do Google, de preferência entre os primeiros resultados das buscas. Para isso, é preciso investir em conteúdo e SEO (Search Engine Optimization), que significa otimizar as páginas para que os mecanismos de buscas, como o Google, possam indexar melhor os sites e posicioná-los com um ranqueamento que garanta visibilidade e alcance. O SEO anda junto com as estratégias de Inbound Marketing, ou seja, a otimização precisa da produção de conteúdo relevante e segmentado.
Trabalhar com Marketing de Influência – Os influenciadores digitais têm ganhado cada vez mais espaço nas estratégias de marketing das marcas e empresas, e isso promete crescer ainda mais nos próximos anos. Usar a influência, o grande número de seguidores e o alcance dos influenciadores e micro influenciadores é uma forma de fazer com que uma marca ou produto chegue a um número cada vez maior de pessoas. Trabalhar com posts patrocinados, publieditoriais e Branded Content ajuda a melhorar a dinâmica de comunicação e a propagação de uma empresa.
Fazer a gestão profissional de redes sociais – Não basta ter um perfil em uma rede social, é preciso ter um planejamento de publicações periódicas, criar uma voz para a marca, estabelecer a maneira de se relacionar com os clientes e produzir conteúdo relevante para as diferentes mídias, em formatos adequados e que despertem o interesse do público. É preciso escolher quais são as redes sociais mais importantes para cada empresa, como, por exemplo, Instagram, Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn e outras. Estar em várias plataformas é uma decisão inteligente quando a empresa tem a capacidade de gerenciar todas as mídias de forma profissional.
Além dessas iniciativas citadas acima, existem muitas outras atividades e estratégias que compõem a comunicação integrada. As empresas também podem optar por investimentos em: landing pages, web design responsivo, e-commerce, e-mail marketing, marketing de conteúdo, análise de conversões e vendas, chatbots, rastreamento de chamadas telefônicas, SAC 3.0, assessoria de imprensa, monitoramento de redes sociais, OOH (Out of Home) e muito mais.