Uma das estratégias usadas pelas empresas no ambiente digital é o Inbound Marketing. Essa técnica se popularizou bastante ao longo da última década e vem ganhando, cada vez mais, a confiança e a preferência das marcas que desejam se relacionar com seus clientes e se tornar autoridade em seus segmentos.
Atrair mais clientes com conteúdo digital é uma meta possível de ser alcançada, mas, para isso, a qualidade, a originalidade e a relevância dos conteúdos precisam ser grandes.
O que é o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é um tipo de estratégia que visa a conquistar e cativar os usuários por meio de diferentes fases do funil de vendas, sempre tendo como base a produção e o compartilhamento de conteúdo. O objetivo dessa técnica é converter mais vendas, além de tornar o cliente fiel aos serviços e produtos da empresa.
Para que o usuário chegue até esse ponto de decisão de compra, é preciso fazer com que ele percorra algumas etapas importantes. Ao passar por essas fases, uma pessoa que desconhece a marca pode tornar-se um lead, um potencial comprador e até um apoiador da empresa.
E para que todo esse percurso seja possível, é primordial que a marca conquiste novos usuários através de um conteúdo que seja de qualidade e que acabe sendo destaque entre as demais opções disponíveis na internet.
Como criar um conteúdo de qualidade?
Criar um texto de qualidade é o objetivo de todas as empresas que investem em marketing de conteúdo. Para produzir algo que realmente chame atenção, vale ficar atento a alguns fatores. São eles:
Linguagem: o primeiro fator que deve ser muito bem estudado na hora de produzir um conteúdo digital é a linguagem que será usada no texto. As plataformas online são completamente diferentes dos canais offline quando o assunto é o tom de voz.
Adequar a linguagem de uma empresa para as plataformas digitais é fundamental para gerar interesse no leitor e fazer com que ele queira consumir o conteúdo produzido por aquela marca.
Para chegar à linguagem correta, é primordial analisar quem é o público-alvo da empresa, qual o comportamento desses usuários na internet e como eles se comunicam nas redes sociais e demais canais digitais.
Abordagem: outro ponto muito importante para atrair mais clientes com conteúdo digital é criar algo com uma abordagem interessante e, de preferência, inovadora e diferenciada.
Um mesmo assunto ou tema pode dar origem aos mais diferentes conteúdos, tudo depende da maneira como a marca se apropria daquele assunto e da forma como ela aborda.
Ao fazer uma abordagem diferenciada, as chances de o conteúdo atrair mais usuários acabam sendo muito maiores, já que aquele leitor será atraído e impactado por algo original e exclusivo.
Relevância: também é essencial que a marca crie um conteúdo relevante para o seu público. É muito importante analisar os principais interesses dos possíveis clientes e entregar a eles aquilo que buscam e julgam ser importante. Gerar interesse através de um conteúdo relevante é um passo decisivo para que o usuário clique a faça a leitura do texto produzido pela marca.
Utilidade: poucos produtores de conteúdo pensam nesse fator, mas ele é essencial quando o assunto são os textos digitais de qualidade. Antes mesmo de pensar na pauta que será produzida, é essencial conferir se o tema escolhido será útil ao público final.
Ao escrever sobre um assunto útil para os usuários que serão atingidos por aquele conteúdo, a relevância e a importância do texto aumentam, o que é ótimo para as marcas que visam atrair novos clientes.
CTA: para finalizar, também vale sempre lembrar do Call To Action, que é o botão que chama o usuário para a ação, seja uma leitura, um compartilhamento, uma interação ou um comentário.
Para que o conteúdo seja mais assertivo, ele precisa ter um CTA eficiente, criativo e funcional. Por esse motivo, ele deve ser muito bem avaliado na hora de produzir um texto de qualidade e que atraia os leitores.
Outros cuidados importantes
Vale ressaltar que criar um conteúdo de qualidade é o primeiro passo para transformar um novo usuário em cliente. Essa estratégia faz parte do funil de conversão. Somente depois de produzir um texto atrativo é que a marca deverá pensar nas demais fases do Inbound Marketing.
Para tornar este trabalho mais eficiente, conte com o suporte da Fizzing, agência especializada em marketing de conteúdo, localizada no Rio de Janeiro e São Paulo. Nosso time pode fazer a diferença na sua estratégia de produção de conteúdo. Vamos conversar?