Um dos grandes desafios das empresas é destacar sua marca num mercado tão competitivo como é o mercado brasileiro. É comum empresas fazerem promoções de datas comemorativas. Você com certeza já deve ter ouvido “Já é natal na Leader Magazine” ou “Aniversário Guanabara ninguém fica parado…”. Leader e Guanabara são exemplos de share of mind em seus segmentos, isso graças a um planejamento estratégico. Veja como destacar as vendas da sua empresa e fortalecer o branding da sua marca.
Erros comuns em vendas
Alguns erros bastante comuns são cometidos por empresas, e assim acabam prejudicando seus faturamentos nas datas com maiores lucros durante o ano. Confira a seguir alguns erros mais recorrentes.
Falta de planejamento
O planejamento é primordial para toda empresa. Saber quais objetivos e estratégias serão tomados: comparar vendas, lucros e prejuízos devem ser feitos antes de mais nada.
Não estar empenhado com a empresa
Estar comprometido com a empresa é fundamental para ter sucesso. Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente desmotivador. A presença de um bom líder é fundamental para manter os funcionários empenhados.
Não estimular as vendas
Ter uma equipe bem treinada é a chave para alavancar vendas; muitas empresas não dão treinamento adequado ou, ainda, não oferecem facilidades ou descontos em vendas. Com isso, acabam perdendo clientes.
Não entender o processo de compras do lead
Apresentar propostas sem se importar com o que é necessário para o cliente é um tiro no pé. Procure saber o que seu cliente deseja e adeque-se à sua necessidade.
Dicas para aumentar suas vendas e destacar sua marca
Agora que já falamos sobre o que não fazer, vamos falar sobre estratégias ou ações que dão certo e vão ajudar a alavancar suas vendas e trazer reconhecimento para sua marca.
Divulgue sua empresa
O ambiente online é sem dúvida um dos meios mais baratos de investir e obter retorno satisfatório. Em uma pesquisa divulgada pelo Google, as buscas relacionadas ao termos de ‘presente’ cresceram 13% em comparação à mesma época do ano de 2016 para 2017.
Marketing digital:
O SEO (Search Engine Optimization) é essencial para garantir que seu negócio esteja nas primeiras posições de buscas. Investir em marketing digital, Google Ads e anúncios no Facebook ou Instagram pode ser uma ótima estratégia. Ah! Não esqueça de direcionar as campanhas para seu público-alvo. Conheça-os bem! Seguindo a mesma pesquisa, 8 em cada 10 pessoas se inspiram ou buscam o que presentear na Internet.
Promoção
Todos amam um desconto, não é mesmo?! Na mesma pesquisa realizada pelo Google, os fatores “Preço e promoções” são drivers mais relevantes para a decisão de onde comprar. Programar algum tipo de promoção ou desconto pode ser algo decisivo para finalizar vendas.
Fidelize seus clientes
Clientes satisfeitos divulgam sua empresa ou produto de forma espontânea e ajudam a trazer novos clientes. O pós-venda é uma boa maneira de cativá-los. Envie e-mail com feedbacks ou promoções, SMS ou WhatsApp perguntando sobre a experiência da compra, ou até mesmo desejando Boas Festas, Feliz Páscoa, Feliz Dia das Mães etc.
Redes sociais
Redes sociais são uma boa ferramenta para manter o relacionamento e converter vendas. O discurso da sua marca deve estar alinhado ao seu público. Por isso, investir em conteúdo digital pode ser um diferencial. É possível direcionar campanhas para públicos específicos de acordo com região, sexo, idade, entre outros segmentos.
Formas de pagamento
Facilitar a forma de pagamento é facilitar a venda e, mais uma vez, uma forma de fidelizar o cliente. Procure oferecer várias formas de pagamento, como cartão de crédito e débito. Em casos de lojas online (e-commerce), inclua pagamentos online como Pagseguro e Paypal.
Agora você já sabe como fazer suas vendas alavancarem neste final de ano e ampliar o faturamento do seu negócio. Não esqueça das dicas e, se precisar de uma mãozinha com Marketing Digital, podemos te ajudar. A Fizzing 360° é uma agência de comunicação integrada especializada em estratégias e campanhas feitas por profissionais qualificados. Se tem interesse em investir em comunicação digital, ampliar as vendas da sua empresa ou tem dúvidas sobre estratégias feitas com base no seu consumidor, entre já em contato com a gente!