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Mão segurando uma lupa à esquerda, acima de blocos com a palavra MBTI, e o seguinte título do lado direito: Como aplicar o MTBI no Marketing Digital e atrair mais leads?

Aplique o MBTI no marketing digital e atraia mais leads

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Você sabe o que significa MBTI? O teste Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) é um instrumento psicológico que tem como objetivo identificar o tipo de personalidade, as forças e as preferências de uma pessoa. Mas, afinal, o que isso tem a ver com o marketing digital? Tudo! E vamos explicar o porquê. 

O estudo de personalidade pode ser uma ferramenta poderosa para as empresas que querem melhorar o seu marketing digital. Isso quer dizer que, além de entender o perfil do seu target, compreendendo a variação de personalidade dos usuários, as empresas podem criar conteúdos e anúncios que sejam mais adequados, personalizados e persuasivos para eles. Isso pode aumentar a satisfação, a fidelidade e a conversão dos usuários, além de reduzir o custo por lead.

Mas como as empresas podem aplicar o MBTI para melhorar o marketing digital? É isso que vamos explorar neste conteúdo! 

Entendendo o conceito do MBTI

O MBTI foi desenvolvido em 1943 por Isabel Myers e sua mãe Katherine Briggs, baseado na teoria dos tipos psicológicos de Carl Jung. Ele é um dos instrumentos psicológicos mais usados no mundo, sendo aplicado em diversas áreas, como educação, carreira, relacionamentos, autoconhecimento e também, claro, hoje, no marketing digital. 

O MBTI define 16 tipos de personalidade, cada um com suas próprias características e preferências. Esses tipos são definidos pela combinação de quatro preferências, que são as seguintes:

As personalidades definidas pelo MBTI são as seguintes: 

A personalidade realmente faz a diferença no marketing digital? 

Pesquisadores, em um recente estudo, propuseram um sistema de recomendação de conteúdo nas plataformas digitais baseado na personalidade dos usuários, chamado Personality Content Marketing Recommender Engine (PersiC). Esse sistema extrai os traços de personalidade dos usuários a partir de suas publicações e comportamentos nas redes sociais, usando um modelo de aprendizado profundo. Em seguida, ele recomenda conteúdo multimídia que seja compatível com a personalidade dos usuários. 

O estudo mostrou que o PersiC melhorou a eficiência do marketing digital em mais de 420% em comparação com o sistema baseado em critérios tradicionais. Contudo, essa seria apenas uma proposta, já que não podemos alterar o sistema próprio das redes sociais para este modelo de recomendação. No entanto, isso não significa que não podemos aplicar essa estratégia no marketing digital hoje.

Proposta para a aplicação do MBTI no marketing digital 

Já falamos em diversos conteúdos sobre a importância de se conhecer o target, ou seja, o público-alvo. Nesse contexto, para aplicar o MBTI para atrair leads, primeiramente é preciso ter o target definido. 

Não existe uma maneira certa para aplicar o estudo de personalidade. Essas que vamos mostrar aqui são apenas algumas opções que podem ser implementadas em sua estratégia. Novas abordagens podem ser criadas através da análise de dados mais aprofundados, contudo não deixa de ser uma boa opção testar dicas simples para implementar o MBTI como essas a seguir: 

Crie personas baseadas no MBTI

Personas são representações semi-fictícias de seus clientes ideais. Ao criar personas baseadas no MBTI, você pode entender melhor as necessidades e desejos de seu público-alvo. Ao criar essas personas, você pode atribuir a cada uma delas um tipo de personalidade específico. Isso pode ajudá-lo a entender melhor como cada tipo  se comporta e reage ao seu produto ou serviço.

Por exemplo, uma persona extrovertida, intuitiva e julgadora pode ser mais propensa a se envolver com seu conteúdo nas redes sociais, enquanto uma persona introvertida, sensorial e perceptiva pode ser mais propensa a ler seus artigos em seu site.

Direcione seus anúncios para públicos específicos

Você pode usar o MBTI para segmentar seus anúncios para públicos específicos no Facebook, Instagram e outras plataformas de mídia social. Para isso você pode personalizar o seu conteúdo e criativos de uma maneira direcionada à comunicação com cada uma dessas personas. Esse é o momento de testar e analisar aqueles que trouxeram maiores resultados. 

Um ponto importante sobre o MBTI no marketing digital

Estudar os variados tipos de personalidade do seu target não significa que ele será outro. Por exemplo, uma loja de pneus pode ter como seu público-alvo em maioria homens de 25 a 40 anos. Contudo, cada um desses clientes, dentro de um perfil global, com certeza tem um tipo de personalidade e é certo que nessa variação sua empresa pode ter alguns tipos de personalidade em maior incidência, mesmo que eles estejam dentro de um mesmo público-alvo. Basicamente, trabalhar o MBTI é criar e identificar as personas que se interessam pelo seu produto e definir uma comunicação cada vez mais próxima com seu target.

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Conhecer a personalidade do seu público é o segredo para o sucesso no marketing digital, e o estudo MBTI é uma ferramenta poderosa para aprimorar suas estratégias. Se ficou intrigado com as possibilidades do MBTI para impulsionar seu marketing, vai adorar descobrir como a Fizzing 360°, nossa agência de marketing digital e publicidade, pode levar seu negócio para outro patamar, entendendo profundamente o seu público.

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