Há boatos de que o e-mail marketing morreu. Mas não passa de fake news! Muitas vezes lembrada pelos indesejáveis spams e propagandas intrusivas, esta ferramenta pode ser muito bem utilizada e estreitar a comunicação com sua base de contatos. Utilizada nas estratégias de Inbound Marketing, ela é perfeita para comunicar, apresentar soluções, trazer novidades e fazer com que seu cliente percorra o funil de marketing completo.
Quando começou a ser utilizado, o e-mail marketing era visto como uma espécie de mala direta digital, ou seja, uma propaganda enviada, sem critério algum, para a caixa de entrada das bases de clientes. E muitas vezes, essas bases não eram qualificadas, causando uma certa aversão de quem recebia; afinal de contas, todo mundo já deve ter se perguntado alguma vez como foi parar em determinada base.
Mas, aqui na Fizzing 360º, agência especializada em e-mail marketing, nós sabemos que quando essa ferramenta é bem utilizada, pode ser essencial na sua estratégia de Marketing Digital e nós vamos apresentar algumas vantagens do E-mail Marketing.
Alcance
Todo mundo precisa de um endereço de e-mail; mesmo que no início sirva apenas para cadastro em sites e redes sociais, ele precisa existir. Segundo pesquisa da Radicati, em 2015 existiam 2,5 bilhões de usuários de e-mail, e a tendência é continuar crescendo. Ou seja, o alcance, sem dúvidas, é uma das vantagens desta ferramenta.
Alcance previsível
Diferentemente das redes sociais, em que acabamos dependendo de algoritmos, o e-mail marketing possui um alcance controlado, já que, se você possui uma base de contatos com 100 e-mails, salvo raras exceções, o alcance será de 100 pessoas. Ou seja, é possível medir, de forma mais exata, as visualizações do seu conteúdo.
Formato flexível
Uma tela em branco, pronta para ser otimizada da melhor forma possível. É assim que o e-mail marketing funciona. As opções são infinitas, desde textos, links, imagens, infográficos e até mesmo, informações sobre criação de cadastro, acompanhamento de compras e chegada de produtos. Sua flexibilidade permite que ele seja utilizado para diferentes objetivos e com diferentes conteúdos.
Agora que você já sabe das vantagens do e-mail marketing, é importante estar atento às boas práticas que devem ser, sempre, levadas em consideração na hora de montar sua estratégia. Estas diretrizes irão evitar que sua mensagem caia na caixa de spam e se torne indesejável para os seus contatos. Vamos falar um pouquinho dessas diretrizes.
Frequência
Mandar e-mail todo dia não é legal. Ninguém gosta de acordar e receber uma chuva de propagandas na caixa de entrada. Analise o seu público e faça testes de periodicidade. Uma vez por semana ou uma vez por mês, o importante é não cansar a sua base de contatos.
Relevância
Não mande mensagens que não irão agregar conteúdo. Envie novidades, novas postagens no seu blog, descontos exclusivos ou acesso antecipado. Evite usar esta ferramenta de comunicação apenas para fazer propaganda, afinal de contas, você está com acesso a uma importante área da vida do seu cliente, não a desperdice!
Além do que falamos, existe muito mais coisa relevante quando pensamos no uso do e-mail marketing como ferramenta de marketing digital. Antes de sair disparando mensagem para seus clientes, procure uma agência de marketing digital especializada, pronta para pensar na melhor estratégia e com expertise em ferramentas de automação e disparo. Entre em contato com a Fizzing 360º e conheça nossos serviços.